Você está precisando melhorar o desempenho nos estudos para alcançar os seus objetivos? Então, você precisa saber como estudar de maneira mais produtiva.
Sabemos que às vezes pode ser difícil estudar sozinho, assim como memorizar conteúdos e conciliar a rotina de estudos com o trabalho e outras atividades.
Mas, estamos aqui para ajudá-lo a vencer esse desafio! Reunimos uma série de dicas sobre como estudar. Assim, você terá mais sucesso nas provas da faculdade, em concursos, no Enem ou em qualquer tipo de avaliação. Além, é claro, de fixar o aprendizado. Vamos lá?
Para começar, vamos apresentar algumas dicas de como estudar sozinho. Confira, a seguir!
Ao estudar sozinho, é fundamental que você crie um ambiente propício para os estudos. Isso é muito importante para que você tenha mais concentração e consiga absorver melhor os conteúdos.
Prefira sempre um local silencioso e que seja confortável. Dessa forma, você também evita problemas de postura.
Se você tem muitos conteúdos para estudar, é importante que faça um plano de estudos bem detalhado, listando as disciplinas que serão estudadas em cada dia da semana, por exemplo.
Você pode usar o Excel ou outro programa para fazer uma tabela e manter a sua rotina de estudos muito mais organizada.
Uma boa maneira de estudar sozinho é fazendo resumos dos conteúdos. A técnica é simples: leia os livros ou apostilas das matérias e depois tente resumir o que aprendeu, escrevendo em um caderno.
Isso é benéfico: ao escrever à mão, mais áreas do cérebro são ativadas e você conseguirá fixar melhor os conteúdos.
Se você está estudando para uma prova específica, como vestibular, Enem ou concurso público, pode pesquisar por testes de anos anteriores ou simulados na internet.
Baixe as provas e tente resolver as questões. Depois, veja o gabarito e confira o que você acertou e o que errou. Nas questões erradas, tente compreender qual foi o seu erro para fixar na mente a resposta correta.
Hoje em dia são muitos os recursos tecnológicos que podem ser usados para melhorar os estudos.
Você pode assistir videoaulas e ouvir podcasts sobre os assuntos que está estudando, por exemplo. Essa é uma excelente maneira de “gravar” melhor os conteúdos na sua cabeça.
Para ter sucesso nos estudos, você precisa fazer uma boa gestão do tempo. Para isso, também temos algumas dicas. Veja!
Na hora de estudar, você precisa estar muito bem concentrado. Por isso, evite qualquer tipo de distração, como TV, redes sociais, WhatsApp, jogos no celular etc.
Para evitar cair em tentação, o mais indicado é desligar o celular quando estiver estudando. Caso você use o aparelho para acessar conteúdos, desative temporariamente as notificações.
Para quem concilia os estudos com o trabalho e outras atividades, pode ser complicado arrumar tempo para estudar.
Se for o seu caso, aproveite qualquer oportunidade de período ocioso para estudar. Você pode ler ou assistir videoaulas enquanto está no ônibus ou nos intervalos do trabalho, por exemplo.
Para evitar o cansaço mental, sempre faça pausas programadas entre os períodos de estudos.
A cada uma hora de estudos, você pode fazer intervalos de 5 ou 10 minutos para respirar um ar na janela, beber água, ir ao banheiro etc.
Organizar a rotina de estudos fica muito mais fácil quando você trabalha com listas. Por isso, liste todos os conteúdos que você precisa estudar e os organize em ordem de prioridade.
Depois, coloque metas para cumprir cada item da lista e vá riscando aquilo que já foi feito.
Para organizar os seus estudos e demais tarefas, usar uma agenda é bem interessante. Assim, você mantém a sua rotina bem organizada e consegue achar espaço para fazer tudo o que precisa.
Existem muitos aplicativos que podem ser usados como agenda, mas você também pode optar pela boa e velha agenda de papel, caso prefira.
Agora, apresentaremos algumas dicas úteis para você memorizar os conteúdos mais facilmente. Acompanhe!
Quando você lê os conteúdos em voz alta, consegue fixá-los mais facilmente no cérebro. Além disso, você pode gravar as leituras no celular e ouvir os áudios depois.
A nossa memória visual é poderosa! Por isso, você pode desenhar esquemas, gráficos, diagramas e infográficos para ajudar a memorizar o conteúdo. Seja criativo!
Você sabia que podemos aprender muito mais quando repassamos o conteúdo para outras pessoas? Por isso, faça o papel de professor e tente ensinar aquilo que você estudou.
Peça para seus amigos ou familiares servirem como “alunos voluntários” ou fale para o espelho imaginando uma plateia.
Os mnemônicos são associações criativas que ajudam a fixar conteúdos. A frase “Minha vó tem muitas joias, só usa no pescoço”, por exemplo, serve para lembrar os planetas do sistema solar: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno e Plutão.
Para aprender os conteúdos, você também pode elaborar questões sobre os assuntos que estudou. No dia seguinte, tente responder às perguntas que você mesmo elaborou e veja quais delas lembra das respostas.
Com todas essas dicas sobre como estudar, você conseguirá melhores resultados na sua vida acadêmica. Então, coloque tudo em prática!
Aproveite e baixe também o nosso planejador de estudos. Assim, você conseguirá otimizar ainda mais a sua rotina.