Os últimos anos letivos são decisivos para a vida dos estudantes. Afinal, é o momento de definir o seu futuro e escolher qual carreira seguir. Saiba que a graduação é o primeiro passo rumo ao mercado de trabalho. Mas como saber qual faculdade fazer?

Decidir qual curso ingressar é um processo difícil para algumas pessoas. Imaginar onde você estará daqui a uma década é uma tarefa importante, o que causa uma certa pressão nos alunos.

Afinal, como saber qual faculdade fazer?

Definir o curso é um requisito fundamental para utilizar a nota do Enem em programas como Prouni, Fies e Sisu, por exemplo. Mas como saber qual área ingressar durante os próximos anos de vida? Se liga nas dicas que preparamos para você:

1. Conheça seus interesses e preferências

O autoconhecimento é fundamental para escolher uma carreira. Com isso, você vai saber o que deixa você feliz e estimula mentalmente. 

Sendo assim, faça atividades sem pensar na profissão, como sair entre amigos, praticar esporte, viajar, aprender uma nova língua, fazer cursos etc.

Essas são atividades que promovem o autoconhecimento, desenvolvem a personalidade e permitem que você adquira aprendizado.  

2. Faça testes vocacionais 

Para quem ainda não sabe quais são suas principais habilidades e aptidões, os testes vocacionais são ótimos direcionadores. Consistem em uma série de perguntas sobre a sua personalidade, interesses e competências. 

O resultado é uma lista de possibilidades de cursos que você pode considerar. 

Você pode recorrer aos testes vocacionais disponíveis na internet ou contar com a ajuda de uma orientação profissional. A UniVS, inclusive, disponibiliza uma consultoria de carreira; basta clicar neste link para acessar.

3. Pesquise as tendências de mercado

Amar a profissão é muito importante, mas não é o único critério para descobrir como saber qual faculdade fazer. Fatores como média salarial, plano de carreira, relevância na área e possibilidade de desenvolvimento também são essenciais. 

O mundo está em constante mudança, principalmente por conta da transformação digital que estamos passando. Por isso, pesquise sobre as tendências de carreira para os próximos anos. Essa é uma ótima estratégia para saber o que estará em alta no futuro. 

guia do Fies

4. Liste os principais interesses

Após testes e pesquisas, liste todas as faculdades que gostaria de fazer e o porquê. É importante escrever tudo o que passar pela cabeça sobre o curso. Nessa etapa, você pode falar sobre os prós e contras de cada graduação. 

Desse modo, conseguirá visualizar com mais clareza as suas pretensões e conseguirá decidir com mais racionalidade o que realmente é mais próximo do seu perfil.

5. Saiba quais as possibilidades que o curso oferece

Com a lista de cursos pronta, é hora de pesquisar mais sobre as possibilidades que o curso oferece e a realidade da profissão. 

Para isso, você pode pesquisar sobre os principais profissionais da área no LinkedIn, conferir vídeos sobre o assunto no YouTube, ler postagens em sites que são referência no setor, assistir palestras ou falar diretamente com pessoas que estão inseridas no mercado.

6. Analise a grade curricular dos cursos

Outra maneira de saber qual faculdade fazer é buscar a grade curricular diretamente no site das instituições de ensino. Analisar quais matérias são estudadas em cada semestre é uma ótima estratégia para ter uma noção sobre como será a rotina no curso. 

Além disso, saber quais serão os assuntos abordados permite reconhecer os temas que mais gosta e aqueles que terá mais dificuldades de lidar. Isso contribui para a decisão sobre qual curso combina mais com o seu perfil. 

7. Converse com pessoas que estão na faculdade

Para entender o dia a dia em determinadas faculdades, nada melhor do que falar com estudantes do curso. Assim, você saberá mais sobre a realidade das matérias, como funciona o estágio, qual o processo para o TCC e como são as aulas. 

Por isso, faça networking com estudantes da área, pergunte-os sobre os interesses, o que têm estudado, qual a visão para o futuro no setor, entre outros questionamentos que considere úteis para contribuir para a decisão. 

8. Participe de feiras de profissão

Muitas universidades fazem feiras de profissão para auxiliar estudantes que querem ingressar na graduação. Os eventos permitem conhecer sobre as diferentes áreas de atuação por meio do contato direto com estudantes e professores. 

Aproveite o ambiente acadêmico para entender a situação do mercado de trabalho, as profissões que estão em alta, o salário médio de diferentes cargos, a disponibilidade de vagas e, principalmente, como é a rotina na faculdade.

9. Tenha cuidado com interferências externas

A decisão sobre como saber qual faculdade fazer é exclusivamente sua. Porém, é comum pedir a opinião dos amigos e familiares próximos. No entanto, é preciso ter cautela ao buscar orientação com outras pessoas, para que não tomem a decisão no seu lugar. 

É importante ressaltar também a falta de confiança que as outras pessoas podem depositar na sua decisão. Por isso, trabalhe seu psicológico para que a escolha não seja afetada pela insegurança. Afinal, apenas você sabe da sua capacidade e vontade de estudar.

10. Pesquise sobre as instituições de ensino

Ao decidir sobre qual área de atuação seguir, vem a tarefa de escolher qual a melhor instituição para ingressar. A princípio, é preciso verificar se a faculdade tem reconhecimento pelo MEC e quais são as avaliações dos alunos sobre a universidade. 

Considere instituições que, após o recebimento do diploma, ajudem você a se destacar, ser reconhecido e encontrar um bom espaço no mercado de trabalho. 

Por que a graduação é a porta de entrada para o mercado de trabalho?

A graduação é um ambiente para desenvolver habilidades técnicas, fazer networking, aprender a se comportar no mundo corporativo e ter acesso a oportunidades na área de conhecimento.

Além disso, o diploma universitário é bem-visto no currículo pelos recrutadores. Sendo assim, as empresas dão mais preferência aos graduados na hora da contratação.

A explicação é simples: os profissionais formados e pós-graduados possuem os conhecimentos necessários para atuarem na área e conseguem se desenvolver na carreira com mais facilidade.

E aí? Com as nossas dicas, agora ficou fácil descobrir como saber qual faculdade fazer, não é mesmo?

Quer receber mais conteúdos como este? Adicione seu e-mail na caixa e assine nossa newsletter. Aproveite e siga as redes sociais da UniVS: Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube.

Teste: qual profissão combina mais com você?