O curso técnico entrou na moda nos últimos anos devido à sua duração, que é mais curta, e pela chances de conseguir um emprego nessa categoria profissional. Mas isso quer dizer que ele é suficiente e não é necessário fazer faculdade?
No texto de hoje, vamos falar um pouco sobre as diferenças entre essas duas modalidades e se vale a pena fazer só curso técnico, ou se a faculdade é uma boa pedida também. Vamos lá?
A principal diferença entre um curso técnico e uma faculdade é que enquanto o técnico não exige ter concluído o ensino médio, para entrar em um curso de graduação é necessário ter terminado os estudos na escola tradicional.
Além disso, os cursos superiores capacitam profissionais a exercer cargos de gestão e liderança em diversas empresas, que exigem muita responsabilidade.
O curso técnico, por sua vez, é uma formação de nível médio cuja função é formar profissionais que atuem em trabalhos técnicos, geralmente relacionados ao setor da indústria.
A carga horária de um curso técnico é menor se comparada a uma graduação, o que faz que a quantidade de disciplinas e o tempo de duração também seja menor que o de um curso superior.
Já a faculdade é uma formação de nível superior. Esse nome é porque os cursos de graduação formam pessoas em uma área que exige conhecimentos específicos. Sobre isso, os cursos de graduação estão disponíveis em três diferentes modalidades que vamos falar a seguir.
A formação é mais direcionada ao mercado de trabalho. Isto é, atuação em empresas de diferentes portes — pequena, média e grande. Os cursos de graduação na área duram em média de quatro a seis anos.
Os cursos de licenciatura visam formar profissionais voltados para a área acadêmica, mais precisamente para dar aula nos ensinos fundamental e/ou médio. Também duram entre quatro a seis anos e geralmente os estudantes devem fazer estágio em alguma escola para obter o diploma.
As faculdades tecnólogas também preparam estudantes para o mercado de trabalho, mas com o foco voltado para a prática da futura profissão que o estudante aprende. Além disso, a duração dos cursos é mais curta, entre dois a três anos.
É muito comum que tenha trabalhos de campo para que quem estuda saia para o mercado com o perfil mais adaptado possível.
Pode, já que a formação mínima para ambos é diferente. É possível fazer curso técnico enquanto cursa uma faculdade, desde que em horários diferentes.
Inclusive, fazer o curso técnico junto à faculdade, ou até antes, pode ser bem útil. Se ele for de uma área igual ou parecida com o curso de graduação, você vai agregar ainda mais conhecimento e valor ao seu currículo.
Sem enrolações, vamos a elas:
Cursar uma graduação une teoria e prática e você entende como a sua profissão ajuda a servir o próximo, além de te capacitar a compreender as necessidades do outro.
Por exemplo, se você cursa Enfermagem, aprende sobre anatomia para ter capacidade de cuidar de um paciente de forma adequada no futuro.
A faculdade é importante, pois com ela é possível aumentar as chances de ganhar um bom salário.
Uma pesquisa avaliou que em 2018 profissionais graduados tinham 2% a mais no índice de empregabilidade em comparação à taxa de emprego geral no país, que caiu 27%, de acordo com dados do Índice de Empregabilidade do Ensino Superior.
Um curso superior também ajuda a ressaltar a visão estratégica de estudantes com experiências práticas, como estágio ou até mesmo alguns trabalhos em sala de aula que os ajudam a desenvolver habilidades como a liderança
Outro ponto é que você consegue ver como diferentes áreas se relacionam com a sua profissão. E, assim, passa a entender o que o mercado espera do profissional do futuro.
Ter um diploma de um curso superior pode ser também um atrativo em seu currículo, principalmente para cargos que não exigem ter faculdade. Uma chance e tanto para se destacar perante seus concorrentes.
Outro ponto é que para o exercício de determinadas profissões, como Direito, Veterinária e Fisioterapia, o diploma é obrigatório na hora de se registrar no conselho de suas respectivas categorias.
Ou seja, fazer faculdade só tem a acrescentar no currículo de qualquer pessoa!
E aí, já tinha parado para pensar em todas as vantagens que uma faculdade oferece para você, além do curso técnico? Bom, que tal ler mais um pouquinho sobre fazer ensino superior?
A gente preparou um material imperdível que vai ajudar você a se inteirar nos principais fatores para prestar atenção quando decidir por um curso de graduação. O material é de graça e você pode baixá-lo aqui já!