Tem vontade de estudar Fisioterapia, mas não sabe o que esperar? Então não precisa mais se preocupar.

Neste texto, vamos falar tudo o que você quer saber sobre o curso de Fisioterapia — as principais disciplinas, o que faz esse profissional, o mercado de trabalho e outros detalhes. Fica com a gente!

O que você precisa saber antes de fazer Fisioterapia?

De forma simples, a pessoa fisioterapeuta é aquela que trabalha com o movimento do corpo humano.

A Fisioterapia é um curso bem diverso, no qual se aprende sobre o corpo humano e seu funcionamento durante exercícios físicos. Como as nossas articulações ficam em caso de lesões, como é a recuperação física depois de acidentes, entre outros tópicos.

Algumas das atividades de quem se forma na área são:

• reabilitação e reestruturação de órgãos;
  • prevenção de lesões;
  • tratamentos estéticos;
  • recuperação de movimentos corporais;
  • tratamentos em pacientes internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs);
  • entre outros procedimentos.

Quem estuda Fisioterapia deve, acima de tudo, gostar de lidar com as pessoas. Afinal, o ser humano é a fonte primária do trabalho de uma pessoa fisioterapeuta — por isso mesmo, carisma e bom relacionamento interpessoal são características desejadas.

Muitas vezes, você vai receber pacientes com a autoestima abalada devido ao comprometimento temporário dos movimentos. Assim, saber se relacionar com o próximo é importante e ajuda a quebrar o gelo com o paciente no começo do tratamento.

Ter afinidade com ciências biológicas também é interessante para se familiarizar com mais facilidade com o que o curso de Fisioterapia tem a oferecer. A grade curricular é composta por várias disciplinas relacionadas ao corpo humano, como vamos ver daqui a pouco.

Quais as matérias do curso de Fisioterapia?

O início do curso de Fisioterapia costuma ser mais teórico, com disciplinas que são a base da profissão, como Anatomia, Biologia, Saúde Pública e Fisiologia.

As disciplinas de laboratório costumam ser mais comuns a partir do segundo ano da graduação, com a aplicação de diversos tratamentos como a termoterapia, que utiliza técnicas de calor ou frio na recuperação de pacientes e fototerapia (uso de luz).

Na parte final da graduação, geralmente a partir do sétimo semestre, os estudantes devem fazer um estágio supervisionado. Ele pode ser feito nas dependências da própria faculdade, caso ela tenha instalações adequadas para isso. É o caso da clínica-escola, como a UniVS tem, ou em locais do setor público e/ou privado.

E, claro, para se formar, é necessária a entrega do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), a fim de obter o diploma e conseguir o registro profissional para atuar na área.

Outras disciplinas que muito provavelmente estarão presentes no curso de Fisioterapia são:

• fisiologia do exercício;
  • fisioterapia em pediatria;
  • fisioterapia em geriatria;
  • fisioterapia em terapia intensiva;
  • entre outras.

Isso porque é essencial que a futura pessoa fisioterapeuta saiba trabalhar com públicos de todas as idades, já que não se sabe quem pode ser o futuro paciente deste profissional.

Além disso, é necessário aprender todas as técnicas necessárias de reabilitação corporal e tratamento de lesões em pacientes de diversos perfis, como atletas, público em geral e assim por diante.

Infográfico - 6 bolsas e financiamentos para entrar na faculdade

Tem matemática no curso de Fisioterapia?

Sim, tem. Em sua rotina profissional, a pessoa fisioterapeuta terá que realizar procedimentos como cálculos de massa corporal, porcentagem de gordura em pacientes, entre outros.

Sendo assim, o estudante vai ver (e, às vezes, rever) fórmulas de Física, Química e Matemática nas principais disciplinas do curso, como Anatomia, Genética e Fisioterapia em Geriatria.

O que esperar do curso de Fisioterapia?

Como você viu até aqui, é interessante esperar um curso amplo e generalista, pois as matérias dessa graduação dão possibilidades de trabalhar em várias frentes, como esporte, estética, fora o atendimento em clínicas.

Sendo assim, a pessoa formada tende a ter uma atuação em vários procedimentos, como diagnósticos fisioterapêuticos para pacientes, interpretação de exames, avaliações físico-funcionais de cada indivíduo na hora de definir o melhor tratamento para aquela pessoa, entre outros.

Sobre o mercado de trabalho na área, ele pode incluir clínicas, hospitais, unidades básicas de saúde (UBS), no setor público e no privado.

Uma coisa legal da profissão é a possibilidade de empreender. A pessoa formada em Fisioterapia pode abrir o seu próprio negócio e atender pacientes no local desejado, desde que com autorização para isso.

Outro ponto importante é sobre as possibilidades de emprego, que são altas. Vale ressaltar que a Fisioterapia foi eleita como uma das quinze áreas que mais contratavam em 2018. Com a pandemia de Covid-19, sabemos que a demanda continua grande.

Por fim, mas não menos importante, a tecnologia vai fazer cada vez mais parte do dia-a-dia de uma pessoa fisioterapeuta. A chamada Fisioterapia 4.0 faz com que recursos como avaliações de postura e pisada e exames eletrônicos façam a profissão ser cada vez mais digital.

Isso não quer dizer que o aspecto humano vai ser deixado de lado. No entanto, uma boa graduação vai proporcionar o contato do aluno com recursos tecnológicos, pois eles vão ser cada vez mais presentes na rotina profissional do futuro ou da futura fisioterapeuta.

Se você quiser saber mais sobre o curso de Fisioterapia aqui na UniVS, não perca tempo: entre em nosso site e confira mais informações sobre a nossa graduação. Detalhe: as nossas inscrições estão abertas, então, não perca tempo!