Dez entre dez alunos querem saber: o que cai na prova do Enem?
E fique sabendo que essa ansiedade não é à toa. A prova é temida por sua dificuldade e o seu poder de fazer com que os alunos tenham a chance de escolher entre diversas faculdades para cursar o ensino superior.
Sendo assim, trazemos neste texto as principais matérias da avaliação do Enem e em quais pontos focar para arrasar na prova.
Primeiramente, é necessário dizer que o edital do Enem não fala exatamente quais os conteúdos que caem na prova, somente aborda as áreas do conhecimento.
Porém, considerando os temas de provas anteriores, é possível apontar assuntos recorrentes no exame conforme cada disciplina presente nele. Mas, claro, não quer dizer que todos esses temas caiam necessariamente em sua avaliação. Dito isso, vamos lá.
Em Física, alguns dos temas mais relevantes são:
Em Química, costumam cair perguntas sobre:
Quanto à matéria de Biologia, os conteúdos mais cobrados são aqueles referentes à:
Os temas mais recorrentes aqui são:
Em História Geral, tópicos como:
Em História do Brasil, inclui-se:
Já na prova de Geografia, são exigidos itens como:
Na parte de Filosofia, cobra-se:
A avaliação de Sociologia inclui perguntas relacionadas a:
Além da tradicional Leitura e Interpretação de Textos, tanto em português quanto na língua estrangeira escolhida por você para fazer a prova (inglês e espanhol), em Gramática são cobrados conceitos sobre:
Em Literatura, as perguntas apresentam temas relacionados a períodos literários, como:
Em Artes, os principais assuntos cobrados são:
As questões de Educação Física permeiam temas como:
Por fim, mas não menos importante, em Tecnologias da Informação e Comunicação, são cobradas perguntas sobre função social das novas tecnologias, como internet e redes sociais enquanto fontes de conhecimento.
Na amada disciplina (ou não, contém ironia!), os assuntos mais presentes na prova são:
Antes de mais nada, se você estiver lendo este texto faltando pouco tempo para a prova: não se desespere.
Foque em revisar as principais matérias e não tente “abraçar o mundo” estudando tudo o que vem pela frente. O que vale é a qualidade de tudo o que absorveu em todos os seus anos de ensino médio e/ou cursinho.
Sem mais enrolação, vamos às dicas:
É muito importante ter o seu próprio cantinho para estudar, de preferência em um local calmo, sem distrações e barulhos. Por isso, evite lugares muito movimentados de sua casa, como cozinha e sala.
Caso não seja possível ter tranquilidade em casa, procure estudar em bibliotecas municipais ou na biblioteca de sua escola, ou cursinho.
Para não se perder, é fundamental ter data e hora para estudar. Divida a sua rotina em tempo de estudos, almoço e lazer e inclua momentos para simulados, resolução de exercícios e treino de redação.
Embora as mídias sociais sejam aliadas em nosso aprendizado, o excesso de uso também pode te atrapalhar. Por isso, desative notificações e procure deixar seu smartphone no silencioso, e deixe para dar aquela olhadinha nas redes em intervalos predeterminados.
Descanso não é privilégio, é necessidade. Pode parecer clichê, mas esquecemos disso quando se está pilhado demais nos estudos.
Por isso, nada de ficar só estudando. Mantenha a sua vida social e saia para se divertir aos finais de semana. Também procure se dar momentos de descanso durante o dia, a fim de dar um respiro ao cérebro.
Se puder, invista em exercícios físicos para gastar energia e liberar hormônios relacionados a sensações de bem-estar em seu cérebro.
O treino é a mãe da excelência. No caso do Enem, que é uma prova extensa e tem uma estrutura que se repete ao longo dos anos, quanto mais você treinar, é provável que você faça as mesmas perguntas no exame real (embora com outra cara).
Ademais, é imprescindível treinar a redação para você conseguir se adequar ao estilo pedido para a prova escrita (dissertativo-argumentativo). Peça sempre para algum professor ou pessoa de sua confiança ler os seus textos para você perceber em quais pontos está bem e em quais precisa melhorar.
Gostou das nossas dicas? Bom, agora que você já está por dentro de tudo o que cai no Enem, conheça o material que preparamos especialmente para você se informar sobre tudo o que envolve o exame.
Se eu fosse você, faria o download agora mesmo! É de graça, viu!?