Para quem está buscando uma graduação que ofereça um mundo de possibilidades depois da formatura, o curso superior em Direito é uma excelente opção. Contudo, como em qualquer outra profissão, tudo começa com a escolha de uma boa faculdade.
É ao fazer uma graduação que o futuro profissional terá a base e os recursos necessários para conseguir se destacar no mercado de trabalho. Desde o conhecimento técnico até habilidades mais subjetivas como o relacionamento interpessoal.
Se você está pensando em fazer essa graduação e quer conhecer mais sobre as opções de vagas para bacharel em Direito, esse conteúdo pode ajudar você! Venha com a gente e saiba mais!
Muita gente acredita que apenas quem é aprovado na prova da Ordem dos Advogados do Brasil pode conseguir um emprego com Direito e trabalhar na área jurídica. No entanto, a prova da OAB é necessária apenas para os bacharéis que desejem atuar como advogados.
Entenda, a seguir, onde encontrar boas vagas para bacharel em Direito e tenha sucesso mesmo que não queira advogar!
Em um escritório você pode atuar como advogado, caso já tenha a aprovação no exame da OAB.
Por outro lado, se você ainda não tem sua carteira da OAB, saiba que existem diversas oportunidades nos escritórios de advocacia. Cargos como assistente jurídico e consultor, por exemplo, são bem remunerados e não exigem aprovação no exame da ordem.
Muitas empresas têm departamentos jurídicos internos. Nesses locais, os bacharéis podem atuar auxiliando os advogados e desempenhar diversas funções específicas. Afinal, possuem conhecimento jurídico e podem ser tão especializados quanto um advogado.
A grande parte dos concursos públicos que exigem ensino superior exigem conhecimentos jurídicos e possuem algum impedimento para que o profissional continue advogando. Por isso, são ótimas oportunidades para os bacharéis em Direito.
Destaque-se que, a menos que seja um cargo de procurador ou se estiver no exercício da advocacia pública, você não precisa passar na OAB para assumir.
Ter profissionais do Direito engajados nas causas sociais é muito importante. Além de auxiliar as organizações em sua rotina prática, ainda adicionam um olhar jurídico sobre o que é e o que não é possível durante as atividades, como recebimento e direcionamento de doações, por exemplo.
Assim, se você está buscando por vagas para bacharel em Direito, existem diversas plataformas que podem ajudar.
Sites como Catho, Infojobs e Indeed são algumas boas opções. Mas você pode pesquisar no LinkedIn, já que boa parte das empresas costuma estar presente nessa rede social.
Quer conhecer algumas das possibilidades de vagas em Direito que um bacharel pode ocupar? Conheça a seguir:
O primeiro passo para se tornar advogado é se formar em direito e conseguir o título de bacharel. Depois disso, é necessário conquistar a aprovação do exame da OAB, a Ordem dos Advogados do Brasil.
Com o certificado de aprovação em mãos, você consegue pedir a carteirinha e começar a advogar.
Um consultor jurídico é o profissional responsável por dar orientação aos clientes.
Geralmente, esse profissional não atua no contencioso, ou seja, diretamente nos processos judiciais. Mas pode ser essencial para guiar uma empresa em um período de crise, mudança, ou implantação de um projeto, por exemplo.
O cargo de procurador se refere ao advogado que atua representando um órgão público.
É comum encontrar procuradores nas prefeituras dos Municípios e Câmaras de Vereadores. Mas também existem procuradores do Estado e Federais, por exemplo, e os procuradores do Ministério Público e da República.
Contudo, todos esses cargos demandam ou nomeação, no caso do Procurador da República, ou aprovação em concurso público.
O bacharel em Direito pode fazer um concurso para tornar-se juiz. No entanto, além da aprovação em concurso, ele vai precisar comprovar um determinado tempo de prática jurídica. Assim, antes de ser juiz, o candidato precisa ter sido advogado.
A defensoria pública funciona como um grande escritório de advocacia com o objetivo de atender aqueles que não podem pagar um advogado. Por isso, o trabalho do defensor, que é concursado, é nobre e significativo para a sociedade.
É ele quem garante o acesso à justiça e o direito de defesa para aquelas pessoas que não têm recursos.
O analista jurídico é um profissional responsável por apoiar advogados e equipes. Não é necessário ter realizado exame da OAB para esse cargo, que é muito relevante dentro dos escritórios.
Afinal, esse profissional realiza pesquisas, elabora documentos, reúne provas e faz o rastreamento dos dados essenciais para o bom curso do processo.
Existem ainda os analistas concursados, que realizam as mesmas atividades, mas no âmbito das varas e tribunais. Eles lidam com o público, tiram dúvidas e oferecem o apoio necessário para seu funcionamento.
Basicamente o auditor jurídico é responsável por encontrar eventuais problemas jurídicos de forma preventiva, propondo soluções e minimizando riscos de ações contra as empresas.
Para isso, ele faz um diagnóstico e contribui para solucionar as demandas, antes que elas sejam judicializadas. Isso inclui a revisão dos processos, contratos, normas de governança e compliance.
Com isso, o empresário tem ciência dos riscos e consegue adequar sua operação, evitando surpresas e gastos inesperados.
O curso superior é fundamental para que você consiga ingressar no mercado de trabalho em Direito. Independentemente da área escolhida, você só vai conseguir trabalhar se tiver concluído a graduação em Direito.
Além disso, a graduação oferece conhecimento técnico e teórico, assim como promove o desenvolvimento de habilidades, credibilidade profissional e networking.
Como é possível notar, existem inúmeras possibilidades de vagas para bacharel em Direito com ou sem aprovação no exame da OAB. Portanto, investir em uma graduação de qualidade é o primeiro passo para seu sucesso profissional: será o seu primeiro contato com o Direito e oferecerá toda a base para seu crescimento.
E aí, já pensou em seguir carreira jurídica? Venha conhecer agora mesmo nosso guia para o curso de Direito.