Se você gosta de Matemática e também tem boas habilidades de comunicação e gestão de pessoas, certamente se dará bem ao trabalhar em alguma das áreas da Contabilidade.
A graduação em Ciências Contábeis é uma das mais populares do Brasil e prepara os profissionais para trabalharem em diferentes funções nas empresas.
Bora conhecer mais sobre o mercado de trabalho e as diferentes áreas da Contabilidade? Para isso, é só você continuar lendo!
O mercado de trabalho para a área de Contabilidade é sempre bastante promissor. Afinal, praticamente todas as empresas, independentemente do tamanho, precisam dos serviços de um contador.
Além disso, as pessoas físicas, ou seja, os cidadãos, também podem precisar desse tipo de serviço, para fazer a declaração de renda e não pagar mais imposto do que o necessário, por exemplo.
Para você ter uma ideia, de acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), a contabilidade tem uma empregabilidade de 93,87%. Isso quer dizer que, a cada 100 profissionais formados em Ciências Contábeis, pelo menos 93 conseguem empregos ou empreendem na área.
Esse número é bem promissor, não é mesmo? Por isso, se você quer se dar bem na carreira e não deseja encontrar dificuldades para conseguir um bom trabalho, seguir uma das áreas da Contabilidade é uma excelente alternativa.
Está pensando em fazer a faculdade de Ciências Contábeis? Esse curso é excelente e permite que você trabalhe em diferentes áreas da Contabilidade.
Confira, a seguir, uma lista com as 7 principais áreas em que um profissional da Contabilidade pode seguir carreira e veja com qual delas você mais se identifica!
Uma das opções de carreira mais tradicionais para o profissional de Ciências Contábeis é a de contador em escritórios de Contabilidade.
Nesse tipo de estabelecimento, os contadores realizam atividades como o lançamento de notas fiscais, cálculos de impostos que os clientes devem pagar, realizam o controle de receitas e despesas das empresas, etc.
Geralmente, os contadores começam nos escritórios como auxiliares e vão evoluindo na carreira, alcançando cargos mais altos, como o de supervisão.
Além disso, também é possível empreender e abrir o próprio escritório de contabilidade.
O analista contábil é o profissional que atua em empresas dos mais diversos setores e portes, realizando ou supervisionando todas as atividades de contabilidade da organização.
A ideia é que o profissional atue como um contador interno, que trabalhe com o objetivo de tomar as melhores decisões financeiras e dar suporte à diretoria ou à presidência, no que diz respeito às demonstrações e relatórios contábeis.
O auditor contábil pode trabalhar de duas maneiras: como profissional interno ou externo.
No caso do auditor interno, o profissional é contratado para analisar todos os relatórios contábeis e atividades da empresa, para garantir que ela está seguindo à risca a legislação voltada para a área de finanças.
O auditor externo, por sua vez, faz o mesmo trabalho, mas não é contratado de forma fixa, ou seja, não é funcionário da empresa.
Ele apenas presta um serviço por determinado período, de acordo com a demanda da organização.
Também é possível que o profissional de Contabilidade atue como consultor financeiro. Nesse caso, ele presta serviços para as empresas, analisando atividades relacionadas à parte financeira, controle de tributos, comércio exterior, contabilidade internacional, entre outras áreas.
Para atuar como consultor financeiro, geralmente, o profissional cursa uma pós-graduação, para se tornar especialista na área em que pretende dar consultoria.
Os peritos contábeis são profissionais que podem ser contratados por empresas envolvidas em processos ou pela própria Justiça.
Eles têm como principal função analisar as provas e oferecer informações para a Justiça, nos casos em que as empresas estão envolvidas em processos que envolvem a Contabilidade, como fraudes fiscais ou pagamentos incorretos a funcionários demitidos.
Nas empresas, o gerente ou diretor financeiro é o profissional responsável por todas as atividades que envolvem a contabilidade e as finanças. Ele deve elaborar e interpretar relatórios com dados para apresentar aos seus superiores.
Para atuar nesse cargo, conhecer profundamente as legislações tributária e fiscal, bem como explicá-las de forma simples, é fundamental.
Diversos órgãos públicos, como prefeituras, governos estaduais, tribunal de contas, ministério público, entre outros, precisam de contadores.
Por isso, os profissionais interessados podem prestar concurso e atuar como contador desses órgãos. Entre as principais vantagens de ser um servidor público está a estabilidade.
Agora que você já sabe quais são as principais áreas da Contabilidade, vamos falar sobre os salários pagos em cada uma delas. Afinal, mesmo amando a profissão, todos querem ganhar bem, não é mesmo?
Veja a lista dos cargos e respectivos salários, em média, de acordo com informações do portal Vagas:
É claro que esses valores podem variar de acordo com a região, porte da empresa, entre outros fatores. Esses números são apenas uma estimativa!
Para atuar em qualquer uma dessas áreas da Contabilidade, é obrigatório que o profissional seja formado em Ciências Contábeis e tenha registro no Conselho Regional de Contabilidade (CRC) da sua região.
Gostou da área e quer cursar Ciências Contábeis? Então, acesse o nosso site e conheça esse curso! Com a UniVS, o sonho de trabalhar com Contabilidade está a um passo de ser alcançado!