O futuro profissional dos jovens é um assunto que volta e meia está em pauta. Aliás, falando nisso, você já parou para pensar no que quer ser quando crescer? Contador, advogado, professor de Educação Física, enfermeiro… Alguma dessas profissões combina com você?
A escolha da profissão é um momento muito importante para os jovens. Pode-se dizer, inclusive, que este é o primeiro grande desafio da vida adulta: escolher a profissão que você quer trilhar nos próximos anos. Apesar de ser algo fundamental, você precisa encarar este momento com tranquilidade e sabedoria.
Apenas com bastante equilíbrio você conseguirá escolher a profissão que mais combina com você. Não é hora de optar por aquela área que todos querem que você ingresse, pelo trabalho que seus pais fizeram ou por aquilo que os professores acham de você.
A escolha da profissão deve partir unicamente de você, afinal é sobre o seu futuro que estamos falando.
Ao mesmo tempo em que você pode fazer parte do grupo de pessoas que sabe o que quer fazer quando crescer desde os 10 anos de idade, você pode estar no time daqueles que não fazem a mínima ideia do que cursar. E tudo bem. É para isso que nós estamos aqui.
Ao longo das próximas linhas, você confere 10 dicas que preparamos com exclusividade para que você possa se preparar para o futuro profissional. Bora saber mais? Então continue com a gente!
Se você está cursando os últimos anos do ensino médio, chegou a hora de deixar um pouco as brincadeiras de lado e investir um tempo na preparação do seu futuro profissional.
Os anos passam depressa e logo você vai ter terminado o ensino básico. E aí? O que você pretende fazer? Confira as nossas dicas a seguir.
Depois de finalizar o ensino médio, é hora de começar o ensino superior. Somente com uma boa faculdade é possível ter acesso às melhores remunerações e oportunidades no mercado de trabalho.
A UniVS oferece aos estudantes as seguintes opções de graduação:
É natural que você tenha grandes sonhos nesse momento da sua vida. E que bom que você os tem! Este é um período em que você tem todas as opções à sua disposição, basta escolher aquela que mais combina com o seus gostos e estilo.
Contudo, este momento de grandes decisões podem aflorar em você sentimentos de ansiedade e frustração. Fique atento e tente manejá-los da melhor forma possível.
Alimentar-se bem, praticar exercícios físicos e ter boas noites de sono são ações que afastam a ansiedade.
A vida adulta exige muito dos profissionais. Dependendo da carreira que você escolher, então, essas exigências podem ser ainda maiores. Por isso, aproveite este tempo para investir na sua saúde física e mental.
Pratique exercícios ao ar livre. A yoga, inclusive, faz muito bem para o corpo e a mente. Se possível, participe de algum voluntariado e também faça psicoterapia. Você vai se sentir muito bem e as escolhas serão muito mais fáceis de serem tomadas.
Aproveite para se conhecer e estar cada vez mais atento ao que você gosta. Não fazer isso, aliás, é um grande erro da grande maioria dos profissionais. Muitos optam por carreiras de prestígio e com boas remunerações e acabam esquecendo o que realmente os faz feliz.
Não seja como estes profissionais. Antes de prestar vestibular, busque entender a si mesmo e conhecer o que faz o seu coração bater mais forte. Você nunca vai se arrepender de fazer isso.
Aprender nunca é demais. Seja durante o ensino médio ou mesmo na faculdade, continue aprendendo em todos os ambientes que estiver. Seja humilde e ouça os mais velhos, aqueles que têm mais experiência.
O aprendizado é fundamental e ele vai lhe dar uma visão ampla de todas as situações. Com ele, você terá maiores chances de fazer a melhor escolha.
O mundo está em constante mudança, principalmente no que diz respeito às novas tecnologias. Por isso, esteja sempre aberto e em busca de conhecimento. Sem ele, você vai ficar para trás.
Enquanto você constrói uma carreira sólida na faculdade, esteja atento ao que acontece no mundo ao seu redor, tanto na sua profissão como em outras. Isso vai fazer a diferença depois da sua formatura, você vai ver.
No frenesi por buscar uma boa profissão, você pode acabar esquecendo de descansar e de cuidar de você mesmo. Não faça isso! O seu corpo e a sua mente precisam estar saudáveis para que você possa dar o melhor de si nos estudos.
Portanto, sempre durma entre 6 e 8 horas por dia (acordando e indo dormir sempre nos mesmos horários). Além disso, faça refeições saudáveis, pratique exercícios físicos e cuide de si mesmo.
Além de entender o que você gosta, é importante que você busque por outras opções fora do que você está acostumado.
“Ah, mas eu nunca vou trabalhar na área da saúde”. Você gosta de cuidar dos outros e dar o melhor de si em tudo? Será que a faculdade de Enfermagem não seria legal?
Ampliar os horizontes pode fazer bem à você e trazer à luz algumas profissões que você ainda nem ao menos tinha cogitado. Alerta de spoiler: você vai se surpreender se fizer isso!
Quando temos metas alcançáveis em nossa frente, a tendência é nos sentirmos menos ansiosos, certo? Essa ação vai fazer também com que você evite a procrastinação, algo bem comum entre os jovens.
Então, escreva no papel quais são as suas metas e em quanto tempo você quer atingi-las. Mas atenção: lembre-se de ser realista neste momento.
Ainda na área do autoconhecimento, tente identificar, ao longo dos dias, quais são os seus pontos positivos e negativos, ou seja, no que você é bom e no que você não é tão bom assim. Isso vai ajudar na hora da escolha profissional.
E então, qual trabalho é a sua cara? Tem alguma ideia? O futuro profissional dos jovens é um assunto que deve sempre ser discutido, mas sem ansiedade. Para isso, criamos um quiz que vai ajudar a descobrir qual profissão mais combina com você. Acesse aqui gratuitamente!