Ter insegurança no início de carreira é uma das coisas mais normais do mundo. Afinal, não são poucos os desafios dos jovens no mercado de trabalho.

Porém, para conseguir se destacar e dar o pontapé inicial na sua carreira, você precisa buscar meios para contornar todos esses problemas.

Foi pensando nisso que criamos este conteúdo! Fizemos uma lista com 7 desafios a serem superados pelos jovens no mercado de trabalho e dicas para vencê-los. Veja, a seguir!

7 desafios para os jovens no mercado de trabalho e como superá-los

Veja, na sequência, alguns dos principais desafios que são comuns de serem enfrentados pelos jovens no mercado de trabalho e saiba como superá-los!

1. Falta de experiência profissional

Você está acessando um site de vagas de emprego e encontra várias oportunidades bacanas, porém, todas elas exigem experiência. Vai dizer que você nunca passou por uma situação desse tipo?

Até mesmo para vagas de estágio algumas empresas exigem algum nível de experiência. Assim, não é fácil conseguir um trabalho, concorda?

Para lidar com esse tipo de situação, a nossa dica é para que você comece a buscar essa experiência que falta, quanto antes.

Uma boa ideia para conseguir experiência é fazendo trabalhos voluntários. Enquanto não achar um emprego ou estágio que o remunere, busque por uma ONG ou instituição de caridade da sua cidade e se ofereça para trabalhar gratuitamente.

Porém, é preciso ter atenção! Apenas aceite ser voluntário em instituições que realmente ajudam as pessoas e não têm fins lucrativos.

Jamais aceite trabalhar de graça em uma empresa que ganhará dinheiro com o seu trabalho apenas para ganhar experiência. Isso é exploração!

2. Dificuldade para elaborar currículos

Para quem nunca trabalhou, elaborar um currículo é algo realmente complicado, já que são poucas as experiências que podem ser listadas para impressionar os recrutadores.

Aqui a nossa dica é para que você busque meios para “encher” o seu currículo. Na internet, você encontra vários cursos online gratuitos e muito bons, que podem ajudá-lo a se preparar para o mercado de trabalho.

Além disso, ao colocar as suas experiências no papel, faça isso de forma organizada e que facilite a leitura dos recrutadores. Também tome muito cuidado com os erros de português, pois eles podem eliminá-lo de processos seletivos.

3. Vergonha para procurar emprego

A vergonha de procurar emprego também é um dos desafios dos jovens no mercado de trabalho. Realmente, sair por aí distribuindo currículos e pedindo trabalho não é uma das atividades mais prazerosas. Porém, se faz necessário, principalmente no início da carreira.

Para perder a vergonha, pense que você precisa começar a trabalhar e que não há nada errado em pedir um emprego. Você apenas está se apresentando para as empresas e se colocando à disposição, caso elas possam dar uma oportunidade de trabalho.

4. Saber como se portar nas entrevistas de emprego

Depois de muito tentar, você finalmente foi chamado para uma entrevista de emprego. Isso é realmente algo que deve ser comemorado!

Porém, muitos jovens não sabem como se portar e nem mesmo o que falar numa entrevista. Logo, antes de se encontrar com o recrutador, vale a pena dar uma pesquisada nas boas práticas para esse encontro.

Antes de tudo, você precisa pensar na vestimenta para a entrevista. Não é preciso ir com trajes formais, mas também não pode ir “largado” demais, sabe?

Na entrevista, também mantenha a calma, fale com educação e sempre responda às perguntas do recrutador de forma clara.

5. Conflitos de gerações nos ambientes da empresa

Muitas vezes os jovens são pouco respeitados nos ambientes empresariais. Isso pode ser bastante desmotivador e até mesmo gerar conflitos com funcionários de outras gerações.

As pessoas têm visão de mundo diferentes. Para evitar conflitos, você deve tratar sempre a todos com respeito. Caso algum colega haja de forma desrespeitosa, converse com o seu chefe de forma clara e aberta.

6. Inexperiência com networking

O networking pode ser definido como a habilidade de criar laços de relacionamento profissionais. Você precisa desde cedo aprender a desenvolver isso, para que possa ser indicado para oportunidades de trabalho.

Sempre participe de palestras e eventos da sua faculdade, crie um perfil no LinkedIn, interaja com pessoas influentes na sua área nas redes sociais, etc. Isso faz com que você crie um bom networking

7. Escolha da profissão

Outro desafio comum aos jovens no mercado de trabalho é a escolha da profissão. Muitos têm dificuldade em saber qual carreira seguir e isso impede até mesmo o ingresso na faculdade.

Para solucionar essa questão, convém estudar sobre as profissões que mais lhe agradam, bem como fazer testes vocacionais com o auxílio de um psicólogo.

O ensino superior como porta de entrada para o mercado de trabalho

Os jovens no mercado de trabalho são muito importantes para as empresas, que precisam de pessoas com uma visão moderna e vontade de trabalhar.

Ao ingressar no ensino superior, além de buscar uma profissão e ter mais qualificação, você também poderá participar de programas que abrem as portas para o mercado de trabalho.

A UniVS, por exemplo, conta com o Núcleo de Trabalhabilidade. Trata-se de um projeto que conecta os nossos alunos às melhores empresas da região.

Desde 2016, quando iniciou as suas atividades, o Núcleo de Trabalhabilidade já encaminhou mais de 100 alunos ao mercado de trabalho, que hoje se destacam em boas empresas.

Pronto para superar os desafios dos jovens no mercado de trabalho? Nós acreditamos no seu potencial para isso!

Assine a nossa  newsletter e nos siga nas redes sociais para sempre receber conteúdos e dicas interessantes para a sua carreira. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube.

guia do Fies