O networking profissional é de extrema importância quando o assunto é conquistar as melhores oportunidades de trabalho.

Para se destacar no mercado atual é essencial ir além do ensino médio e garantir uma boa qualificação profissional. Assim, é preciso manter-se atualizado e ativo entre os colegas de área para ser selecionado para as vagas mais promissoras.

E é sobre isso que vamos falar ao longo deste artigo. Vamos juntos entender sobre o que trata o conceito de networking profissional e compreender a sua relevância para quem quer se destacar no mercado de trabalho. Vamos lá? Boa leitura!

O que é networking profissional?

O networking é um velho conhecido de quem está no mercado de trabalho. Consiste em estabelecer e cultivar uma rede de contatos com outros profissionais, tendo como objetivo principal criar bons relacionamentos que beneficiem o desenvolvimento da carreira.

A rede de contatos deve ser construída por profissionais que possuem interesses semelhantes e/ou atuam na mesma área. Por meio do networking, os indivíduos conseguem adquirir novos aprendizados, formar parcerias, trocar informações e até mesmo construir novos negócios.

É importante ressaltar que o networking serve principalmente para fazer conexões profissionais relevantes, sendo um processo fundamental nos dias de hoje. 

Através desta ação, os profissionais conseguem ampliar o seu alcance e se conectar com pessoas influentes e mais experientes.

Qual é a diferença entre network e networking?

Agora que você já sabe o que é fazer networking, é natural que esteja com dúvidas sobre a diferença entre network e networking — com o ing no final. Apesar de a escrita ser parecida, os significados são um pouco diferentes.

Network é um substantivo que se refere a rede de contatos em si. Esse círculo profissional é formado por indivíduos úteis para a construção de uma carreira sólida, como clientes, fornecedores, parceiros de negócios e colegas de trabalho.

Já networking é um verbo que descreve a atividade de construir e expandir a rede de contatos profissionais, mantendo-a sempre ativa. 

Como fazer networking profissional?

Fazer networking envolve uma série de práticas e estratégias que vão ajudar a estabelecer e fortalecer a sua rede de contatos, tanto durante a graduação quanto no próprio ambiente de trabalho.

Este processo de interação com outros profissionais pode ser feito das mais diferentes e eficientes formas, incluindo:

  • Presença em redes sociais profissionais e outras atividades que tem como objetivo estabelecer e fortalecer os relacionamentos;
  • Participação em eventos, como conferências, workshops, seminários e webinários;
  • Conversas com contatos que foram integrados à sua rede ao longo do tempo;
  • Inclusão em grupos de estudo relacionados à sua área de atuação.

Quer aprender como faz? Descubra 7 dicas de como fazer networking

Agora você já entendeu que ter uma rede de networking sólida e diversificada é crucial para quem está ingressando no mercado de trabalho. Se você já está atuando há algum tempo, saiba que ela é importante. Afinal, quanto mais contatos você tiver, melhor. 

infográfico 5 fatores para ajudar escolher faculdade

Mas, como fazer networking de uma forma certeira e eficaz? É sobre isso que nós vamos apresentar agora. Dá só uma olhadinha nessas 7 dicas:

1. Pratique a escuta ativa

Ao interagir com outros profissionais, é muito importante que você demonstre estar verdadeiramente interessado no que eles têm a dizer. 

Sempre que possível, faça perguntas relevantes, demonstre interesse e ouça com atenção. A escuta ativa ajuda a estabelecer conexões significativas e a entender as necessidades e interesses dos outros profissionais.

2. Participe de eventos e grupos da sua área de atuação

Outra forma eficiente de fazer networking é estar presente em eventos, conferências e grupos relacionados à sua área de atuação. 

Esses ambientes são ótimas oportunidades para conhecer pessoas com interesses semelhantes, trocar experiências e estabelecer conexões profissionais.

3. Ofereça ajuda aos outros profissionais

Lembre-se que o networking não é apenas receber, mas também oferecer. Por isso, esteja disposto a ajudar os outros profissionais da sua rede, compartilhando informações e oferecendo conselhos. 

Ao agregar valor a outros, você constrói relacionamentos mais sólidos e duradouros.

4. Use e abuse das redes sociais profissionais

Aproveite as plataformas digitais — LinkedIn, Instagram e Facebook, por exemplo — para expandir a sua rede de contatos e interagir com profissionais da sua área.

Mantenha seus perfis sempre atualizados, participe de grupos que sejam relevantes e compartilhe conteúdos relacionados ao seu campo de atuação.

5. Mantenha contato regularmente com outros profissionais

Você sabia que manter contato regular com os profissionais que fazem parte da sua rede é essencial para fortalecer os relacionamentos?

Para manter os contatos ativos não basta apenas enviar mensagens de confraternização de final de ano. É preciso estar presente em diversos momentos, seja convidando para um café no final da tarde ou participando de eventos que os colegas estejam presentes.

6. Seja proativo na hora de estabelecer conexões

Se você quer estabelecer boas conexões, não espere que as oportunidades de networking venham até você. 

Para construir um bom networking profissional, é importante que você esteja aberto a conhecer novas pessoas e a construir relacionamentos significativos. Portanto, tome a iniciativa de se apresentar e iniciar conversas com outros profissionais.

7. Mantenha uma mente curiosa e esteja sempre engajado

Nunca subestime o potencial de uma verdadeira conexão. Mesmo que alguém trabalhe em uma área completamente diferente da sua, essa pessoa pode se tornar um contato importante no futuro.

Por isso, esteja aberto para conhecer novas pessoas, demonstrando interesse genuíno em suas histórias e experiências. Lembre-se de que o networking não se trata apenas de você, mas também de estabelecer conexões verdadeiras.

Descubra qual profissão mais combina com você!

Agora que você já sabe o que significa networking profissional e a sua importância para o sucesso da carreira, nós temos uma outra pergunta: você sabe qual faculdade vai cursar e qual profissão quer seguir?

Com tantas opções, fica difícil escolher uma só, não é? Mas, para ajudar você a descobrir algumas pistas e encontrar a resposta, preparamos um quiz super rápido e divertido. Acesse gratuitamente!