A escolha profissional não é tarefa fácil, mas existem alguns atributos que podem te ajudar.
Quer saber para que serve a faculdade de Administração? Então fica com a gente, pois vamos te contar tudo a seguir.
Basicamente, o administrador é o profissional que gerencia recursos financeiros, materiais ou humanos de uma organização. Elas podem ser organizações públicas, privadas ou Organizações Não Governamentais (ONGs), lideradas pela sociedade civil.
A faculdade de Administração propõe uma formação ampla ao graduado. Isso porque o profissional poderá atuar em várias áreas, como administração pública, gestão de pessoas e recursos humanos, gestão financeira e tributária, entre outras.
Uma das grandes vantagens da profissão é a possibilidade de adquirir conhecimentos diversos. O estudante terá contato com as Ciências Humanas e as Ciências Exatas no decorrer do curso.
A grade curricular é bem abrangente, com matérias que permitem atuar nas principais áreas da economia global. Entre elas, estão finanças, marketing, produção, logística e pessoas, e assim por diante.
Como já adiantamos antes, há várias áreas em que o graduado em Administração pode trabalhar. Vamos falar um pouco sobre elas a seguir.
Quem trabalha nesta área será responsável pela condução de projetos e também vai gerir processos do dia-dia, como compra de insumos, controle de estoque, supply chain (cadeia de suprimentos), entre outros.
O marketing abrange todas as ações que a empresa faz para manter a sua imagem em dia perante os públicos interno e externo.
Como o nome sugere, o administrador será responsável por atuar nas negociações com empresas internacionais.
Entre as rotinas de trabalho, estão inseridas operações de compra e venda, agenciamento de carga e consultoria.
Os administradores que pensam estrategicamente tendem a ter mais oportunidades no mercado. Afinal, toda empresa quer um profissional que saiba antecipar problemas e ter visão para oportunidades.
Um bom administrador é aquele que sabe gerir as finanças da organização onde trabalha. Logo, ele deverá cuidar do planejamento de gastos e orçamentos, além do balanço de receitas e despesas.
O administrador aprende a fazer processos de recrutamento e seleção de talentos, além de desenvolvimento de pessoas e outros planos de carreira relacionados à gestão de pessoas.
A auditoria é a área que cuida do cumprimento dos processos conforme a lei. Na prática, o administrador que trabalhar nela deve conferir as atividades da empresa e garantir que tudo esteja sendo feito “nos conformes”.
Como falamos, o curso de Administração é abrangente e tem uma grade multidisciplinar, devido à fusão entre Ciências Humanas e Exatas.
Isso quer dizer que será possível ter disciplinas como Sociologia, Economia, Direito, assim como Matemática, personificada pela Estatística, Cálculo Financeiro e funções e as já citadas Finanças.
O mercado de trabalho em Administração é formado por muitos profissionais, mas isso não quer dizer que o setor não esteja em um bom momento. Pelo contrário.
Justamente pela possibilidade de atuar em vários campos, o administrador continua sendo um dos profissionais mais requisitados pelas empresas.
Dados do Ministério do Trabalho mostram que ele é o quinto profissional mais procurado pelas organizações do nosso país. Bom, né?
De acordo com a consultoria Robert Half, o setor de Recursos humanos está em alta, com ênfase nas áreas farmacêutica, tecnológica e de bens de consumo.
Para os administradores que atuam na área de finanças, as grandes oportunidades estão nas empresas do agronegócio, da tecnologia e da saúde.
A mesma pesquisa também aponta que para os administradores que atuam em Marketing, um bom momento está nos segmentos como o médico, de bens de consumo e tecnologia.
Além disso, a área administrativa é uma das mais promissoras em termos de concursos públicos. A possibilidade de melhores salários e de estabilidade é algo que atrai todo mundo. Quem sabe você não passa em um concurso também?
Bom, a multidisciplinaridade do curso já te diz algo? Se ainda não, fica por dentro de alguns atributos essenciais ao administrador.
O profissional deve desenvolver uma visão sistêmica de todas as partes do processo para alcançar um trabalho estratégico.
Com isso, é possível antecipar possíveis problemas e saber se impor quando eles acontecerem.
Claro, ser líder é algo que precisa estar no DNA do administrador. Independentemente de exercer ou não um cargo de gestão, administrar é conseguir conduzir as pessoas e os processos de onde quer que trabalhemos.
Por isso, o bom administrador é aquele que sabe liderar.
Não é essencial, mas é desejável saber lidar com números. Ainda que nem todas as áreas da Administração sejam focadas nas Ciências Exatas, é possível que em algum momento, seja necessário fazer umas continhas básicas.
Processos como balanço, fluxo de caixa e identificação de tributos pagos vão exigir a matemática nossa de cada dia.
Por isso, caso esse seja o teu calcanhar de Aquiles, procure investir um tempo para estudar e se aprofundar na disciplina.
O administrador também precisa saber trabalhar com profissionais de cargos diferentes, pois é ele quem faz o meio de campo entre os diferentes setores da empresa para que tudo funcione corretamente.
Outro ponto é que ele precisa reconhecer os pontos fortes dos membros da equipe em que está inserido e, assim, injetar gás nos colegas de trabalho.
Por trabalhar em grandes equipes multidisciplinares, saber se comunicar bem é essencial para o bom exercício profissional.
Não só para que suas ideias sejam compreendidas, mas também para estimular que os profissionais consigam atingir os resultados esperados pela organização.
Claro, saber lidar com as próprias emoções é imprescindível se você quer seguir na sua carreira.
No caso do profissional de Administração, com inteligência emocional é possível avaliar, gerenciar e entender tudo o que está ao seu redor. Isso resulta em uma tomada de decisão eficiente e em um ambiente de trabalho sem ruídos de comunicação.
Pensar fora da caixa também é uma característica fundamental do administrador. Afinal, o bom profissional é aquele que está atento às transformações que ocorrem na sociedade.
Quem é criativo tem mais chance de criar projetos que atendam aos desejos do público-alvo e, de quebra, ajudem a sociedade.
Claro, como em qualquer profissão, estar atualizado sobre as tendências de mercado é fundamental para se destacar na carreira.
Seja pela leitura, cursos complementares, enfim, tudo vale na hora de dar aquele up no currículo.
Agora que você já sabe para que serve a faculdade de Administração, que tal nos acompanhar nas nossas redes sociais?
Em nosso blog, temos textos sobre cursos de graduação, entre outros assuntos. Além disso, você pode se inscrever em nossa newsletter para ficar por dentro das nossas novidades. Não perde tempo, hein!?