Passar na OAB é, ao mesmo tempo, o sonho e a grande preocupação de grande parte dos estudantes e formados em Direito. Sem a carteirinha, advogar, mesmo que com o diploma de graduação em mãos, está fora de questão.

Mesmo que você seja formado em Direito e não queira atuar na área, ter a carteirinha da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) é importante. Aliás, esse é o movimento natural de quem estuda nesta área: buscar a formação e posteriormente passar na OAB.

Pensando nisso, a equipe do curso de Direito da UniVS montou este guia para você passar na OAB. Ao longo do texto, você vai conferir 5 dicas para arrasar e ser aprovado logo no primeiro exame. Bora conferir?

O que é preciso para passar na prova da OAB?

O exame da OAB é conhecido pelo seu alto índice de reprovação. Muitos fatores podem levar o estudante ou recém-formado a um resultado negativo. Confiar apenas no que estudou na faculdade e não rever as matérias principais é um deles.

Para que você possa se preparar e passar de primeira na OAB, separamos 5 dicas mega importantes. Se você quer ter um bom resultado, precisa seguir direitinho o que ver ao longo deste guia. Estamos de olho!

1. Conheça a prova que você vai fazer

De nada adianta você estar superpreparado se não conhece a estrutura da prova que vai realizar. Por isso, leia com cuidado e entenda o que diz o edital, tanto na primeira quanto na segunda fase.

Procure as provas aplicadas anteriormente e tente compreender o padrão que é cobrado pela banca examinadora, formada por membros da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

2. Admita que o conhecimento adquirido nos anos da faculdade pode não ser suficiente

Por mais completo que seja o curso de Direito, você não estudará em sala de aula tudo que é cobrado nas 17 disciplinas da OAB.

Portanto, se você quer passar na OAB, é hora de complementar os estudos por meio da realização de simulados, acompanhamento de cursos online ou presenciais e leitura de material extra.

3. Monte um cronograma da sua rotina diária

Para passar na OAB é essencial montar um cronograma da sua rotina diária. Veja as matérias que você precisa estudar e organize o seu dia a partir delas. Não esqueça de deixar tempo disponível para comer, dormir e ter momentos de lazer.

4. Lembre de descansar

Você pode até estar pensando que descansar é perda de tempo, mas saiba que não. Quando você tira um tempo para você entre os estudos, para fazer algo que você gosta ou simplesmente relaxar, a assimilação do conteúdo aumenta muito.

Estudar dias e noites a fio, além de fazer muito mal para o corpo e a mente, não trará melhores resultados no exame.

5. Controle o nervosismo

Manter a calma é fundamental para você se sair bem e passar na prova da OAB. A ansiedade pode ser difícil de controlar, mas lembre-se que você estudou e está preparado para o teste.

É difícil passar no exame da OAB?

Sim, passar na prova da OAB, como você já sabe, está longe de ser uma tarefa mamão com açúcar. De acordo com o estudo Exame de Ordem em Números, em 10 anos de prova — entre 2010 e 2019 — a FGV contabilizou um total de 61% de aprovação. Destes aprovados, 40% dos candidatos estavam na primeira tentativa, enquanto os outros 21% fizeram a prova pela segunda vez.

Entretanto, não são apenas as questões abordadas no exame que devem ser consideradas para determinar se uma prova é ou não difícil. É preciso considerar, ainda, o perfil de cada candidato, os conhecimentos jurídicos-acadêmicos que possui e como se preparou para este momento.

5 fatores para ajudar a escolher uma faculdade

Qual a matéria mais fácil de passar na OAB?

Penal, Civil ou Direito do Trabalho? A matéria mais fácil de passar na OAB é… [que rufem os tambores] … nenhuma! Isso mesmo que você leu: não é possível determinar uma matéria que seja mais fácil no exame da Ordem. O que existe são as disciplinas que você mais gosta de estudar, logo estas serão mais fáceis para você, pois estará melhor preparado.

O importante é estudar e se dedicar ao máximo para conquistar a tão sonhada aprovação no exame. Não vá atrás de quem diz que existem disciplinas mais fáceis. Você apenas acabará se distraindo dos estudos e amargando resultados ruins.

Qual fase da OAB mais reprova?

Enquanto um determinado candidato pode achar a primeira fase do exame da OAB mais difícil, outro pode achar a segunda. O que impacta diretamente nesta resposta são as especialidades e fraquezas de cada um.

Em ambas as fases, o que pode ser um grande desafio para os candidatos é fazer a gestão de tempo. Afinal, cada etapa ocorre em 5 horas.

Quantas vezes posso fazer o exame da OAB?

Você pode fazer a prova da OAB quantas vezes forem necessárias. Não existe um limite de quantidade.

Caso você passe na primeira fase e reprove na segunda, você pode solicitar um reaproveitamento no exame subsequente e refazer apenas a segunda etapa. Para isso você deve aguardar a publicação do novo edital e seguir as regras.

Mas olha só: a repescagem da OAB pode acontecer uma única vez. Se você reprovar novamente, terá que começar do zero no próximo exame.

Preocupado em passar na OAB? Não se você for aluno da UniVS!

A graduação é uma etapa superimportante e que vai trazer o conhecimento necessário para você passar na OAB. Na UniVS, inclusive, a matriz curricular contempla a preparação para o exame, de modo que você vai sair da graduação pronto para mandar bem na prova.

Além disso, a UniVS possui o Núcleo de Exame da Ordem (NEO), que promove aulões antes das provas e auxilia os alunos durante a preparação.

Por isso, é hora de escolher a instituição de ensino que irá preparar você para passar na OAB e ter uma carreira de sucesso no Direito: acesse o nosso próximo artigo e conheça 5 fatores que irão ajudar você a escolher uma faculdade.