A técnica Pomodoro é uma referência quando se fala de métodos que ajudam a aumentar o foco nas tarefas diárias. De forma simples, ela é baseada em estudo e pausas com tempo definido.
Quer saber mais? Hoje vamos falar tudo sobre a Pomodoro, sua história e como aplicá-la no seu dia a dia para obter resultados.
Essa técnica foi desenvolvida no final dos anos 1980 por Francesco Cirillo.
Pomodoro é a tradução para tomate em italiano e é justamente no alimento que a técnica é baseada. Cada tomate, ou pomodoro, está dividido em quatro partes (pomodoris), sendo que cada uma delas está dividida em 30 minutos.
Para usar esses pomodoris, propõe-se que a pessoa faça uma atividade durante 25 minutos sem interrupções e, nos cinco minutos restantes, faça outras tarefas.
Cirillo buscava turbinar a sua concentração, pois estava em seus primeiros anos de universidade. Para isso, ele utilizava um timer com um formato de tomate e aplicava a técnica individualmente. Ao perceber que tinha aproveitamento pleno, decidiu lançar a técnica ao mundo.
Em 1992, escreveu em seu livro “The Pomodoro Technique”, ou a técnica Pomodoro em inglês, o método que o ajudou. E, a partir daí, ele se popularizou mundo afora.
Qualquer pessoa que tem dificuldade de terminar as suas tarefas no prazo. Porém, ela é mais recomendada para pessoas que tenham uma rotina de estudos ou trabalhos criativos, como vestibulandos, concurseiros e profissionais como designers, por exemplo.
Se esse for o seu caso, você não vai precisar de muita coisa para aplicar o método no seu dia a dia.
Basta você ter os seguintes materiais:
O primeiro passo é anotar em um papel todas as tarefas que deseja desempenhar durante o dia. Logo após, basta dividir o tempo que deseja utilizar para estudo e trabalhar sem interrupções durante esses períodos.
Como você viu, cada pomodoro dura duas horas. Caso queira usar mais horas do seu dia para trabalho ou estudo, basta aplicar a técnica em mais de um ciclo de duas horas.
Ao fim de duas horas, as pausas podem ser maiores, entre 15 a 30 minutos. Elas são importantes, pois ajudam a oxigenar o seu cérebro. E, cá entre nós, um cérebro cansado produz menos.
Bom, isso fica a seu critério e depende de quanto tempo você dedica durante o dia para os seus estudos.
Faz sentido você adaptar a técnica ao seu expediente. Por exemplo, se você estuda oito horas diárias, pode se dividir de modo a fazer dois ciclos da Pomodoro por hora.
Se for o seu caso, recomenda-se que após oito pomodoros, ou seja, quatro horas de trabalho e pausas, você dê um break mais longo, de mais ou menos 40 minutos para relaxar. Depois desse período, volte e repita os oito pomodoros para fechar o seu expediente.
Agora, se você tem menos tempo — duas horas, por exemplo —, basta fazer os quatro ciclos tradicionais do Pomodoro — 25 minutos de estudo mais pausa de cinco minutinhos para descanso.
Recomenda-se que nos intervalos da técnica Pomodoro você faça atividades simples como beber água, ir ao banheiro e olhar as notificações do seu celular.
Claro, em pausas mais longas, outras atividades são permitidas, como olhar redes sociais e assistir algo que gosta, se for o caso. Mas a disciplina é fundamental a fim de evitar distrações.
Ainda está em dúvida se a sua vida estudantil vai melhorar com a Pomodoro? Então veja alguns benefícios para colocar a técnica no seu cotidiano:
Ressaltamos aqui que caso os seus níveis de ansiedade não diminuam mesmo com o uso da Pomodoro, é interessante procurar ajuda profissional.
Ficou a fim de aplicar a Pomodoro? Trouxemos alguns aplicativos que vão te dar um empurrãozinho nessa jornada.
Este app pode ficar aberto na guia do seu navegador no notebook. É possível configurar alerta de tempo para poder fazer pausas e os tempos em minutos que deseja se dedicar ao estudo. Por estar na web, não é necessário fazer download.
Este é um aplicativo criado especialmente para a Técnica Pomodoro. Com ele, dá para disparar o cronômetro que o app naturalmente vai avisar quando for a hora de pausa, embora você possa personalizar o tempo que preferir. Está disponível tanto para computadores com sistema Windows, quanto para Mac.
Você pode usá-lo em smartphones do Sistema Android. O Simple Pomodoro tem uma interface simples na qual você pode usar o cronômetro e o app emite um alarme avisando a hora de pausar.
Ao contrário dos outros, ele permite menos interferências quanto ao tempo que deseja estudar. Porém, ele se integra à plataforma do Google Tasks, o que facilita você a se lembrar das metas que deseja cumprir durante o dia.
Este aplicativo tem um sistema de classificação de estrelas, para você ver o quanto está evoluindo em sua rotina de estudos, além de personalizar o seu tempo. O app é oferecido pelo sistema iOS, da Apple.
Pomodoro não é a única técnica de estudos existente por aí. E, claro, caso você não se adapte a ela, existem outros métodos que podem ajudar a aumentar a concentração. Porém, como a sua eficácia é comprovada, vale a pena a tentativa. Depois conta para gente se deu certo, tá?
Além da técnica Pomodoro, para ter sucesso nos seus projetos, é importante ter uma rotina de estudos, com uma agenda definida do que estudar e quanto tempo por dia ou semana se dedicar às disciplinas.
Caso você ainda se sinta perdido ou perdida, temos um planejador de estudos no qual damos uma mãozinha para você se organizar e render ainda mais na sua preparação para o vestibular e/ou ENEM!