Cursar a faculdade de Enfermagem é uma das escolhas mais nobres que você pode fazer. Além de ser a maior e que mais cresce classe de trabalhadores do País, a Enfermagem é o único ramo da saúde que fica 24 horas ao lado do paciente. É o enfermeiro que, além de saúde, leva bem-estar a quem está nos hospitais e clínicas.

Ao longo dos últimos anos, calorosos debates acerca do piso salarial da Enfermagem vem ganhando vida. O objetivo de quem busca a aprovação desta medida é dar ao profissional a dignidade que ele merece para trabalhar. Muito já foi feito, mas ainda muito precisa acontecer neste cenário.

A primeira faculdade de Enfermagem foi implantada no Brasil em 1925. E, de lá para cá, muito vem sendo feito pelas instituições para entregar aos estudantes uma formação cada vez mais completa em uma das áreas que mais demanda profissionais do mercado.

Ao longo deste artigo, vamos conhecer o que você vai encontrar na faculdade de enfermagem da UniVS, vantagens de estudar em uma das melhores instituições de ensino superior do Ceará, formas de ingresso e opções de bolsas e financiamentos. Para saber mais, continue ligado!

Faculdade de Enfermagem da UniVS: o que você encontra aqui

A faculdade de Enfermagem da UniVS tem duração de 5 anos (10 semestres). Além da grade de aulas teóricas, os alunos têm acesso a ensinamentos práticos em laboratórios, hospitais e unidades públicas de saúde.

O curso de Enfermagem da UniVS é reconhecido pelas instituições responsáveis por avaliar o ensino no País: atingiu conceito 4 no Ministério da Educação (MEC) e nota 4 no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade).

Além disso, a UniVS conquistou o 1º lugar entre as melhores instituições de ensino do interior do Ceará, conforme o Índice Geral de Cursos (IGC) 2019.

Vamos conhecer, agora, as disciplinas que você cursará ao longo dos 5 anos da faculdade de Enfermagem da UniVS:

Conheça as disciplinas que esperam por você na faculdade de Enfermagem da UniVS

Ao longo dos 5 anos de curso, você precisará passar por uma carga horária obrigatória de 3.640 horas-aula de conteúdos teórico-práticos, 960 horas em estágios supervisionados e 240 horas em atividades complementares.

Pode até parecer muito tempo, mas você deve lembrar que estas horas são diluídas ao longo dos 5 anos de curso. E, como você vai estar estudando o que gosta, o tempo vai passar voando, pode acreditar.

1º semestre

• Anatomia Humana
  • Citologia e genética
  • Primeiros socorros
  • Informática aplicada à saúde
  • História da Enfermagem
  • Socioantropologia da saúde e questões étnico raciais
  • Bioquímica

• Estágio Supervisionado II – Enfoque na Assistência Hospitalar
  • Atividades Complementares

6 vantagens que você só encontra no curso de Enfermagem da UniVS

O curso de Enfermagem da UniVS possui vantagens únicas que vão facilitar ainda mais a aprendizagem e fazer de você o profissional que o mercado de trabalho procura. Vamos conhecer agora tudo que você vai ter acesso ao longo dos 5 anos de estudos:

1. 1.640 horas de atuação prática

Ao longo do curso de Enfermagem você terá 1.640 horas de atuação prática, quantidade esta superior à exigida pelo MEC. Desta forma, você conseguirá praticar os ensinamentos aprendidos em sala de aula e se tornar um profissional ainda melhor.

2. Manequins para simulações de técnicas de reanimação

A UniVS possui manequins para que os alunos de Enfermagem possam aprender as principais e mais utilizadas técnicas de reanimação cardiorrespiratória, cateterismo nasogástrico e vesical.

3. Corpo docente qualificado

Os professores da faculdade de Enfermagem são extremamente qualificados em titulação, sendo todos mestres e doutores em suas áreas de atuação. Além disso, são renomados e possuem muitas horas de prática.

4. Incentivo à iniciação científica e acadêmica

Se você gosta de estar envolvido com pesquisas e estudos que vão além do que é oferecido em sala de aula, saiba que a UniVS incentiva amplamente projetos de iniciação científica e acadêmica para alunos da área de Enfermagem.

5. Experiência teórico-prática no ambulatório da faculdade

Desde o início do curso, os estudantes têm experiências teórico-práticas no Ambulatório para Prevenção e Tratamento de Lesões (APTL), oferecendo atendimento à toda região.

6. Laboratórios completos e de alta tecnologia, incluindo a Clínica-Escola

O estudante de Enfermagem da UniVS tem acesso aos laboratórios de Informática, Anatomia Humana, Bioquímica, Biofísica, Microscopia, Microbiologia, Parasitologia, Semiologia e Semiotécnica, além da Clínica-Escola, com estrutura completa.

Conheça as formas de ingresso e diferentes opções de bolsas e financiamentos

Visando trazer oportunidades para todos, a UniVS oferece 5 formas diferentes de ingresso na instituição:

1. Exame Nacional do Ensino Médio (Enem);
  2. Mega Vestibular;
  3. Vestibular digital;
  4. Transferidos e graduados;
  5. Retorno ao curso.

A UniVS oferece, ainda, diferentes opções de bolsas e financiamentos para que você possa iniciar os estudos já no próximo semestre. Você pode escolher a forma que melhor se encaixa com o que você precisa no momento:

• Bolsa FIES;
  • FIES;
  • PROUNI;
  • Fundacred;
  • Bolsa Social;
  • Parcelamento Próprio.

Saiba mais sobre a faculdade de Enfermagem da UniVS e comece a trilhar o seu futuro!

É hora de começar a pensar no que você deseja para o seu futuro. Como você se vê daqui a 5, 10 ou 20 anos? Essa imagem começa a ser construída agora com muito estudo e dedicação. Continue conosco e saiba mais sobre a faculdade de Enfermagem da UniVS!

Infográfico - 6 bolsas e financiamentos para entrar na faculdade