Saber como funciona o FIES pode ser interessante para você, que sonha em fazer uma faculdade, mas não tem grana suficiente para pagar as mensalidades.
Isso porque o FIES é um programa de financiamento estudantil do Ministério da Educação (MEC). Por meio dele, você só paga as mensalidades da faculdade depois de concluir o seu curso.
Quer saber como funciona o FIES e esclarecer outras dúvidas sobre esse programa? Então, prossiga com a leitura! Listamos os principais questionamentos que os estudantes têm sobre o assunto e os respondemos.
O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa do MEC, que concede financiamento a estudantes de baixa renda. Para isso, eles precisam estar regularmente matriculados em cursos superiores pagos em instituições de ensino privadas.
Para contratar o FIES, o estudante tem que se encaixar nos seguintes pré-requisitos:
Recentemente o FIES passou por mudanças e uma nova modalidade de financiamento foi criada. O objetivo dessa mudança foi ampliar o acesso dos estudantes à educação superior.
Atualmente existem duas modalidades distintas de financiamento: o FIES e o P-FIES. Na UniVS existe, ainda, a Bolsa FIES.
As modalidades são diferentes por conta da renda e do agente financiador. Entenda mais a seguir!
Na primeira modalidade, são oferecidas vagas com juros zero para os estudantes que tiverem uma renda per capita mensal de até três salários mínimos.
Nessa categoria, os estudantes começam a pagar as prestações do FIES respeitando o seu limite de renda. Isso faz com que os encargos se reduzam consideravelmente.
A modalidade P-FIES é destinada para os estudantes com renda per capita mensal de até cinco salários mínimos.
A escala para esse financiamento varia de acordo com o valor da renda familiar. Assim, o estudante poderá financiar todo o valor do curso ou apenas parte dele.
Os recursos do P-FIES são oriundos dos fundos constitucionais e de desenvolvimento. É um valor que, por Lei, o Governo Federal deve investir para combater a desigualdade social.
Vale lembrar que, para contratar o P-FIES, não é necessário ter realizado o Enem. Para o FIES, no entanto, o exame continua sendo obrigatório.
Na UniVS existe, ainda, uma modalidade diferenciada, a Bolsa FIES. Nesse caso, o estudante pode ter 85% de desconto nas mensalidades iniciais, enquanto aguarda a aprovação do FIES.
A Bolsa FIES é exclusiva para quem vai contratar o FIES e também é válida para qualquer curso.
Na UniVS os estudantes que optarem pela Bolsa FIES podem ingressar na instituição por meio do Vestibular Digital ou usando a nota do Enem.
Ao fazer isso, os candidatos já podem usar o desconto citado nas mensalidades do primeiro semestre, até obter aprovação do seu financiamento via FIES.
Você só saberá o valor exato das parcelas do FIES quando fizer a contratação do financiamento.
Isso porque o cálculo leva em consideração uma série de fatores, como o número de semestres do curso, a renda declarada pelo estudante, o valor das mensalidades da faculdade etc.
Para você ter uma noção do valor das parcelas, no próprio site do FIES é possível fazer uma simulação. Basta acessar, informar os dados solicitados e ver qual será o valor aproximado da sua mensalidade.
Pode participar do FIES qualquer pessoa que tenha feito a prova do Enem a partir de 2010 e tenha obtido média aritmética igual ou superior a 450, bem como nota superior a zero na redação. Além disso, a renda per capita familiar não pode ultrapassar três salários mínimos.
Já para a modalidade P-FIES não é necessário ter feito o Enem, conforme explicamos. Já a renda per capita familiar pode ser de até cinco salários mínimos.
Para se inscrever no FIES é bastante simples! Basta acessar o site do programa em fies.mec.gov.br e clicar no menu “Completar minha inscrição”.
Em seguida, clique em “Fazer cadastro”. Nesse momento você será direcionado para a página do Gov.Br, na qual você deverá fazer login ou efetuar cadastro na plataforma do Governo Federal, caso ainda não possua.
Após isso, você novamente será direcionado para a página do FIES. Nesse momento, clique na opção “Entrar com Gov.Br” e informe o seu CPF e a senha cadastrada.
Feito isso, basta preencher as informações solicitadas e aguardar o resultado do processo de seleção.
Vale lembrar que o FIES abre inscrições semestralmente. Então, fique de olho para não perder as datas.
Ao entender como funciona o FIES, muitos estudantes têm dúvidas sobre quando começarão a pagar pelo financiamento.
O pagamento começa a ser feito apenas depois da formatura. Dependendo do contrato, pode existir ou não um período de carência.
O bom de começar a pagar apenas depois de formado é que, com um diploma de curso superior em mãos, crescem as suas chances de empregabilidade.
Sim! A UniVS tem vagas para estudantes com FIES e Bolsa FIES em todos os cursos da instituição. Além disso, temos uma equipe especializada para auxiliar e repassar todas as orientações necessárias para conclusão do processo de inscrição e contratação do financiamento.
Viu só: o seu sonho de ter um diploma de curso de graduação poderá se tornar uma realidade! Temos toda a infraestrutura necessária para você fazer a sua faculdade e começar a pagar só depois de formado.
Gostou da ideia e quer saber mais sobre como ingressar na UniVS e financiar o seu curso pelo FIES? Então, acesse agora mesmo o nosso site! Lá, você encontra todas as informações necessárias e o cronograma que deve ser seguido para fazer a inscrição e contratação.