Como passar no vestibular é uma dúvida que pode trazer muita dor de cabeça para aqueles que querem ingressar em uma instituição de ensino superior. As provas admissionais mudam de faculdade para faculdade e é preciso estar atento na hora de se inscrever.
Mesmo não existindo uma fórmula mágica para passar no vestibular, preparar-se com antecedência é peça-chave para alcançar esse sonho e começar os estudos no próximo semestre. E para isso, é preciso constância nos estudos, organização e foco.
Apesar de não ser possível encontrar uma receita sobre como passar no vestibular, existem algumas estratégias que você pode utilizar para buscar a aprovação já na primeira tentativa. Se isso não acontecer, levante a cabeça (nada de deixar a coroa cair, hein?) e bora pra próxima.
Neste artigo, você vai conferir algumas dicas infalíveis sobre como passar no vestibular, além de outras informações que ajudarão a diminuir a sua ansiedade e aumentar o foco nos estudos. Bora lá?
É hora de deixar os tempos de ensino médio para trás e focar as suas energias no que você realmente deseja: passar no vestibular. Mas nada de esquecer os conteúdos que foram apreendidos ao longo dos anos, pois você vai precisar muito deles agora.
Como estudar também é uma dúvida frequente dos estudantes. Confira, a seguir, algumas dicas para se preparar e arrasar nas provas de vestibular que você vai fazer!
O primeiro passo para quem quer passar no vestibular é conhecer as instituições de ensino superior onde, quer estudar. Busque por provas antigas e verifique quais conhecimentos serão cobrados durante o exame. Nada de subestimar essa etapa da preparação: ela é mais importante do que você imagina!
Cada um de nós tem um estilo próprio de aprender. Enquanto alguns conseguem absorver os conteúdos apenas lendo silenciosamente, outros precisam fazer exercícios, ler em voz alta e discutir as questões com colegas.
Ao longo da sua vida de estudos, você já deve ter percebido qual o seu estilo de aprender. Por isso, respeite as suas necessidades e nada de tentar imitar a forma de estudar de outras pessoas.
Se você quer mesmo passar no vestibular, é hora de ficar offline. Além de ter mais tempo para estudar, ficar longe de tantos aparelhos eletrônicos vão ajudar você a descansar e se concentrar ainda mais.
Na hora de estudar para o vestibular, muitos estudantes acabam focando nas disciplinas e deixando de lado tarefas básicas como comer, dormir e ter momentos de lazer. Ao contrário do que você está pensando, essas atividades não representam um tempo perdido.
O seu corpo precisa de nutrientes (não esqueça de deixar uma garrafinha com água na mesa de estudos), descanso e atividades que vão além do estudo. Isso ajudará você a se concentrar ainda mais quando estiver com os livros em mãos.
As instituições de ensino superior costumam ter uma nota mínima de aprovação. Em muitas delas, esse valor é de 300 pontos para a prova objetiva e outros 300 para o exame de redação. Entretanto, cada instituição de ensino é única e tem os seus próprios critérios avaliativos.
Portanto, antes de se inscrever no vestibular, é primordial pesquisar sobre as instituições e buscar entender os critérios considerados para aprovação em cada uma.
Se você fizer essa pergunta para 10 pessoas diferentes, consegue 10 respostas igualmente distintas. Sabe por quê? Essa é uma questão subjetiva e depende de muitos fatores, entre eles a preparação para a prova e a régua avaliativa de cada faculdade.
Muitas instituições de ensino, contudo, oferecem outras formas de ingresso para facilitar a vida do estudante. Você pode ingressar na UniVS de 5 maneiras diferentes. Vamos conhecer melhor cada uma delas?
A UniVS aceita a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como forma de ingressar na instituição. Para isso, você deve se inscrever no site da UniVS e inserir as informações solicitadas, incluindo a nota do Enem.
Se você alcançar a pontuação necessária determinada pela UniVS para entrar no curso escolhido, está liberado para fazer a matrícula. E o melhor: a análise da nota do Enem é feita na hora e você não precisa esperar pelo resultado!
Outra forma de ingressar na UniVS é realizando a prova do Mega Vestibular. É muito importante ler o edital disponibilizado pela instituição antes de fazer o exame. O Mega Vestibular é uma prova física realizada na Clínica-Escola da UniVS.
Estudantes que prestarem o Mega Vestibular da UniVS concorrem a bolsas de mérito acadêmico de até 50%.
O Vestibular Digital é uma forma facilitada de prestar a prova. Neste caso, você escolhe o dia e horário em que pode fazê-la e ela é realizada de forma online.
Esta modalidade é exclusiva para estudantes de outras instituições e profissionais já graduados. No primeiro caso, é preciso solicitar o histórico escolar e conteúdo programático na instituição de origem e, estando apto, pedir a transferência para a UniVS.
Os profissionais formados são convidados a realizar uma segunda graduação na UniVS e, neste caso, o ingresso é feito por meio da apresentação do diploma.
Se você já foi aluno da UniVS, pode voltar ao curso com condições especiais! Esta modalidade é exclusiva para quem já foi estudante da instituição e está com a matrícula trancada ou abandonada.
O aluno deve solicitar a reabertura de matrícula por meio do processo de Retorno ao Curso. Após receber a inscrição, a UniVS avalia a situação acadêmica e financeira do aluno e entra em contato para informar as próximas etapas.
Se além de como passar no vestibular você também tem dúvidas sobre qual carreira seguir, preste muita atenção: a UniVS oferece de forma gratuita um teste de perfil por meio da Consultoria de Carreira. Faça o teste e veja em qual área está o seu futuro profissional!