Curso de Ciências Contábeis realizou ação de conscientização quanto ao uso e reuso da água.

1ª AÇÃO O Curso de Ciências Contábeis, da Faculdade Vale do Salgado, realizou uma ação de conscientização quanto a questão da água, junto a comunidade interna da mesma.  A ação, intitulada “Última Gota: Sua participação faz a diferença”, foi elaborada e desenvolvida pelos alunos do […]

21/05/2015 12:58 pm - COMPARTILHE: - + Imprimir

1ª AÇÃO

O Curso de Ciências Contábeis, da Faculdade Vale do Salgado, realizou uma ação de conscientização quanto a questão da água, junto a comunidade interna da mesma.  A ação, intitulada “Última Gota: Sua participação faz a diferença”, foi elaborada e desenvolvida pelos alunos do 7º Semestre, na disciplina de Responsabilidade Social. A mesma foi coordenada pelo professor João José Anselmo dos Santos e envolveu a realização de três ações interventoras visando promover uma reflexão sobre a questão do tema.

A primeira ação interventora aconteceu no dia 15/04/15, durante o intervalo e envolveu a realização da peça “Um intervalo sem água”, onde visou repassar uma situação de falta de água e suas consequências. Para tal foram interditados os bebedouros, as cantinas não venderam água e o único local de venda a garrafa custava R$ 10,00. Paralelamente, os alunos promoviam um debate sobre a questão, repassando no final, informações pertinentes quanto ao consumo e a disponibilidade de água doce.
2ª AÇÃO

A segunda ação aconteceu em 24/04/15, durante a Semana do Contador e envolveu a realização da peça “A Sustentabilidade no Escritório Contábil: tudo é uma questão de ação”, tendo como objetivo promover uma reflexão sobre o desperdício de papel envolvendo a questão da água.

Durante a realização da peça foram socializadas informações sobre tal relação, bem como a situação dos escritórios de Icó quanto ao consumo de papel.
3ª AÇÃO

Já a terceira ação, ocorreu em 13/05/15, durante o intervalo envolvendo a realização de duas ações. Uma foi a oficina de como reduzir a vazão de uma torneira de forma alternativa e a outra foi a exposição “Rio de Lixo”, do Centro de Educação de Jovens e Adultos – CEJA Ana Vieira Pinheiro. Tal exposição retrata a situação do Rio Salgado quanto a questão da poluição por resíduos sólidos.

Segundo o coordenador da ação, os objetivos foram alcançados  e mostrou que apesar de toda a gama de informações disponibilizadas por midias, as pessoas ainda estão um pouco fora da realidade. Vale salientar que a ação tem um grande potencial de ser expandida para a comunidade externa, visto que a realidade verificada não deve ser diferente.