Ser enfermeiro não é algo que apenas mulheres fazem há muitas décadas. Apesar de muitas delas ocuparem esse posto, uma pesquisa recente do Cofen mostra que, aos poucos, o cenário tem ficado mais equilibrado.
Cerca de 15% da categoria é composta por homens, e a tendência é que esse número aumente. Mas não é o gênero que importa, e sim a capacidade de se preparar para enfrentar os desafios da Enfermagem.
Quer saber o que fazer para se tornar um profissional de sucesso em qualquer área da Enfermagem? Veja 5 passos para chegar lá!
Se você quer ser enfermeiro, antes de mais nada precisa ter uma graduação. É somente com seu diploma em mãos que você pode tirar seu registro no Coren e atuar na profissão. No entanto, outros pontos também são importantes, e aqui estão eles!
Na Enfermagem, o contato direto com pessoas é parte do dia a dia profissional. Portanto, é muito importante gostar de lidar com indivíduos de todas as idades e condições de saúde.
A empatia será um fator-chave para seu sucesso. Você ouvirá muitas histórias e angústias, mas também participará da comemoração de muitas recuperações.
Seja qual for a situação, estar atento ao outro é parte de ser enfermeiro. Exercite esse dom.
O cuidado com o outro não se limita a procedimentos físicos. A forma como você se expressa nos cuidados, o jeito de fazer o seu trabalho e de tratar o paciente é o que realmente representa esse cuidado.
É preciso ter predisposição para fazer todo o necessário na recuperação ou durante o tratamento de alguém. Tanto em casos mais leves quanto em casos mais graves.
Além disso, a sua postura determina sua reputação como enfermeiro. Não é apenas fazer e ir embora, é fazer com amor, por pessoas que estão em situações vulneráveis.
Não adianta saber fazer tudo de forma adequada se você espera sempre por ordens superiores. Tudo bem que, em alguns casos, elas são mesmo necessárias.
Mas quando você tem autonomia em alguma atividade, não hesite em colocá-la em prática. O dia a dia em instituições de saúde é muito corrido e repleto de demandas.
Sem dizer que segundos podem salvar vidas. Então, seja proativo, e esteja sempre pronto para um novo chamado.
O enfermeiro também precisa ser corajoso. Isso porque precisa desenvolver habilidade com instrumentos cortantes, aplicar injeções, ver sangue e outros fluidos e condições do corpo humano.
Quando se acha que viu de tudo, algo muito maior pode surgir. Por isso, não dá para ser pego desprevenido, certo? Portanto, tenha coragem e foco em seu trabalho. A forma como você se comporta diante desses desafios também determina a sua atuação como profissional.
Procedimentos e cirurgias podem levar horas. Por isso, você vai passar muito tempo em pé, andando de um lado para o outro. Terá que aguardar diagnósticos e auxiliar pacientes muitas vezes ao dia. E também precisa responder perguntas de familiares e repassar orientações.
Sendo assim, ser paciente é fundamental para se tornar enfermeiro. Ao lidar com a vida, essa é uma premissa importante para o bem-estar geral de todos os envolvidos.
Agora que você já sabe tudo o que é preciso para ser enfermeiro, é hora de descobrir porque fazer enfermagem na UniVS é a melhor escolha para você. Nosso curso tem a duração de 5 anos, ou 10 semestres. E, ao longo dele, você tem acesso a um monte de vantagens. Veja só!
O curso de Enfermagem da UniVS tem nota 4 no MEC e no Enade. Ambas as certificações são muito importantes, porque comprovam a eficiência do curso superior. Ou seja, na UniVS você fará uma graduação de excelente qualidade.
Todos os nossos professores são altamente qualificados em titulação e atuação prática. Portanto, você terá aulas com quem realmente entende de teoria e prática.
Em 2019, o curso de Enfermagem da UniVS ficou em primeiro lugar no interior do Ceará no ranking ICG e entre as 7 melhores Instituições do Ensino Superior (IES) do Nordeste. E pode ter certeza que essa qualidade se confirma nos anos seguintes e até hoje!
O curso ainda conta com um Ambulatório para Prevenção e Tratamento de Lesões (APTL) e oferece atendimento a toda região. Recorre a curativo especializado e tem uma estrutura moderna com equipamentos de ponta, onde os futuros enfermeiros podem exercer suas atividades práticas de estágio sob supervisão.
Entre os principais eventos do curso está a Semana de Enfermagem. Palestras, workshops, minicursos e outras atividades são promovidas aos estudantes, que aproveitam a segunda semana de maio todo ano para continuarem a se especializar.
Na UniVS, o futuro enfermeiro estuda em manequins para simulações de técnica de reanimação cardiorrespiratória e cateterismo nasogástrico e vesical. Ainda, realizam uma série de outros procedimentos. Sem dúvidas, essas são ótimas maneiras de treinar o exercício da profissão.
Ainda é possível incrementar os estudos em laboratórios especializados: informática, Anatomia Humana, Bioquímica, Biofísica, Microscopia, Microbiologia, Parasitologia, Semiologia e Semiotécnica são apenas alguns exemplos. Todos estão sempre à disposição dos alunos para aulas e monitorias.
A UniVS ainda tem uma estrutura que inclui o Núcleo de Apoio Psicopedagógico Institucional, a biblioteca Professor Vladenir Pontes Menezes e o Núcleo de Gestão de Carreiras. O apoio ao estudante vem sempre em primeiro lugar, seja para potencializar os estudos ou para garantir respaldo psicológico para enfrentar os desafios da graduação e do mercado de trabalho.
É isso aí! Ser enfermeiro não é uma jornada fácil, mas se você começar a desenvolver sua carreira na UniVS, em breve se tornará um profissional de muito sucesso, cheio de experiências e conhecimentos para compartilhar, e de habilidades que farão com que você seja reconhecido pela excelência em sua atuação.
Então, que tal se inscrever no curso e começar a estudar com a gente? Esperamos por você para iniciar a sua formação o quanto antes e realizar esse sonho!