Se você é estudante, profissional ou tem interesse na área da saúde, tem muito o que comemorar no dia 7 de abril, data em que se celebra o Dia Mundial da Saúde.

Com a pandemia da Covid-19, as pessoas passaram a valorizar ainda mais os profissionais da saúde, que contribuem diretamente para o bem-estar e a qualidade de vida da população.

Todos os que atuam no segmento têm grande relevância para a sociedade e é por isso que datas, como o Dia Mundial da Saúde, precisam ser divulgadas e celebradas. Continue conosco para saber mais!

Dia Mundial da Saúde: conheça a data comemorada no dia 7 de abril

O Dia Mundial da Saúde é celebrado em 7 de abril por ter ocorrido nessa data, no ano de 1948, a criação da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Assim, o objetivo da data é celebrar essa conquista mundial, para despertar uma consciência global e coletiva sobre diversos aspectos que envolvem a saúde pública.

Dia Nacional da Saúde: saiba mais sobre a data celebrada em 5 de agosto

No Brasil, além da celebração mundial, também comemoramos, em 5 de agosto, o Dia Nacional da Saúde. A data foi instituída em nosso país pela Lei nº 5.352, em 1967, pelo então presidente Costa e Silva.

A data escolhida para celebrar o Dia Nacional da Saúde é uma homenagem a Oswaldo Cruz. O médico brasileiro nasceu em 5 de agosto de 1872 e foi pioneiro no estudo das moléstias tropicais e da medicina experimental em nosso país.

Saúde: entenda qual é a definição dada pela OMS para a área

A OMS define a saúde como “um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas como a ausência de doença ou enfermidade”.

Ou seja, para sermos saudáveis, não é preciso apenas que não tenhamos nenhuma doença, mas sim que consigamos viver em harmonia com o nosso corpo e o ambiente que nos cerca.

Para que isso aconteça, uma série de boas práticas, como ter uma alimentação saudável, levar uma rotina mais leve e fazer exercícios físicos são necessárias.

Tais ações fazem com que realmente sejamos pessoas saudáveis e ajudam a prevenir o surgimento das doenças. É por esse motivo que celebrar e divulgar o Dia Mundial da Saúde é tão importante.

Em datas como essa, empresas, instituições de ensino e demais organizações devem promover ações para instigar a população a ter hábitos mais saudáveis e a valorizar os profissionais da saúde.

4 profissionais que são muito importantes para a saúde da população

Quando falamos em profissionais da saúde, a primeira profissão que nos vem à cabeça é a de médico. Afinal, é esse profissional que buscamos quando apresentamos algum sintoma ou desconforto em nosso corpo.

Porém, a área da saúde não se resume à medicina. Diversos outros profissionais, como nutricionistas, enfermeiros, fonoaudiólogos, biomédicos, farmacêuticos, entre outros, têm grande relevância para a sociedade.

A seguir, falaremos mais sobre 4 profissionais relevantes para a manutenção da saúde da população. Conheça mais sobre essas carreiras!

Lista de cursos para trabalhar na area da saude

1. Educador físico

O educador físico é um profissional que tem a aptidão e os conhecimentos necessários para orientar as pessoas sobre a prática de exercícios físicos.

Esse profissional pode atuar em escolas, academias, clubes, centros esportivos, entre outros estabelecimentos em que se realizam atividades físicas.

Para atuar na área é necessário concluir o curso de licenciatura ou bacharelado em Educação Física. Além disso, o profissional deve ser registrado no Conselho Regional de Educação Física (CREF) da sua região.

2. Enfermeiro

Geralmente, o enfermeiro atua em clínicas, hospitais, postos de saúde e outros estabelecimentos. O profissional coordena e supervisiona o trabalho dos técnicos de Enfermagem, repassando orientações sobre como devem proceder com os cuidados aos pacientes.

Além disso, os enfermeiros podem fazer a triagem dos pacientes que são atendidos em unidades de emergência. Assim, prestam os primeiros cuidados aos pacientes e, de acordo com a gravidade de cada caso, encaminham o usuário para o atendimento médico.

Para atuar como enfermeiro é necessário ter graduação em Enfermagem e registro no Conselho Regional de Enfermagem (Coren) da localidade em que atua.

3. Fisioterapeuta

Por meio de massagens e exercícios físicos supervisionados, o fisioterapeuta faz com que os profissionais da saúde possam recuperar os movimentos perdidos ou afetados por conta de acidentes e doenças. Além disso, a fisioterapia também pode ser realizada em caráter preventivo.

Para atuar nesse segmento, é necessário concluir a faculdade de Fisioterapia e se registrar no Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Crefito) da sua região.

4. Psicólogo

A pandemia da Covid-19 também acendeu um alerta para as pessoas valorizarem mais a saúde mental. O cenário caótico fez com que muitos indivíduos desenvolvessem quadros de depressão, ansiedade e outras doenças da mente.

A procura por psicólogos, portanto, cresceu de forma significativa. Esse profissional atua auxiliando os pacientes a entenderem os comportamentos e as funções mentais do ser humano.

Por meio de métodos científicos, o psicólogo pode avaliar os quadros de cada pessoa e atuar no tratamento e prevenção de doenças mentais, visando promover a qualidade de vida.

Além da graduação em Psicologia, para atuar como psicólogo é preciso ter registro no Conselho Regional de Psicologia (CRP) da localidade.

Motivos não faltam para homenagear os profissionais e celebrar o Dia Mundial da Saúde, concorda? Por isso, não deixe de comentar sobre essa data com seus amigos e familiares.

E, se você pensa em seguir carreira nesse segmento, confira agora mesmo os cursos da área da saúde oferecidos pela UniVS. Temos excelência no ensino e preparamos profissionais altamente competentes para o mercado de trabalho.

Modelo de planejador de estudos