Saber quanto custa a faculdade de Direito é uma das principais preocupações de quem tem o sonho de se tornar advogado. Afinal, para conseguir completar a graduação, o estudante precisa considerar não apenas o valor da mensalidade, mas custos com material, transporte e outras necessidades.
O curso de Direito é um dos mais tradicionais do Brasil e, por isso, muitas pessoas acabam achando que ele é o mais caro e difícil de pagar entre todas as opções. Aí é que você se engana! É claro que a faculdade de Direito não é barata, mas ela está longe de ser a que tem o valor mais alto.
Neste artigo, você vai obter respostas para todas as suas dúvidas, incluindo quanto custa a faculdade de Direito, como é o curso e como você pode conseguir uma bolsa de estudos. E então, bora saber tudo sobre a graduação dos seus sonhos? Então, cola com a gente!
A mensalidade do curso de Direito pode variar entre R$ 600 e R$ 2 mil. O valor vai depender da instituição de ensino escolhida por você e da cidade onde ela está localizada.
Antes de se matricular, tenha em mente que o barato, às vezes, pode sair caro. E as instituições que oferecem preços muito abaixo do mercado nem sempre ofertam um ensino de qualidade que servirá de base para o seu trabalho no futuro.
Além disso, o curso de Direito é um dos mais tradicionais do Brasil e a profissão de advogado consolidou-se no país ao longo dos anos. Por isso, o investimento vale super a pena e em um futuro breve você ganhará muito mais do que precisou aplicar agora.
O bacharel em Direito tem 5 anos de duração e as disciplinas são divididas em 10 semestres. Cada instituição de ensino tem a sua própria matriz curricular, sendo que a Introdução do Estudo do Direito é, comumente, matéria do primeiro semestre. Isso ocorre para que o estudante comece a se familiarizar com os conteúdos e linguagem utilizada.
Em cada período, o aluno cursará disciplinas com enfoque nas mais diversas áreas do Direito, incluindo:
Além das disciplinas obrigatórias e optativas, o estudante precisará cumprir os estágios supervisionados e as atividades complementares, de acordo com a grade curricular da instituição onde estuda. Também é dever do aluno entregar e apresentar o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
Você sabia que o curso de Direito da UniVS recebeu nota máxima, conceito 5, na última avaliação realizada pelo Ministério da Educação (MEC)?
Se você é do Ceará e não possui condições financeiras para arcar com o valor mensal da graduação em Direito, nós temos uma solução! Ou melhor: várias.
Você pode se inscrever nos diferentes programas de bolsas e financiamentos disponíveis na UniVS. Que tal conhecer melhor cada um deles e ver qual melhor se encaixa com o que você precisa? Dá só uma olhadinha e conheça o que cada um dos programas oferece:
O Programa Universidade para Todos (Prouni) é oferecido pelo Governo Federal. Na UniVS, a única modalidade de bolsa oferecida por meio do Prouni é a integral, em que o aluno tem 100% do curso custeado pelo governo. Para concorrer às vagas, é preciso se encaixar em alguns pré-requisitos:
O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é outra forma de ingressar na UniVS. Para contratá-lo, o aluno precisará:
O Bolsa Fies é uma modalidade oferecida exclusivamente pela UniVS para os estudantes que aguardam a aprovação no Fundo de Financiamento Estudantil.
Com esta bolsa, o aluno garante desconto entre 85% e 100% no valor da mensalidade do primeiro semestre enquanto o governo libera o FIES.
O Fundacred é uma modalidade de crédito estudantil onde o aluno paga 50% da mensalidade durante o período regular e os outros 50% após o término da graduação.
A contratação do Fundacred pelos alunos da UniVS é rápida, fácil e sem burocracia. Inclusive, está disponível para alunos negativados, sendo que os fiadores podem ser os pais.
Para contratá-lo, o aluno precisará:
O Bolsa Social é resultado de uma parceria entre a UniVS e as prefeituras. São oferecidas bolsas de estudo com desconto de até 50% nas mensalidades. Para contratar esta modalidade, o estudante precisará:
O parcelamento próprio da UniVS permite que os alunos paguem 50% das mensalidades enquanto cursam a graduação em Direito e o restante após o término. Para contratar, é preciso:
As bolsas e financiamentos são formas mais fáceis de ingressar nas instituições de ensino superior privadas.
Agora que você já sabe quanto custa a faculdade de Direito em média, você pode começar a considerar as bolsas e financiamentos como seus aliados. Para saber mais, baixe gratuitamente o infográfico que criamos sobre o assunto!