Você já fez a sua inscrição do Enem? Caso ainda não tenha feito, é preciso correr, pois o processo fica aberto em 2022 até o dia 21 de maio.

Caso você não saiba como se inscrever para prestar o Exame Nacional do Ensino Médio, não precisa se preocupar! Preparamos um tutorial explicando o passo a passo. Bora conferir?

Guia com tudo sobre o enem

Afinal, quem pode fazer a inscrição do Enem e quando a prova será realizada?

A prova do Enem pode ser feita por qualquer pessoa que esteja cursando ou já tenha concluído o ensino médio. Além disso, os participantes precisam ter um CPF próprio para conseguir realizar a inscrição.

A prova do Enem será dividida em duas partes em 2022. Não importa se o estudante escolheu a modalidade tradicional ou digital.

No dia 13 de novembro deste ano serão aplicadas as provas de Redação, Linguagens e Códigos e Ciências Humanas. 

Na semana seguinte, no dia 20 de novembro, é a vez das provas de Ciências da Natureza e Matemática.

Os resultados do exame serão divulgados em janeiro de 2023. A data ainda será divulgada pelo Ministério da Educação.

Para que serve a prova do Enem?

O objetivo do Enem é avaliar os conhecimentos dos estudantes que estão concluindo ou já terminaram o ensino médio.

Além disso, a nota da prova pode ser a porta de entrada dos estudantes para o ensino superior. 

Você pode tentar uma vaga em uma universidade pública por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) com a nota do Enem.

Também é possível concorrer a bolsas de estudo totais ou parciais em instituições particulares por meio do Programa Universidade para Todos (Prouni).

Outra forma de usar a nota é para conseguir um Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), para pagar os seus estudos em uma universidade particular.

Além disso, muitas instituições particulares permitem que o aluno ingresse nos cursos de graduação usando a nota do Enem, sem ter que prestar vestibular. Aqui na UniVS, por exemplo, aceitamos novos alunos dessa forma.

Passo a passo: veja como fazer a inscrição do Enem

Agora que você já sabe um pouco mais sobre a prova do Enem e como usar a nota do exame, vamos mostrar o passo a passo para fazer a sua inscrição. Anote aí:

1º passo: acesse o site do Inep

A primeira coisa que você precisa fazer para realizar a inscrição do Enem é acessar o site do Inep. 

Para facilitar, você pode clicar aqui para acessar a página. Na sequência, clique em “Inscrição” e resolva o desafio proposto. Depois, o robô faz uma série de perguntas, iniciando pelo CPF.

2º passo: informe o seu CPF e sua data de nascimento

Preencha os campos solicitados no site com o seu CPF e sua data de nascimento. Fácil, né?

O robô vai confirmar seu nome completo e o da sua mãe, dados que constam na base da Receita Federal. Se estiver ok, continue a inscrição.

3º passo: informe os seus dados pessoais

Agora você precisa preencher o formulário com o nome do seu pai (informação opcional), sexo, cor/raça, estado civil e nacionalidade.

Depois, insira seu estado e cidade. Indique seu CEP e confirme seu endereço, incluindo número da casa e complemento.

4º passo: opte por um atendimento especial

O sistema pergunta se você precisa de algum recurso de acessibilidade, indicado para pessoas com deficiência. Caso tenha, clique em “Preciso”. Em caso contrário, em “Não preciso”.

5º passo: informe as suas preferências de língua estrangeira

Também é necessário escolher o idioma da sua prova de língua estrangeira. Você pode escolher entre o inglês e o espanhol. 

6º passo: informe o status do ensino médio

Aqui basta informar se você ainda está cursando ou se já concluiu o ensino médio. Depois, o sistema vai perguntar se você estudou em escola pública ou privada, com e sem bolsa.

Também vai questionar se você terminou o ensino médio pelo Encceja. Responda às questões e prossiga.

7º passo: responda o questionário socioeconômico

Nessa etapa, é necessário responder a um questionário socioeconômico com 25 perguntas para declarar as informações sobre a sua renda e da sua família.

8º passo: coloque seus dados para contato

Indique seu telefone fixo, celular e e-mail, confirmando os dois últimos mais de uma vez.

9º passo: opte pelo Enem digital ou impresso

Embora sejam modalidades diferentes, as datas de realização das provas serão as mesmas.

No caso da versão digital, pode ser que não haja mais vagas para a cidade escolhida. Assim, é preciso optar pelo impresso.

10º passo: inclua uma foto sua

A imagem deve estar salva em seu computador. Selecione a melhor opção, redimensione a imagem e prossiga.

11º passo: finalize a sua inscrição

Revise todas as informações e edite as que precisar. Esse passo é muito importante, já que depois que enviar a inscrição não é possível alterar nenhuma informação.

Agora é só finalizar a inscrição, conforme indicado pelo sistema. 

12º passo: crie uma senha

No final do formulário, o sistema vai pedir que você crie uma senha. Pense em algo que você possa lembrar depois, já que ela vai ser solicitada para você acessar a sua nota e outras informações no futuro.

Caso você não tenha isenção da taxa, deverá imprimir ou salvar um boleto bancário que será gerado e fazer o pagamento dentro do prazo. Também será possível fazer o pagamento por PIX.

Em 2022, a taxa de inscrição do Enem é de R$ 85,00.

Pedido de isenção: saiba o que é, quem tem o direito e como solicitar

O pedido de isenção da taxa de inscrição pode ser solicitado por pessoas que:

  • vão concluir o ensino médio em 2022, em qualquer modalidade de ensino, em escolas públicas;
  • cursaram todo o ensino médio em escolas públicas ou como bolsistas totais em escolas privadas;
  • tenha renda per capita inferior a um salário mínimo e meio (R$ 1.820,00); ou
  • tenha cadastro no CadÚnico para receber auxílios ou ser beneficiado por programas sociais do Governo Federal.

Para solicitar a taxa de isenção, basta fazer essa solicitação no momento da inscrição e seguir os passos para comprovar a baixa renda.

Veja em quais situações o atendimento especializado é permitido

O atendimento especializado pode ser solicitado por pessoas com baixa visão, cegueira, surdez, dislexia, autismo e deficiências físicas, auditivas ou intelectuais.

Os idosos e as mulheres gestantes ou lactantes também podem solicitar atendimento especializado.

No caso dos cegos, por exemplo, além da prova em braile, uma pessoa pode ajudar na hora da prova lendo ou transcrevendo questões.

Já as lactantes têm direito a um tempo adicional de 60 minutos na prova, para que possam alimentar os seus bebês. Elas também podem levar um acompanhante para ficar com a criança no restante do período.

O uso de nome social também faz parte do atendimento especializado. Participantes travestis e transexuais têm a oportunidade de escolher seus pronomes e nomes de tratamento, bem como qual banheiro preferem usar no local.

No ato da inscrição todos os tipos de atendimento social devem ser solicitados. Pode ser solicitado o envio de laudos médicos que comprovem as condições informadas.

Aplicativo do Enem: todas as informações necessárias na palma da sua mão

O Inep já disponibilizou para os estudantes o aplicativo do Enem. Você pode baixá-lo em seu celular para acompanhar informações da inscrição, consultar o local da prova e até fazer simulados. Fica tudo na palma da sua mão!

Tudo certo com a sua inscrição do Enem? Esperamos que o nosso conteúdo tenha sido esclarecedor para que você consiga se inscrever para a prova antes do término do prazo.

Para mais informações sobre a prova, baixe agora mesmo o nosso e-book com tudo o que você precisa saber sobre o Enem.

Modelo de planejador de estudos