O Brasil está em 75º lugar em um ranking global que mede a competitividade de talentos. Esse estudo considera fatores como a capacidade de desenvolver, atrair e reter pessoas para o mercado de trabalho.

A informação foi apurada no Global Talent Competitiveness Index, pesquisa realizada nas principais economias do mundo e divulgada numa reportagem do portal Amazonas Atual

O número é bastante preocupante e mostra como o nosso país ainda precisa melhorar na preparação de pessoas para o mercado de trabalho. 

A competitividade é grande, principalmente para quem está começando a carreira agora.

Preparamos um passo a passo para ajudar você a conseguir um bom emprego e se destacar no mercado de trabalho. Confira, na sequência!

Passo a passo para se destacar no mercado de trabalho

As instruções que vamos apresentar valem para os jovens profissionais que estão entrando no mercado de trabalho. Mas também para pessoas que já têm um emprego e querem se aperfeiçoar para conseguir uma promoção ou novo cargo. 

Vamos lá?

1º passo: tenha um currículo sempre atualizado

O primeiro passo para ter sucesso no mercado de trabalho é ter um currículo sempre atualizado. 

Afinal, você nunca sabe quando vai aparecer uma vaga ou oportunidade interessante para se candidatar.

A nossa dica é para que você faça um currículo caprichado e salve o modelo em formato editável no seu computador ou no Google Drive.

Assim, você pode atualizar o currículo com facilidade, caso queira incluir um novo curso, por exemplo. 

Além disso, você pode editar o documento conforme as especificidades de cada vaga que pretende concorrer.

2º passo: seja ativo no LinkedIn

Hoje em dia é praticamente impossível falar em empregabilidade sem citar o LinkedIn, a maior rede social para trocas e relacionamentos corporativos.

Ter uma conta no LinkedIn é importante para profissionais iniciantes e também para quem já está no mercado de trabalho. 

A rede social serve para que você possa ampliar os seus contatos e seja lembrado por possíveis empregadores ou parceiros.

Além disso, muitas empresas usam o LinkedIn para divulgar vagas de emprego. 

Por isso, ter uma conta nessa rede social é interessante. Assim, você tem acesso e pode se candidatar para essas oportunidades.

No LinkedIn, também é interessante fazer conexões com pessoas autoridades na área em que você atua ou pretende atuar. 

Se possível, também crie e compartilhe conteúdos interessantes, para aumentar o engajamento do seu perfil.

Também é necessário, é claro, sempre manter o seu perfil atualizado. Ele funciona como um currículo virtual e serve para que possíveis contratantes possam saber mais sobre você e contatá-lo.

3º passo: faça networking

Usar o LinkedIn é uma excelente maneira de fazer networking, ou seja, criar uma rede de relacionamentos. 

Mas, essa não é a única maneira de se relacionar com pessoas que podem ajudá-lo a ter sucesso no mercado de trabalho.

É interessante que você frequente eventos presenciais, como palestras e workshops na sua cidade, por exemplo. 

Também faça cursos, publique conteúdos em redes sociais, interaja com as empresas nas redes sociais, etc.

Tudo isso faz com que as empresas atraiam olhares para você, possibilitando que boas portas se abram para você trabalhar.

4º passo: tenha um plano de carreira bem definido

Independentemente do momento em que você está na carreira, é sempre importante ter um plano bem definido. 

Pense em metas a serem alcançadas em curto, médio e longo prazo.

Se você faz estágio em uma empresa, por exemplo, pode ter como meta ser efetivado como funcionário quando o contrato atual terminar. 

Para alcançar essa meta, você precisa se comprometer a ser proativo nas atividades, se qualificar como profissional, ter um bom relacionamento com o chefe e os colegas, etc.

Guia com tudo sobre o enem

5º passo: desenvolva habilidades úteis para o mercado de trabalho

Existem algumas habilidades úteis para qualquer área do mercado de trabalho em que você pretende atuar. 

Desenvolver novas habilidades é muito importante para conquistar um emprego e manter-se nele.

Quer um exemplo? A boa comunicação! Muitos profissionais são excelentes no que fazem, mas travam na hora de atender um cliente, falar ao telefone ou até mesmo responder um e-mail.

Se comunicar bem é essencial para qualquer atividade. Logo, se você é muito tímido, precisa buscar meios para desenvolver essa habilidade e se tornar mais sociável e proativo no trabalho.

O mesmo vale para diversas outras habilidades, como o relacionamento interpessoal, organização, domínio de línguas estrangeiras, etc.

6º passo: fique bem informado sobre o que acontece no mundo

Ninguém vive numa “bolha”. E os acontecimentos que ocorrem à nossa volta afetam direta e indiretamente as nossas vidas pessoais e profissionais.

É por isso que você precisa estar sempre ligado nos principais acontecimentos do mundo. Até mesmo aqueles assuntos que muitos acham chatos, como política e economia.

Quando você está bem informado, tem mais habilidades para lidar com diferentes situações e entender os contextos em que está inserido. 

Numa época de crise, por exemplo, pode não ser um bom momento para pedir demissão e tentar ingressar em uma nova carreira. Isso porque pode demorar para conseguir um novo emprego.

Leia jornais e portais de notícias ou assista a pelo menos um telejornal na televisão por dia. Essas são boas maneiras de estar sempre por dentro dos assuntos mais relevantes do momento.

7º passo: invista nos seus estudos e no “lifelong learning”

Ter um diploma universitário é importante para conseguir melhores vagas no mercado de trabalho. 

Para você ter uma ideia, de acordo com uma pesquisa do Sindicato de Mantenedoras dos Estabelecimentos de Ensino Superior (Semesp), ser formado na faculdade aumenta o salário em até 182%.

Já os profissionais pós-graduados, segundo estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV), ganham 66% a mais do que aqueles que têm apenas o diploma de graduação.

A ideia é que você aposte num método conhecido como “lifelong learning”, ou seja, “a vida toda aprendendo”. 

No mundo atual, em que tudo muda muito rápido, os profissionais nunca podem parar de estudar.

Após concluir a faculdade, você pode fazer cursos de pós-graduação, realizar extensões, participar de palestras e workshops, etc. 

O que não pode é parar no tempo! A não ser que você precise pausar um pouco para recobrar a energia. Mas continue depois. 

Apenas assim será possível se manter competitivo no mercado de trabalho.

Se você ainda está em dúvida sobre qual curso fazer na faculdade, não perca mais tempo e faça agora mesmo o nosso teste de perfil. É totalmente grátis!