Quer estudar (ou já estuda) Veterinária? Bom, então preparamos um texto especial para você. Vamos falar sobre as áreas de atuação dessa profissão maravilhosa. Vem com a gente!
Sem muita enrolação, a Medicina Veterinária é uma área das ciências agrárias (que também incluem profissões como Agronomia e Engenharia Ambiental).
Isso quer dizer que quem trabalha nessa carreira colabora para o bem-estar de animais e com a saúde de seres humanos indiretamente (já que monitora produtos de origem animal que são para consumo humano). Ou, ainda, em técnicas que auxiliam na melhora e aumento da produtividade de lavouras, rebanhos e produtos agroindustriais.
As áreas são diversas e vão desde a parte laboratorial até cirurgia e cuidados com animais em zoológicos. Aliás, um texto só não dá conta de todas elas — afinal, a Medicina Veterinária é uma profissão com mais de 80 áreas.
Vamos ver algumas com mais detalhes a seguir, mas, claro, aqui é só um ponto de partida.
Em laboratórios, a pessoa veterinária vai ter a chance de trabalhar no tratamento de várias doenças, além de fazer exames para diagnosticar patologias nos animais doentes.
Os exames são realizados a partir da solicitação do profissional e um laudo é emitido com o diagnóstico. Os exames mais comuns são os de sangue e os de imagem.
Essa área, diferente das tradicionais, permite que a pessoa formada em Veterinária acompanhe animais em procedimentos como o abate de forma a minimizar o sofrimento deles durante a morte.
Os veterinários que trabalham no agronegócio também são requisitados para avaliação periódica de rebanhos e eventual tratamento de surtos de espécies.
Outras atividades dessa área são a inspeção dos produtos de origem animal entregues às pessoas, controle de qualidade da ração que será consumida pelos animais e pesquisa genética.
Algumas atividades típicas da pessoa médica veterinária que atua na saúde pública são:
Vale ressaltar que a área é relativamente nova no Brasil. Afinal, atividades como vigilância sanitária e epidemiológica, embora já existentes, ganharam reconhecimento somente na Constituição de 1988 e com a Lei Orgânica de Saúde 8.080 de 1990.
Como diz o nome, trata-se da aplicação de anestesia em animais de todos os portes, geralmente em cirurgias.
A pessoa veterinária também deve acompanhar o pós-cirúrgico e a retomada de consciência do animal após a operação.
Sobre as aplicações anestésicas, ela pode ser geral (tira a dor temporariamente e muito utilizada em cirurgias de castração, por exemplo), local (sem a perda de sensibilidade do animal) ou locorregional (tecido nervoso).
As anestesias podem ser aplicadas por via inalatória ou injeção e variam de acordo com o procedimento a ser feito no animal. Por isso, é comum a pessoa veterinária anestesista trabalhar em conjunto com outro profissional da área que atua na cirurgia.
A pesquisa é a área perfeita para quem quer contribuir com a sociedade nos bastidores. Dá para trabalhar ministrando aulas (após fazer uma pós-graduação), além de atuar em campo, como na preservação de espécies.
Aliás, há institutos de pesquisa voltados especialmente para proteger animais em extinção e garantir a proteção e segurança deles. Outras funções envolvem criação de medicamentos para farmácias e pesquisa para a qualidade de produtos para animais.
Segundo reportagem da revista Forbes, há cinco áreas em alta para pessoas veterinárias.
Com uso de tecnologia em pecuárias e criadouros, é possível monitorar a saúde, a qualidade de vida e riscos em determinados grupos de animais, por meio de técnicas como ciências de dados e machine learning.
O nosso país tem mais de 215 milhões de bovinos, só para dar um exemplo da grande população animal que temos. Nessa área, a pessoa veterinária ajuda a aumentar a produtividade e a eficiência dos criadouros, com uso de técnicas como melhoramento genético.
Quem atuar em vigilância ambiental, é responsável por atuar no repovoamento de espécies e sua proteção, controle populacional e de pragas, e assim por diante.
A pessoa da área também tem como dever fazer ações de conscientização para a população, a fim de que todos façam a sua parte na preservação dos animais.
Como já falamos, quem trabalha em saúde tem a função de monitorar diversos estabelecimentos para o bem-estar da sociedade e dos animais.
Instituições públicas e privadas têm aberto vagas para pessoas veterinárias que atuam na prevenção e diagnóstico de doenças animais, já que 75% das enfermidades que ocorreram em seres humanos no último século foram transmitidas por animais, de acordo com a OIE (Organização Mundial da Saúde Animal).
A atuação é ampla e vai de saúde pública à assistência social. O profissional atua como agente de defesa dos animais, garantindo sua harmonia com o ecossistema onde estão inseridos.
Gostou de saber mais sobre algumas áreas da Medicina Veterinária? Temos mais informações do nosso curso aqui na UniVS, como carga horária, matérias da graduação e mais áreas de atuação profissional, além das que trazemos neste texto.
Ficou com curiosidade? Acesse e descubra!