Você sonha em ter um diploma de curso superior, mas fica se perguntando como pagar por uma faculdade particular sem passar sufoco? Isso é muito comum entre os jovens que não podem ou não querem recorrer ao “paitrocínio” e pode até ser assustador em um primeiro momento.
Mas, acredite você ou não, existem várias opções de bolsas e financiamentos que podem encurtar o caminho rumo ao diploma dos seus sonhos.
Com um pouco de planejamento e conhecimento sobre as oportunidades disponíveis, você pode tornar esse sonho uma realidade sem começar a vida adulta no vermelho.
Bora, aprender sobre isso e dar o pontapé inicial para ter uma vida acadêmica e profissional promissora? Então, prossiga com a leitura!
Quando os jovens chegam à idade de entrar na facul, é comum bater aquela dúvida: será que os meus pais podem bancar os meus estudos?
Em alguns casos, essa ajuda pode até ser bem-vinda, mas é preciso que você tenha cuidado para não acabar “refém” de escolhas que não são suas. Por exemplo, se a sua mãe é advogada, você sempre admirou o trabalho dela e quer seguir carreira na área, não há nada de errado em ter a mesma profissão que ela.
Mas, caso você não curta essa carreira e queira fazer outro curso, como Medicina Veterinária, é preciso acender um sinal de alerta. Nesse caso, vale a pena conversar com os seus pais e mandar a real sobre o seu desejo.
Se mesmo assim eles quiserem ajudar você, show de bola. Porém, se por outro lado eles não curtirem a ideia e quiserem que você faça o curso que eles escolheram, é hora de voar e correr atrás de formas de bancar os seus estudos.
É claro que os seus pais querem apenas o seu bem. Mas eles também são humanos e podem fazer projeções em você, que divergem das suas próprias vontades e expectativas.
Então, não há uma resposta certa de que o “paitrocínio” vale a pena ou não. Cada caso é um caso e você é a melhor pessoa para avaliar a sua própria situação.
Lembre-se de que quem vai exercer a profissão no futuro e responder sobre suas consequências será você mesmo.
Você optou por não recorrer ao “paitrocínio”? Seus pais não têm condições financeiras para bancar os seus estudos? Quer ter a sua independência e mandar no seu nariz desde cedo?
Em situações assim, é interessante conhecer algumas formas de como pagar a faculdade. A resposta boa é que existem opções para isso. A seguir, confira as principais delas.
O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa oferecido pelo Governo Federal e é uma mão na roda para a galera que quer fazer uma faculdade, mas tá meio apertado de grana.
Funciona assim: você precisa fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e conquistar uma boa nota. Depois, deve ficar de olho nos editais das instituições de ensino do seu interesse e fazer a inscrição.
Caso seja aprovado, você poderá financiar parte ou todo o valor do seu curso superior. Sendo assim, você começa a pagar apenas depois de formado, com juros bem mais modestos do que os empréstimos ou financiamentos tradicionais.
A UniVS, por exemplo, é recordista de vagas FIES na região. São mais de 1.000 vagas, em todos os cursos da instituição.
A aprovação no FIES nem sempre é rápida. Isso acontece porque os processos podem ser um pouco chatos e burocráticos. Mas, a UniVS pensou em uma forma para os alunos que precisam do financiamento não ficarem esperando para começar a graduação.
Para isso, foi criada a Bolsa FIES. Trata-se de uma modalidade em que os alunos que aguardam a aprovação do FIES ganham descontos de 85% ou mais na mensalidade do curso.
Vale super a pena conhecer isso mais a fundo, caso você queira contratar o FIES e não quer perder tempo para iniciar os estudos.
Quem busca opções de como pagar a faculdade também pode recorrer ao Programa Universidade para Todos (Prouni). Assim como o FIES, a iniciativa está vinculada ao Governo Federal para ajudar estudantes que querem entrar no ensino superior.
Usando a nota do Enem, estudantes cuja renda familiar bruta seja de até 1,5 salário mínimo por pessoa, podem se inscrever no edital do Prouni. O programa dá bolsas totais ou parciais para os estudantes.
O Fundacred é um programa próprio da UniVS e é mais uma opção para você bancar os seus estudos sem passar sufoco.
Com ele você consegue pagar metade da mensalidade do curso durante o período regular e a outra metade só depois que se formar.
Para conseguir esse financiamento, você deve estar matriculado em um curso da nossa instituição. Também precisa ter um fiador maior de 18 anos e que tenha uma renda mínima de dois salários mínimos.
Em parceria com as prefeituras de Icó, Orós, Cedro, Jaguaribe e Lavras da Mangabeira, a UniVS criou a Bolsa Social.
Nesse programa, estudantes de baixa renda e moradores dos municípios citados podem fazer uma prova e concorrer a uma bolsa de estudos em nossa instituição.
Fazer faculdade vale muito a pena e nós podemos provar! Entenda alguns dos principais motivos para ingressar no ensino superior.
Com um diploma de curso superior, você tem acesso a um leque maior de oportunidades profissionais.
Ou seja, você aumenta as suas chances de conseguir um emprego bacana e bem remunerado.
Durante a faculdade, você vai conhecer pessoas de diferentes áreas e backgrounds e isso é muito vantajoso!
Essa rede de contatos pode abrir portas para parcerias, oportunidades de trabalho e até mesmo amizades para a vida toda.
As instituições de ensino superior, como a UniVS, oferecem bibliotecas, laboratórios, equipamentos e outros recursos que oportunizam uma formação mais completa.
Um diploma de faculdade carrega um certo prestígio social e é reconhecido como uma conquista importante.
Isso pode abrir portas, facilitar o acesso a certas posições e demonstrar sua dedicação e comprometimento.
Agora você sacou como é vantajoso fazer um curso superior e que encontrar uma forma de como pagar a faculdade não é algo impossível, não é?
Entre as opções que apresentamos, o FIES é um dos mais requisitados por nossos alunos. Por isso, preparamos um guia completo para você conseguir o financiamento. Baixe agora mesmo!