É bem provável que você já use o seu smartphone para ouvir música, assistir vídeos, jogar jogos, entre tantas outras atividades, não é mesmo? Mas, você sabia que o celular pode ser um grande aliado para você mandar bem nas provas e trabalhos? Existem muitos aplicativos para estudar e que podem ajudar você a ter mais produtividade com essa tarefa.

Por isso, se você está estudando para o vestibular, para o Enem, para um concurso público ou para qualquer outra prova, não pode deixar de ler este conteúdo até o fim. 

Vamos apresentar 15 ótimos aplicativos para os estudos. Continue com a gente!

Confira uma lista com 15 aplicativos para estudar e ser mais produtivo

Sem mais delongas, veja, a seguir, os 15 melhores aplicativos para estudar e ter mais produtividade em sua rotina de estudante.

1. Aprovado

O Aprovado é um aplicativo de gerenciamento de tempo para estudantes. Disponível para usuários de Android, o app permite que você configure horários fixos para estudar.

Dessa forma, quando estiver próximo do horário dos estudos, você será notificado. Além disso, poderá acompanhar gráficos detalhados com o seu desempenho nas atividades.

2. Trello

O Trello é um aplicativo para organização de tarefas, que pode ser usado nos smartphones e também no computador, por meio do navegador de internet.

Ele é indicado para que você possa criar um sistema de cards e organizar os conteúdos que precisa estudar. Também é possível adicionar datas em cada um dos cartões.

3. Evernote

O Evernote é um app para Android e iOS, que funciona como um verdadeiro caderno virtual. Ele é ideal para fazer anotações breves de coisas que você precisa lembrar depois.

Você pode usar esse app para anotar insights ou esquemas de memorização de conteúdos que precisam ser decorados para as provas. 

4. AppProva

Fazer simulados é uma boa maneira de estudar! Com o AppProva, que está disponível para Android e iOS, isso é possível.

O aplicativo dá acesso a simulados de provas de várias instituições de ensino reconhecidas no Brasil. Assim, fica mais fácil simular os exames e tirar boas notas nas avaliações. 

5. TV Escola

A TV Escola é uma emissora de televisão pública, cujos programas têm cunho educativo e ajudam os estudantes a aprenderem matérias de todas as áreas do conhecimento.

Com o aplicativo da TV Escola, você pode levar a programação da emissora no seu celular e assistir aos conteúdos ao vivo, sempre que quiser. 

Além disso, o app tem vídeos que podem ser consumidos sob demanda. É como se fosse uma Netflix de conteúdos didáticos. Ele está disponível para Android e iOS. 

6. AppBlock

Disponível apenas para Android, o AppBlock é um aplicativo que permite bloquear notificações de redes sociais e outras aplicações do seu celular.

Ele é ideal para quem tem dificuldade em manter o foco e a concentração na hora de estudar. 

7. Spotify

Engana-se quem pensa que o Spotify é um aplicativo voltado apenas para o entretenimento. Sim, o seu serviço de streaming de música preferido também pode ser usado para estudar.

Como você deve saber, o Spotify é um dos principais agregadores de podcasts do mundo. Logo, ele pode ser usado para encontrar bons programas educativos, com conteúdos interessantes e que ajudam no aprendizado. 

8. YouTube

Assim como o Spotify, o YouTube não precisa ser usado apenas nos momentos de lazer, mas também na hora de estudar.

Há milhares de criadores de conteúdos que usam o YouTube para publicar videoaulas e outros tipos de vídeos educativos. É só você pesquisar pelo tema desejado e certamente encontrará opções que agregam nos estudos. 

9. Duolingo

Se você quer aprender novos idiomas, a nossa dica é o Duolingo. O app está disponível para Android e iOS e disponibiliza cursos de língua grátis.

Você poderá aprender inglês, espanhol, italiano, francês e alemão de forma simples e intuitiva. Vale a pena fazer o download. 

10. Português Coruja

Com o Português Coruja, você poderá aprender e fixar os conteúdos de língua portuguesa de forma divertida e simples.

A aplicação, que pode ser usada em Android e iOS, oferece questionários, biblioteca de conteúdos e um painel de conquistas, que funciona como um jogo de desafios. 

11. Photomath

Se você procura por aplicativos para estudar matemática, a nossa dica é o Photomath, que pode ser baixado em dispositivos Android e iOS.

O app realiza as operações e informa não apenas o resultado final, mas também o passo a passo de toda a resolução dos cálculos. Assim fica fácil aprender, né?

12. Passei Direto

Considerado um dos melhores aplicativos para estudar do Brasil, o Passei Direto reúne milhões de conteúdos de todas as matérias.

Além disso, ele agrega provas e trabalhos de estudantes das mais variadas áreas, que compartilham os seus materiais com os outros usuários. Assim, ele pode ser útil para você consultar fontes quando precisar fazer um artigo científico, por exemplo. 

13. Issuu

O Issuu é um agregador de livros e revistas, que conta com uma infinidade de títulos que podem ser consultados.

Por isso, ele pode ser um grande aliado na hora de estudar, já que permite a leitura de materiais pelo computador, tablet ou celular. 

quiz: qual profissão combina mais com você?

14. Redação Nota 1000

O Redação Nota 1000 é um aplicativo pago e disponível para Android e iOS. Ele é ideal para quem quer mandar bem na prova de redação do Enem.

Com esse app, você faz uma redação e envia para professores qualificados corrigirem. Eles darão uma nota e um feedback bem detalhado, com tudo o que você precisa melhorar para conquistar uma boa pontuação no Enem.

15. QuizUp

Se você curte jogos online, vai gostar bastante do QuizUp. Trata-se de um aplicativo que transforma os seus estudos em algo dinâmico e divertido!

Basta escolher a matéria que quer aprender e começar a estudar e acumular pontos. Ele está disponível para os sistemas Android e iOS.

Curtiu as nossas dicas de aplicativos para estudar? Então, não perca mais tempo e baixe os que mais gostou no seu celular!

Para dar uma força extra na hora de estudar, nós preparamos também um planejador de estudos especial. Baixe gratuitamente agora mesmo!

infográfico 5 fatores para ajudar escolher faculdade