Estudar em uma boa instituição de ensino, como a UniVS, sempre traz muitos diferenciais aos seus alunos e um deles é a clínica-escola.

Basicamente, elas são locais onde a comunidade pode procurar atendimento médico e ser assistida por estudantes de graduação.

Quer saber mais sobre o assunto? Leia o texto de hoje e confira mais detalhes.

Lista de cursos para trabalhar na area da saude

O que é clínica-escola?

Uma clínica-escola é uma unidade de atendimento voltada à comunidade local. Organizadas por instituições de ensino, estudantes de graduação da área da saúde oferecem assistência ao público, sob supervisão de seus professores.

Por conta do caráter experimental desses estabelecimentos, os alunos que atendem nas clínicas devem estar nas etapas finais do curso e comprovar um bom desempenho acadêmico para fazer o estágio.

Vale ressaltar que a maioria das faculdades escolhe os alunos que atenderão na clínica por meio de um processo seletivo.

Para que serve uma clínica-escola?

A clínica-escola é um local no qual os alunos podem começar a desenvolver a prática profissional na área que escolheram. Boa parte das profissões da área da saúde exige estágio nos últimos semestres do curso.

Para a comunidade local, é uma maneira de obter atendimento gratuito ou a preço acessível e de qualidade ao mesmo tempo, já que os estudantes são monitorados por profissionais do mercado.

Alguns exemplos de clínica-escola

Agora que apresentamos a clínica-escola, vamos mostrar as suas especificidades de acordo com cada graduação da área da saúde. Bora lá?

Enfermagem

No curso de Enfermagem, os alunos realizam atendimentos no ambulatório de prevenção e no tratamento de lesões.

O público-alvo dos atendimentos são os alunos da instituição de ensino, a comunidade local (mesma cidade da faculdade ou cidades vizinhas), ou ainda os colaboradores da instituição.

Além disso, as clínicas-escola do curso integram as áreas de pesquisa e ensino.

Fisioterapia

Em Fisioterapia, o atendimento para a população e público interno é voltado para diversas áreas, como:

• Fisioterapia Aquática;
  • Fisioterapia Traumato-Ortopédica;
  • Fisioterapia Pediátrica Motora;
  • Fisioterapia Neurofuncional;
  • Fisioterapia Dermatofuncional;
  • Fisioterapia Cardiorrespiratória;
  • Fisioterapia Pediátrica Respiratória;
  • Fisioterapia Reumatológica;
  • Fisioterapia Oftalmológica;
  • Fisioterapia Uroginecológica e Obstétrica.

Os pacientes são encaminhados às clínicas-escola pelas redes pública e privada de saúde, da mesma cidade do estabelecimento e cidades vizinhas.

E, claro, também contam com suporte de pesquisa e ensino.

Psicologia

Na área de Psico, o foco das clínicas-escola é o atendimento psicológico à comunidade local, a preço social.

O público-alvo também pode ser os alunos da própria instituição de ensino que queiram iniciar um tratamento, assim como as pessoas da cidade (ou municípios vizinhos). Ou, ainda, colaboradores da faculdade.

Os principais atendimentos oferecidos nas clínicas-escola de Psicologia são:

• Psicoterapia de família;
  • Psicoterapia de grupo;
  • Orientação profissional;
  • Avaliação psicológica;
  • Psicoterapia individual (crianças, adolescentes, adultos e idosos).

Geralmente, as pessoas interessadas no tratamento devem ligar para a instituição e marcar uma triagem antes de começar o acompanhamento psicológico de fato.

Serviço Social

Pela natureza da profissão, as clínicas-escola do curso de Serviço Social realizam entrevistas sociais e ações socioassistenciais.

Os principais objetivos são a realização de ações socioeducativas, bem como dar empoderamento à população, para que eles saibam e usufruam de seus direitos.

Os assistentes sociais e os estudantes que estagiam nos centros de assistência também orientam a comunidade quanto ao recebimento de benefícios socioassistenciais.

Outras atividades realizadas pelos centros de assistência social são:

• realização de estudos socioeconômicos para trazer benefícios e serviços sociais junto aos órgãos da administração pública, empresas privadas e outras indiretas;
  • encaminhamento para rede assistencial e outros órgãos como CRAS, NASF, INSS, entre outros;
  • fortalecimento de vínculos familiares e comunitários;
  • realização de debates e oficinas na área geográfica da instituição de ensino.

Vantagens da clínica-escola aos alunos

Como adiantamos, a clínica-escola é uma forma na qual os alunos se preparam para o mercado de trabalho e vivem na graduação um pouco da rotina que terão na vida profissional.

Essa experiência pode ajudá-los a descobrir possíveis áreas para seguir depois de formados, já que as profissões de saúde têm inúmeras especialidades dentro de cada uma delas.

E, claro, a bagagem adquirida nas clínicas-escola é um up no currículo. Principalmente no período imediato após o fim da faculdade, quando os recém-formados vão atrás da primeira experiência oficial no mercado de trabalho.

Outra coisa é que os alunos, ao atenderem a comunidade local que estão inseridos, aprendem a lidar com o ser humano, entender as suas necessidades, suas dificuldades e oferecer-lhes ajuda apropriada.

Para trabalhar na área da saúde, são necessários atributos como paciência e empatia. Essa é uma chance daquelas para desenvolver essas características.

E como um bônus, fazer esse estágio é uma forma de se profissionalizar e se tornar mais responsável. Isso porque será preciso aprender a conciliar horários do trabalho e aulas, estudar com mais atenção a teoria para praticar na clínica, e assim por diante.

Bora se aprofundar nisso?

As clínicas-escola são um lugar de aprendizado e crescimento. Afinal de contas, dá para exercer na prática o que se estuda em sala de aula.

Falando nisso, tá perdido na sua rotina de estudos? Então não está mais! Temos um planejador de estudos que vai te ajudar a se organizar direitinho e fazer o seu momento de estudo render mais.

O material é gratuito e você pode baixá-lo aqui agora mesmo!