O curso de Medicina Veterinária é muito procurado por pessoas que gostam de animais ou apreciam a vida no campo. Além de garantir uma formação completa para quem deseja trabalhar com a saúde animal, essa graduação garante ótimas oportunidades profissionais.

Contudo, muitas pessoas têm dúvidas sobre quantos anos dura a faculdade de Medicina Veterinária e como funciona o curso.

Se você está pensando em prestar vestibular para essa área, continue com a gente e conheça tudo o que essa graduação oferece!

Quantos anos dura a faculdade de Medicina Veterinária?

O curso de graduação em Medicina Veterinária tem duração de 5 anos e confere ao formando o título de bacharel. O profissional graduado neste curso está apto a cuidar de animais tanto de pequeno quanto de grande porte, assim como supervisionar produtos de origem animal e para animais, bem como atuar em pesquisa.

Pouca gente sabe disso, mas o médico veterinário também cuida da saúde dos humanos na medida em que atua em vários pontos da cadeia sanitária e controle de zoonoses.

Durante a graduação, você vai estudar matérias como anatomia animal, biologia, ciências do ambiente, imunologia animal, farmacologia, comportamento e muitas outras matérias práticas e teóricas. São elas que preparam o profissional para desenvolver suas funções em qualquer das 80 áreas reconhecidas pelo CFMV, o Conselho Federal de Medicina Veterinária.

O que fazer depois de se formar em Medicina Veterinária?

Agora que você já sabe quantos anos dura a faculdade de Medicina Veterinária, está na hora de responder ao segundo questionamento mais recorrente. O que fazer depois de formado?

O fato é que a profissão é regulamentada há mais de 50 anos. Desde então, esses profissionais atuam em prol da saúde e bem-estar dos animais, dos seres humanos e da sustentabilidade.

Assim, o trabalho dos médicos veterinários vai muito além das clínicas e consultórios. Eles estão presentes na produção dos alimentos de origem animal e têm papel fundamental na agropecuária.

Descubra a seguir algumas das principais áreas de atuação e inspire-se.

Clínica de animais e cirurgia

Essa é uma das áreas mais populares. Aqui, o profissional vai lidar diretamente com a saúde e os cuidados animais. A rotina vai incluir a realização de consultas de bichos de pequeno porte, realização de exames, diagnósticos e a prescrição de tratamentos.

Embora seja possível atuar exclusivamente na clínica, o profissional também pode desempenhar suas funções na clínica cirúrgica.

Da mesma forma, o cirurgião pode atuar apenas nessa área e realizar procedimentos complexos em animais de todos os portes, domésticos ou não.

Produção de alimentos

O Médico Veterinário que atua na produção de alimentos de origem animal atua na manutenção da qualidade de ovos, carne e leite, por exemplo.

Esse profissional também pode prestar assessoria no agronegócio por meio da otimização do rendimento, preservação do meio ambiente e cuidado com a saúde e alimentação dos animais. Tudo para que os alimentos cheguem com a melhor qualidade possível na mesa das pessoas.

Veterinária esportiva

A veterinária esportiva é uma área muito promissora e dinâmica, já que cuida da performance de animais de competição.

A ideia aqui é prevenir lesões, reduzir o desgaste físico e melhorar o rendimento dos animais nas competições, buscando seu bem-estar e sua recuperação depois das competições.

Lista de cursos para trabalhar na area da saude

Pesquisa animal

Na área de pesquisa, o bacharel vai trabalhar no desenvolvimento de estudos que envolvem a saúde dos animais de diversas espécies. Isso envolve reprodução, clonagem, melhoramento genético e alimentação, entre outras áreas.

Exames, análises e diagnósticos

A análise laboratorial é uma carreira muito relevante para detecção de doenças, facilitando o diagnóstico e para análise de contaminação do solo e da água. Você pode ainda trabalhar em pesquisas de medicamentos, vacinas e produtos de uso animal.

Saúde pública

A Medicina Veterinária também está presente na saúde pública. Nesse caso, você pode trabalhar no controle de zoonoses no controle e prevenção de doenças transmitidas entre humanos e animais.

Além disso, outra linha de atuação se dá com o desenvolvimento de vacinas, análise da água e do solo em locais com infraestrutura precária e nos Núcleos de Apoio à Saúde da Família.

Anestesia em pequenos animais, de grande porte e silvestres

Assim como acontece com a medicina em humanos, essa área é dedicada à prática de anestesia em animais tanto de pequeno quanto de médio, grande porte e silvestres.

Nesse caso, o profissional vai trabalhar em parceria com cirurgiões e clínicos durante os procedimentos, garantindo que o animal esteja corretamente sedado e preservando seu bem-estar.

Zoológicos

A prática com animais silvestres é outra área muito interessante e essencial para zoológicos e organizações que cuidam de resgate, recolocação e tratamentos em animais selvagens.

Por que precisa fazer faculdade de Veterinária para trabalhar na área?

O Conselho Federal de Medicina Veterinária tem como pré-requisito fundamental realizar o curso de graduação na área.

Assim, o primeiro passo para ser um veterinário de sucesso é escolher uma faculdade que tenha credibilidade no mercado e uma boa nota no MEC.

Além de se preparar para os desafios de atuar nas diferentes áreas de atuação, você também vai estudar temas como ética, direitos dos animais, sustentabilidade e empreendedorismo.

Agora que você já conhece um pouco mais sobre as diferentes áreas e quantos anos dura a faculdade de Medicina Veterinária, basta fazer sua inscrição no vestibular e começar a se preparar para esse passo tão importante para uma carreira de sucesso.

Ficou interessado? Então, aproveite para baixar nosso e-book com um guia completo sobre o Fies para te ajudar a financiar os seus estudos!