Em um mundo onde algoritmos e jurisprudência cada vez mais conversam entre si, o uso da Inteligência Artificial no Direito costuma ir além do simples encontro entre a máquina e a lei, transformando-se em um verdadeiro acelerador das revoluções jurídicas.

Diante desse intrigante enlace entre códigos binários e cláusulas legais, convidamos você a continuar conosco e embarcar em uma jornada pelo território das 8 principais tendências que devem moldar o futuro do universo jurídico.

Prepare-se para desbravar as fronteiras da inovação jurídica, na qual algoritmos se tornam conselheiros e a complexidade legal é decifrada pela mente digital.

Junte-se a nós nessa expedição em busca das tendências que estão moldando o futuro da Inteligência Artificial no Direito. Chegou a hora de descobrir o que o amanhã jurídico reserva para nós!

8 tendências em Inteligência Artificial no Direito

Descobrir quais são as principais tendências em Inteligência Artificial no Direito brasileiro é de fundamental importância para quem trabalha na área ou pensa em seguir esta carreira em um futuro próximo. 

A utilização de Inteligência Artificial no Direito chegou para revolucionar a forma como ele acontece e é isso que vamos conhecer melhor agora. Conheça 8 exemplos de Inteligência Artificial no Direito!

1. Análise de contratos

As diferentes ferramentas de Inteligência Artificial com foco em analisar contratos têm se tornado fundamentais na hora de agilizar os processos legais. Elas são capazes de identificar cláusulas, riscos e termos complexos, oferecendo um exame detalhado em tempo recorde.

2. Pesquisa jurídica avançada

As plataformas de IA estão revolucionando a pesquisa jurídica. Por meio delas, é possível analisar grandes conjuntos de dados legais com o objetivo de obter insights precisos e acelerar a tomada de decisões nos escritórios de advocacia.

3. Assistentes virtuais jurídicos

Os chatbots e assistentes virtuais já são realidade em muitos sites por aí. Mais recentemente, contudo, eles vêm sendo integrados às páginas de escritórios de advocacia com o intuito de oferecer respostas rápidas a consultas simples. Assim, melhoram a eficiência no atendimento ao cliente.

4. Predição de resultados judiciais

Os algoritmos preditivos são empregados para analisar casos anteriores e prever resultados judiciais, auxiliando os advogados na formulação de estratégias mais informadas e atualizadas. Desta forma, as chances de êxito nos processos aumentam muito.

5. Automatização de documentos

Ferramentas de automação com a utilização da IA simplificam a criação e revisão de documentos legais, reduzindo significativamente o tempo gasto nesse tipo de tarefa.

6. Mediação online

Você sabia que é possível realizar uma mediação de forma totalmente online? Plataformas de resolução de disputas virtuais impulsionadas por IA estão ganhando destaque, oferecendo alternativas eficazes para resolver conflitos de forma rápida.

7. Monitoramento de atividades legislativas

Os sistemas de IA também são capazes de monitorar alterações na legislação em tempo real, fornecendo aos advogados informações cruciais para que possam se manter sempre atualizados.

8. Identificação de violações de propriedade intelectual

O crime de violação de propriedade intelectual é bastante comum, contudo, em muitos casos, fica difícil prová-lo. Neste cenário, a IA também veio para ajudar. Algoritmos avançados são empregados na identificação de possíveis violações de propriedade intelectual, ajudando na proteção de direitos autorais e marcas.

Lawtechs e legaltechs: saiba o que são e como estão transformando o Direito

As lawtechs e legaltechs são startups que desenvolvem soluções tecnológicas para o mercado jurídico, utilizando a tecnologia para melhorar e transformar a prática do Direito. 

Essas empresas são responsáveis por criar produtos e serviços com base tecnológica que visam agilizar processos, facilitar o acesso à justiça e melhorar a eficiência do setor jurídico.

Falando especificamente sobre as lawtechs, elas são empresas focadas em desenvolver soluções tecnológicas voltadas para o mercado jurídico, como softwares de gestão e automação de processos. 

Essas empresas têm como objetivo identificar as principais necessidades do setor jurídico e, assim, criar produtos e serviços que possam aprimorar e resolver esses problemas. Dessa forma, contribuem para o dia a dia dos profissionais do Direito.

Já as legaltechs são startups que criam produtos e serviços de base tecnológica para melhorar o setor jurídico como um todo, incluindo o dia a dia dos advogados, escritórios de advocacia, empresas e até mesmo o acesso à própria justiça.

As legaltechs utilizam tecnologias como Inteligência Artificial, algoritmos e machine learning para facilitar a vida dos profissionais do Direito, aumentar a produtividade e melhorar a prestação de serviços jurídicos.

IA ajuda rotina dos profissionais de Direito

Essas startups nos mostram de forma prática como a Inteligência Artificial auxilia no Direito e ajuda a transformá-lo de diversas maneiras.

Tanto as lawtechs quanto as legaltechs automatizam tarefas repetitivas e burocráticas, como a revisão de contratos e a análise de documentos legais, o que permite que os advogados se concentrem em atividades mais estratégicas e de maior valor agregado.

Além disso, estas startups estão facilitando o acesso à justiça, tornando os serviços jurídicos mais acessíveis e eficientes para um maior número de pessoas. Elas também estão contribuindo para a transparência e a agilidade dos processos jurídicos, na redução de custos e no tempo gasto em procedimentos legais.

A Inteligência Artificial no Direito irá substituir os advogados? A gente explica

Eis a pergunta que não quer calar: será que a Inteligência Artificial será capaz de substituir o trabalho dos advogados em um futuro próximo? Pode ficar tranquilo que isso não vai acontecer.

A IA não irá tomar o lugar dos profissionais, mas sim auxiliá-los a melhorar o trabalho diário. A tecnologia vem para automatizar tarefas que são repetitivas e burocráticas, como a revisão de contratos e a análise de documentos legais.

Assim, permite com que os advogados se concentrem em atividades estratégicas e de maior valor agregado. 

O Direito e Inteligência Artificial podem firmar uma parceria sólida e duradoura. Afinal, a IA é uma ferramenta poderosa para agilizar processos, aumentar a eficiência e melhorar a qualidade dos serviços jurídicos.

É importante ressaltar, contudo, que a IA não possui habilidades como tomada de decisão, empatia, reflexão, criatividade, liderança, comunicação e inteligência humana e emocional, que são características essenciais para a prática do Direito. 

Portanto, os advogados continuam sendo fundamentais para o exercício da profissão.

No entanto, é necessário que os profissionais do Direito se adaptem a essa nova realidade e procurem constantemente a qualificação profissional. A tecnologia está em constante evolução e aqueles que não acompanham as mudanças correm o risco de serem prejudicados. 

Logo, fazer uma faculdade na área de Direito continua sendo um pré-requisito obrigatório para exercer a profissão. Além, é claro, de estar sempre por dentro de tudo o que acontece no mundo da tecnologia.

Tudo o que você precisa saber sobre o curso de Direito da UniVS

Agora que você está por dentro do impacto da Inteligência Artificial no Direito, chegou a hora de entender tudo sobre o curso antes de ingressar na faculdade!

Se a área jurídica é a sua cara e você quer começar neste ramo, você precisa de qualificação. E para isso, nada melhor do que cursar Direito entre os melhores, não é mesmo?

Baixe o nosso Guia e conheça como funciona o curso de Direito na UniVS, disciplinas, principais vantagens e próximos passos depois do diploma!