A educação continuada desempenha um papel fundamental na construção e potencialização de carreiras em todas as áreas. Mesmo sabendo disso, infelizmente muitos jovens e adultos acabam deixando a escola sem concluir o ensino básico.

De acordo com uma análise realizada pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) em 2019, mais da metade dos jovens com 25 anos ou mais, ou seja, cerca de 69,5 milhões de brasileiros, não haviam concluído o ensino médio.

No Nordeste do país, o número do abandono escolar é ainda mais alto. Três em cada cinco adultos (60,1%) não haviam completado o ensino médio até o ano de 2019. 

Jovens e adultos que abandonaram os estudos em qualquer fase da vida, seja durante o ensino fundamental, médio ou na metade da graduação, estão perdendo oportunidades significativas de trabalho.

Neste cenário, a informação é uma poderosa ferramenta para mudar as estatísticas. Ao longo deste artigo, vamos entender o que é educação continuada, diferença entre ela e a permanente e a sua importância para a carreira. Boa leitura!

O que é educação continuada?

Educação continuada é um conceito cada vez mais em alta. Ele se refere à busca constante por aprendizado e aprimoramento, tanto no âmbito acadêmico quanto no profissional e no pessoal.

Inclusive, o conceito de educação continuada se relaciona diretamente com o de lifelong learning, proposta de aprendizagem contínua, que afirma ser necessário aprender ao longo de toda a vida e por meio de diferentes oportunidades.

Quando o indivíduo termina o ensino médio e logo ingressa em uma graduação, por exemplo, ele está seguindo o modelo de educação continuada. Se após terminar a faculdade este aluno ingressar em um curso de pós-graduação, ele segue apostando no conceito.

Outros exemplos de educação continuada

É muito importante que você tenha em mente que a educação continuada não contempla apenas a educação básica e a faculdade.

Todas as atividades e programas que tenham como objetivo o aprimoramento e a atualização dos conhecimentos e habilidades profissionais são consideradas formas de educação continuada. Confira, a seguir, mais alguns exemplos:

Cursos de extensão

São programas de curta duração que oferecem a oportunidade de aprofundar conhecimentos específicos em determinada área. Eles podem ser presenciais ou à distância.

Workshops e seminários

São eventos onde é possível aprimorar a troca de conhecimentos e experiências entre estudantes e profissionais por meio da abordagem de assuntos relevantes e atuais.

Conferências e congressos

Esse tipo de evento reúne especialistas e profissionais de determinadas áreas com o objetivo de compartilhar pesquisas, tendências e as melhores práticas.

Cursos online

Hoje em dia existe uma infinidade de plataformas de ensino à distância. Cada uma delas oferece uma ampla gama de cursos que permitem aos profissionais estudar no seu próprio ritmo e de acordo com as suas necessidades.

Qual é a diferença entre educação permanente e continuada?

Você sabia que a educação permanente e continuada têm significados distintos? Diferentemente da continuada, a permanente está relacionada diretamente a situações do ambiente de trabalho. Ela não é uma educação formal, mas sim um aprendizado relacionado a problemas que surgem no dia a dia.

Enquanto a educação continuada pode acontecer em diferentes ambientes — na escola tradicional, na faculdade ou em um curso específico — a permanente está relacionada ao dia a dia de trabalho, ambiente em que a resolução de problemas é o foco principal.

Entretanto, em ambos os tipos de educação é essencial que sejam aplicadas metodologias ativas. Somente assim o estudante e/ou o profissional conseguirão adquirir os conhecimentos da melhor forma possível.

Qual é a importância da educação continuada para a carreira?

A educação continuada tem um papel gigantesco na vida das pessoas. Por meio dela, é possível mostrar ao mercado que você está buscando constantemente aperfeiçoamento na sua área de atuação. 

Desta forma, os recrutadores conseguem perceber a sua vontade de crescer e alcançar as melhores posições, e podem oferecer a você novas oportunidades e remunerações.

Além disso, se você sempre sonhou em ocupar posições de liderança dentro das empresas, precisa ter em mente que a qualificação profissional constante é uma necessidade. Logo, a educação continuada e a permanente devem fazer parte do seu dia a dia sempre.

Educação continuada permite conhecer as atualizações da profissão e do mercado

Por meio da educação continuada, você vai ter acesso, mesmo depois de formado, às novidades do mercado e conseguir entender melhor as atualizações pelas quais a sua profissão passa com frequência.

Um exemplo recente disso é o surgimento da Inteligência Artificial. Você já ouviu falar nela? Aprender sobre esta tecnologia e as novidades atreladas à ela contribui para que o profissional se mantenha junto do seu tempo ou até mesmo à frente dele. 

Neste caso específico, é primordial que o profissional entenda que o recurso chegou para somar e não é preciso temer ser substituído por ela no ambiente de trabalho. Na faculdade, inclusive, esse tipo de tendência já é abordada e o ensino é voltado para atualizar o profissional para as transformações que estão acontecendo.

Quiz Enem: é hora de testar os seus conhecimentos sobre a prova

A educação continuada é de extrema importância para quem deseja se tornar um profissional cada vez mais atualizado e competente. E, se você está pensando em fazer a próxima prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com certeza ela fará toda a diferença!

Os anos de estudo vão dar a você o embasamento necessário para tirar uma boa nota no Enem. Contudo, além disso, é preciso conhecer um pouco mais sobre a prova e os assuntos que caem nela. Para isso, baixe gratuitamente este super conteúdo que a UniVS preparou para você!