Com a pandemia do coronavírus, as profissões da área da saúde ficaram em alta. E a enfermagem é uma delas, cuja procura aumentou nos últimos dois anos. Em março de 2020, no auge da pandemia, a contratação de pessoas enfermeiras aumentou 397%. Ou seja, subiu quase cinco vezes em relação ao mesmo período do ano anterior.
Dados do Observatório da Educação Superior também mostram que em 2020 houve um aumento de 70% na procura de graduações à distância (EaD) em Enfermagem, comparado com 2019.
E você, também quer ser da área da saúde? Confira as principais áreas da Enfermagem e veja qual tem mais a ver com você!
A Enfermagem é muito dinâmica e exige, entre outras coisas, a capacidade de pensar rápido e de saber se adaptar a diferentes contextos. E as áreas da profissão mostram isso. Você pode trabalhar com pessoas de todas as idades e em lugares além dos hospitais.
Ficou com curiosidade? Então vamos trazer alguns setores dessa profissão que você pode atuar no futuro.
Como diz o nome, na Enfermagem geral, o profissional deve coordenar o trabalho dos técnicos e auxiliares no atendimento com os pacientes. E, claro, também pode cuidar deles quando necessário.
As principais responsabilidades dessas pessoas enfermeiras são administrativas, em funções como cadastro de pacientes, registro de quadros clínicos e assim por diante.
Quem se forma em Enfermagem pode atuar no ramo de estética, desde que cumpra regras específicas como as normas da Resolução n.º 626/2020, do Conselho Regional de Enfermagem.
Alguns dos procedimentos que o profissional deste setor pode fazer são:
Como o nome sugere, a pessoa que trabalha em obstetrícia acompanha grávidas e bebês recém-nascidos. Também participa da equipe médica que cuida da paciente e, assim, pode estar perto da mulher no processo pós-parto.
Outras responsabilidades são o acompanhamento do pré-natal, assistência em caso de complicações na gravidez e até mesmo realizar o parto. Mas desde que sem necessidade de intervenção cirúrgica e quando o profissional tiver autorização do Ministério da Saúde para tanto.
A pessoa enfermeira desta área cuida dos primeiros socorros de pacientes acidentados e que necessitam de ambulâncias para serem encaminhados aos centros médicos.
O trabalho desses profissionais é muito importante para evitar atrasos no atendimento e deixar o caminho mais fácil para os médicos que cuidam do paciente, aumentando as chances de sucesso no tratamento.
Tradução livre para cuidado em casa, essa especialidade que já existia se popularizou bastante com a pandemia de covid-19.
Quem atua nesse setor pode cuidar de pacientes que não conseguem ir ao posto de saúde para consultar com médicos, geralmente por problemas de mobilidade.
Com o aumento da expectativa de vida das pessoas no Brasil, é uma área com muitas chances de crescimento. Algumas das funções dessa pessoa enfermeira são a aplicação de medicamentos nos pacientes e troca de curativos.
Esse profissional presta assistência para pacientes no ambiente empresarial. Também é responsável por criar programas de conscientização sobre doenças no mundo corporativo.
Além disso, é a pessoa responsável por encaminhar funcionários para avaliação médica, caso perceba sinais de possíveis problemas de saúde.
A Enfermagem pediátrica, como o nome sugere, é a área que acompanha o crescimento da criança. É bem provável que o trabalho neste setor seja acompanhado de outros profissionais, como pediatras e obstetras.
Aqui o foco é ajudar no tratamento de crianças doentes e acompanhar a saúde infantil em escolas.
A pessoa enfermeira desta área vai trabalhar no auxílio da resolução de crimes. Algumas de suas obrigações são lidar com processos jurídicos e com a perícia de pacientes. Ou seja, dá para colaborar ainda mais para a sociedade por meio de seu trabalho.
Essa área da Enfermagem cuida da saúde dos idosos que, assim como as crianças, também requerem cuidados especiais. Quem cuida da saúde das pessoas da chamada terceira idade terá como principais responsabilidades:
Quem atua nesse ramo da Enfermagem tem a competência de trabalhar em avaliação médica, interpretação de exames de imagem (como tomografia) e de exames específicos da área de cardiologia e hemodinâmica.
Outro ponto é que a pessoa enfermeira dessa área consegue fazer exames específicos que verificam como está o coração daquele paciente que chegou ao centro ambulatório.
Isso facilita e muito na escolha dos procedimentos que deverão ser feitos com o paciente.
Pode parecer óbvio, mas nunca é demais lembrar: só pessoas graduadas em um curso de Enfermagem reconhecido pelo MEC (Ministério da Educação) podem exercer a profissão.
A faculdade traz a profissionalização necessária para que a pessoa seja apta a cuidar do próximo com domínio de todas as técnicas que precisa para cumprir o seu trabalho de forma eficiente.
O diploma é uma porta de entrada para que a pessoa enfermeira consiga tirar o seu registro no Conselho Regional de Enfermagem (Coren) da região onde vive e atuar, de fato, na área.
E, claro, a chave é continuar estudando sempre para se especializar em uma área específica da profissão e aumentar as chances de ganhar mais!
Achou o texto bacana e quer saber mais sobre a Enfermagem e mais detalhes sobre as áreas dessa profissão tão incrível? Acesse a página do curso no site da UniVS para se informar ainda mais e ver se a Enfermagem é a profissão que você sempre procurou!