Ao realizar pesquisa acadêmica, o estudante lê trabalhos acadêmicos anteriores e artigos para entender melhor um tema. Além disso, também desenvolve a capacidade de criticar e analisar novas informações de forma criteriosa. Isso contribui para a aprendizagem dos alunos ao longo de seus cursos.

Ademais, as pesquisas acadêmicas também trazem benefícios à sociedade, já que são usadas para encontrar respostas e soluções para problemas reais. Dessa forma, o seu conteúdo pode ser aplicado para gerar impacto positivo.

Leia em nosso artigo mais informações sobre esse tema fundamental para estudantes do ensino superior. Entenda como a entrevista pode ser utilizada na pesquisa acadêmica, onde fazer pesquisas acadêmicas e outros assuntos relacionados.

O que é pesquisa acadêmica?

A pesquisa acadêmica nasce do trabalho de aprofundar conhecimentos. É um processo sistemático de investigação e estudo de um determinado assunto, com o objetivo de descobrir novas informações ou ampliar o conhecimento existente sobre aquele tema.

Descubra onde fazer pesquisas acadêmicas — ela é realizada principalmente por pesquisadores e acadêmicos em instituições de ensino superior e de pesquisa. Para orientar o acadêmico, existe o professor ou a professora que auxilia pesquisas acadêmicas

Entre os exemplos mais comuns de pesquisa acadêmica, estão:

  • teses e dissertações desenvolvidas por estudantes de pós-graduação;
  • projetos de pesquisa em laboratórios universitários;
  • levantamentos estatísticos sobre determinado tema.

As pesquisas acadêmicas são trabalhos que geralmente versam sobre temas das mais variadas áreas do conhecimento, como as Ciências Exatas, Humanas, Biológicas, Sociais e outras.

Como a pesquisa acadêmica funciona?

O método aplicado varia conforme as disciplinas, mas geralmente segue alguns passos comuns, como você pode saber mais a seguir:

  • identificação do problema: pesquisadores identificam uma questão ou problema que ainda não foi totalmente compreendido;
  • revisão de literatura: é feita uma revisão exaustiva do estado atual do conhecimento sobre o tópico por meio de livros e artigos publicados;
  • definição da hipótese: propõe-se uma hipótese para explicar o problema ou responder à questão;
  • coleta e análise de dados: os métodos de coleta de dados variam conforme a área de estudo (experimentos, entrevistas, questionários, observações ou análises estatísticas);
  • resultados: após a coleta e análise dos dados, os resultados são interpretados para avaliar se apoiam ou refutam a hipótese original;
  • divulgação dos resultados: por fim, os pesquisadores comunicam os resultados à comunidade acadêmica por meio de dissertações, teses ou apresentações em conferências.

Quais são as diferenças entre pesquisa acadêmica e pesquisa científica?

Embora muitas vezes sejam usadas como sinônimos, pesquisa acadêmica e pesquisa científica não são exatamente a mesma coisa.

A pesquisa científica tem como objetivo principal expandir o conhecimento existente em determinada área por meio de novas descobertas. Ela busca respostas para questões ainda não resolvidas por meio do método científico: formulação de hipóteses, experimentação controlada, observação sistemática e análise crítica dos resultados. A pesquisa científica é conduzida principalmente por cientistas e tem aplicações práticas em mente.

Já a pesquisa acadêmica não necessariamente busca novas descobertas, mas sim aprofundar o entendimento sobre temas já estudados. Nela, o pesquisador analisa, interpreta e critica o conhecimento existente de forma mais abrangente. Essa pesquisa é realizada principalmente por professores e estudantes universitários e tem como objetivo principal a expansão do conhecimento de forma mais teórica do que prática.

Outra diferença é que a pesquisa científica requer métodos e procedimentos rigorosos e replicáveis, enquanto a pesquisa acadêmica pode ser mais especulativa em sua abordagem.

Além disso, os resultados da pesquisa científica tendem a ser publicados em periódicos especializados, enquanto a pesquisa acadêmica é apresentada por meio de livros, teses e dissertações.

Quais são os tipos de pesquisa acadêmica?

Existem diferentes tipos de pesquisa acadêmica que são realizados no meio acadêmico, cada um com seus objetivos e métodos próprios. 

Saiba mais sobre os principais tipos:

Pesquisa básica

Também chamada de pesquisa fundamental, tem como principal objetivo expandir o conhecimento sobre determinado assunto, sem ter aplicações práticas imediatas. Por meio dela, o pesquisador busca entender fenômenos e relações por meio de observações e experimentos.

Pesquisa aplicada

O foco aqui é o desenvolvimento de novas tecnologias, produtos ou processos com potencial de aplicação prática. Parte de conhecimentos prévios obtidos em pesquisas básicas são usados para resolver problemas concretos.

Pesquisa-ação

Realizada normalmente por professores e educadores, tem como objetivo melhorar processos educacionais. Envolve a análise crítica de uma situação e a proposição e implementação de soluções, avaliando resultados.

Pesquisa documental

Baseada na análise de fontes documentais como livros, artigos, relatórios e outros documentos. Pode ser realizada para mapear conhecimentos sobre determinado assunto ou responder perguntas de pesquisa.

Revisão sistemática

Consiste na revisão criteriosa e sistemática de estudos e pesquisas já realizadas sobre um determinado tema, com o objetivo de sintetizar os achados e conclusões.

Como a pesquisa acadêmica pode ser feita durante o ensino superior?

Uma das principais atividades que envolve pesquisa acadêmica é a monografia ou TCC, sigla de Trabalho de Conclusão de Curso. Nesses trabalhos finais, o aluno deve escolher um tema, pesquisar a fundo sobre o assunto em livros, artigos e outros materiais, para então elaborar uma análise original com base nos conceitos e ideias encontrados.

Contudo, a pesquisa acadêmica não precisa ser feita somente nessa etapa. É possível incorporá-la desde os primeiros períodos por meio de trabalhos em grupo, artigos para disciplinas e projetos de extensão.

Durante as aulas, os professores costumam solicitar que os alunos pesquisem sobre determinados conteúdos para apresentar em seminários ou trabalhos.

Nesses casos, é importante saber utilizar as ferramentas online disponíveis, como buscadores acadêmicos e bases de dados científicas. Algumas das mais populares são Google Acadêmico, SciELO, Web of Science e Scopus.

Outra estratégia é procurar materiais em bibliotecas físicas ou virtuais da própria instituição de ensino. Lá, é possível ter acesso a livros, revistas especializadas e recursos que auxiliam na pesquisa, como citadores e gerenciadores de referências.

Vale também consultar o professor/a professora que auxilia pesquisas acadêmicas para tirar dúvidas sobre a abordagem do tema ou para indicação de fontes confiáveis.

quiz: qual profissão combina mais com você?

A seguir, entenda como a entrevista pode ser utilizada na pesquisa acadêmica. Essa é uma importante ferramenta utilizada em diversas áreas do conhecimento.

Por meio da entrevista, é possível obter informações diretamente da fonte, ou seja, da pessoa que está sendo entrevistada. Isso permite ao pesquisador compreender determinado assunto sob uma perspectiva subjetiva e contextualizada. 

Há basicamente dois tipos de entrevista que podem ser realizadas em pesquisas:

  • entrevista estruturada: segue um roteiro predefinido de perguntas, geralmente fechadas, que são feitas a todos os entrevistados da mesma forma;
  • entrevista semiestruturada: permite maior flexibilidade, com perguntas abertas que podem variar conforme a resposta da pessoa.

A entrevista pode se dividir em pesquisa qualitativa — para compreender as percepções e experiências individuais sobre determinado tema — e pesquisa quantitativa — que pode ser usada para levantar hipóteses ou testar teorias, por meio de uma amostragem da população-alvo.

Em ambos os casos, a análise do conteúdo das entrevistas fornece subsídios valiosos para a discussão dos resultados e conclusões da pesquisa.

Enfim, a pesquisa acadêmica pode e deve fazer parte da rotina do estudante universitário desde os primeiros períodos. Com planejamento e uso das ferramentas adequadas, é possível desenvolver trabalhos de qualidade que contribuem para a aprendizagem e para o avanço do conhecimento.

Depois de ler esse conteúdo, convidamos você a relaxar um pouco. Responda o nosso quiz e descubra qual é a profissão que mais combina com você!