Uma das dúvidas mais comuns que ficam na cabeça dos estudantes de graduação é quais profissões geram mais emprego — afinal, todos nós queremos e merecemos ganhar bem, não é verdade?

Viemos aqui falar sobre os cursos que mais empregam no mercado de trabalho hoje em dia e dar um empurrãozinho rumo à sua escolha profissional. Vamos lá?

Infográfico - 6 bolsas e financiamentos para entrar na faculdade

Dados recentes sobre mercado de trabalho

A empresa de recrutamento Robert Half anualmente faz um levantamento no qual aponta as profissões em alta no momento. A edição divulgada no fim de 2021 mostra algumas áreas promissoras para os próximos anos:

  • engenharia;
  • finanças e contabilidade;
  • recursos humanos;
  • seguros;
  • vendas;
  • tecnologia;
  • saúde.

Vamos dar mais detalhes a seguir nas profissões que geram mais emprego. Importante destacar que quanto maior o nível de instrução da pessoa trabalhadora, maiores são as suas chances de ter um emprego. 

Dados do IBGE, do primeiro trimestre de 2021, mostram que enquanto 17,2% dos profissionais com ensino médio ficaram desempregados, esse número caiu para 8,3% entre as pessoas com graduação.  

Quais os cursos que geram mais emprego? 

As profissões com mais emprego são:

1. Administração

De acordo com dados do CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), em 2020, foram contratados 39.618 administradores, com um saldo positivo de 168 vagas. 

Nos três primeiros meses de 2021, foram mais de 20 mil contratações e um saldo positivo de 5.730 ocupações.

2. Contabilidade

Pesquisa da Secretaria de Modalidades Especializadas de Educação (Semesp), divulgada em 2020, mostra que a pessoa profissional de Ciências Contábeis também foi uma das mais requisitadas pelo mercado de trabalho, com uma taxa de empregabilidade de 89%. 

Isso quer dizer que quem se forma em Contabilidade consegue se empregar com mais facilidade.

3. Direito

O Direito segue como uma das profissões mais procuradas pelos brasileiros. De acordo com o Censo da Educação Superior, mais de 800 mil alunos estão matriculados em algum curso de graduação no país. 

Algumas áreas da profissão que estão em alta são: 

  • advocacia contenciosa legal;
  • advogado de compliance;
  • advogado digital.

Sobre essa última área, a implementação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) impulsionou a contratação de profissionais de Direito. Essa legislação estabelece regras de armazenamento, uso e compartilhamento de dados pessoais. Por isso, cargos como consultoria jurídica tendem a se tornar essenciais nos próximos anos. 

Também segundo a consultoria Robert Half, os ganhos de uma pessoa advogada sênior podem chegar a mais de 22 mil mensais. Já pensou?

4. Enfermagem 

Segundo o levantamento do site Quero bolsa, em 2019, foram feitas 46.691 contratações de pessoas enfermeiras. Em 2020, a Semesp também constatou que a profissão é a quarta com maior índice de empregabilidade, com 92,5% de contratações entre formados.  

E, claro, após a pandemia, a demanda por profissionais de Enfermagem aumentou e muito. 

5. Psicologia

Como destacamos no começo, a Robert Half também destacou a importância da Psicologia no contexto pós-coronavírus, ou seja, o aumento da procura por profissionais que cuidam da saúde mental das pessoas, que ficou mais abalada depois da pandemia.

Outra área de atuação promissora para pessoas graduadas em Psicologia é a de Recursos Humanos. 

A consultoria aponta que alguns cargos em alta são: 

  • analista de payroll (administração financeira);
  • analista de remuneração e benefícios;
  • gerente de recrutamento e seleção.

Dependendo de onde você trabalha e o porte da empresa, os seus salários iniciais podem ser de 5 mil por mês. Nada mal, né!? 

quiz: qual profissão combina mais com você?

Qual a área mais fácil de arrumar emprego? 

A Semesp também mostra que as profissões que empregaram mais pessoas em 2018 foram as com formação em Licenciatura (como Letras e Pedagogia), seguida por Administração, Enfermagem e Tecnologia da Informação. Mas outras profissões, como Contabilidade e Recursos Humanos, também têm altos números de contratações. 

Tais dados confirmam: as profissões que citamos antes são algumas das campeãs em termos de empregabilidade.

Vale ressaltar que depois de quatro anos, algumas coisas mudaram, sobretudo no caso da área de saúde após a pandemia. Porém, os dados mais recentes que divulgamos mostram que as profissões do setor continuam em alta.

Qual área tem mais vagas no mercado de trabalho?

A resposta é: depende. Isso porque, conforme a economia gira, novas necessidades surgem, o que gera a necessidade de novos profissionais de áreas diferentes.

Porém, vale lembrar da pesquisa da Robert Half que falamos no começo do texto na hora de olhar as áreas que estão no topo do radar do mercado e que vão continuar assim nos próximos anos.

Acima de tudo, a recomendação é fazer algo que gosta, além da chance de emprego. No fim das contas, é preciso desenvolver características específicas para se manter no mercado, além do estudo. E gostar do que faz também é importante para não se frustrar depois.

Quais habilidades são necessárias para a pessoa profissional do futuro? 

De acordo com Lucas Thomaz, gerente da consultoria organizacional Korn Ferry, as características que todos os profissionais devem ter, ou desenvolver, no futuro próximo para conseguir o trampo dos sonhos são as seguintes:

Saber se adaptar

É necessário ver mudanças como algo positivo e saber valorizar as oportunidades que surgem pelo caminho. 

Resiliência

Procurar manter a qualidade das entregas em seu trabalho, apesar das circunstâncias. 

Capacidade de aprender

Nunca ficar no lugar onde está e assumir que sempre há algo novo a aprender. Ou seja, não se contentar com títulos como a graduação e se manter em constante atualização. 

Inclusive, existe um conceito para isso, chamado de lifelong learning, ou seja, é o processo de aprendizado por toda a vida.

Empatia

Colocar-se no lugar do outro, além de bacana, facilita e muito a convivência no mundo do trabalho. 

Agora que você já sabe dos cursos que mais empregam, que tal ler mais um pouco sobre o assunto? Preparamos um infográfico exclusivo que vai te ajudar a pensar em quais fatores você deve dar atenção na hora de escolher um curso de graduação.

Ele é de graça e você pode baixá-lo agora mesmo!