Ser veterinário é o sonho de muitos. Anualmente, milhares de médicos veterinários se formam em várias instituições de ensino superior espalhadas pelo Brasil. E isso acaba tornando o mercado de trabalho muito mais competitivo.

Se pensarmos no número de profissionais que concluem a graduação na área, é natural chegarmos a conclusão de que ser um médico veterinário de sucesso é um grande desafio. 

Mas isso não deve ser um obstáculo. Muito pelo contrário: se você quer mesmo atuar em prol dos animais, faça disso a sua força!

A seguir, vamos apresentar alguns pontos importantes para você levar em consideração se quiser arrasar como médico veterinário. Beleza? Então segue o fio…

Dicas de como ser veterinário com sucesso profissional

Se você tem o sonho de ser veterinário, então você está lendo o artigo certo. Confira as dicas que separamos para aumentar as suas chances de se tornar um profissional bem sucedido na área. Bora lá?

Fazer uma graduação em Medicina Veterinária

Você pode até achar essa dica um pouco estranha, mas sim, você precisa fazer faculdade. É preciso cursar uma graduação em Medicina Veterinária caso deseje atuar na área. Muitos jovens, por não ter o conhecimento necessário, acabam realizando dezenas de cursos, mas nenhum de ensino superior.

Portanto, se você quer mesmo entrar na área, o primeiro passo é pesquisar as instituições que oferecem o curso de Medicina Veterinária e anotar aquelas que mais combinam com o seu perfil. 

Tirar o registro para exercer a profissão

Após a formatura, você precisa se registrar no Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) para exercer a profissão. 

O registro do profissional é feito junto ao conselho da categoria no Ministério do Trabalho. Assim, o órgão consegue fiscalizar a atuação do profissional e também auxiliá-lo na busca por trabalho.

Escolher uma área de atuação

A profissão de médico veterinário é bastante versátil e engloba diferentes trabalhos, além da clínica de pequenos e grandes animais. E existem atualmente mais de 80 possíveis áreas de atuação, de acordo com o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV). Legal, né?

Ter amor pelos animais

Pode parecer uma dica beeeem básica, mas não é! Existem pessoas que entram para a Medicina Veterinária sem sentir empatia pelos animais. O resultado? Dificilmente este profissional alcançará o sucesso.

Independente da área que você escolher para trabalhar dentro da Medicina Veterinária, saiba que vez ou outra você precisará lidar com os animais (nem que seja apenas durante o curso).

Por isso, se você não curte o contato com os bichinhos, talvez deve pensar em outra carreira.

Saber lidar com pessoas

Além do amor aos animais, você também precisará lidar com pessoas. Dificilmente encontrará uma área onde não terá contato com elas.

Na Medicina Veterinária, por exemplo, chegará o momento em que você precisará informar a um tutor que o seu melhor amigo está muito doente ou acabou não resistindo a uma cirurgia.

Uma situação bastante comum no ramo, mas que pode ser complicada para quem não gosta de estar com outras pessoas ou não tem empatia. Portanto, se você não se imagina em uma dessas situações, também pode ser o momento de repensar a escolha profissional.

Ter inteligência emocional

Na hora de informar a um tutor que o seu animalzinho de estimação faleceu, o que você vai fazer? Sentar ao lado dele e chorar? Não que isso seja ruim, mas neste e em tantos outros momentos da Medicina Veterinária, você precisa de inteligência emocional para lidar com essas situações.

Altos e baixos são normais na carreira profissional. Por isso, durante os anos de graduação, aproveite também para fortalecer a sua inteligência emocional.

Buscar aperfeiçoamento profissional constante

O aperfeiçoamento constante é uma necessidade, qualquer que seja a área que você escolher para atuar. Na Medicina Veterinária ele se torna ainda mais importante tamanha a responsabilidade enfrentada.

Diferenciais que você só encontra na UniVS

Agora que você já está a par do que deve ser feito para atingir o sucesso profissional, continue a leitura para conhecer os diferenciais que a UniVS oferece durante o curso de Medicina Veterinária. Só um spoiler: você vai se surpreender!

Um dos melhores centros universitários do Brasil

Com certeza você quer estudar com os melhores, certo? Então o seu lugar é aqui! A UniVS está entre os três melhores centros universitários do Ceará, de acordo com o Inep, órgão do Ministério da Educação responsável por estudos e pesquisas educacionais.

Infraestrutura moderna e constantemente atualizada

Durante todo o curso de Medicina Veterinária, o estudante tem acesso a aulas teórico-práticas e também a projetos de extensão. Além disso, o centro universitário possui laboratórios próprios de Anatomia e de Histologia.

Corpo docente qualificado e de referência na região

Durante a graduação, você precisará de bons mestres para que possa aprender a teoria e a prática da profissão. Na UniVS isso não é problema. O centro universitário conta com professores com anos de prática no currículo, sendo, em sua grande maioria, mestres ou doutores na área.

Bolsas e financiamentos para facilitar sua entrada no ensino superior

Se você não tem como arcar com os custos de uma graduação no momento, isso não vai impedir o seu sonho de continuar. Na UniVS você encontra bolsas e financiamentos que se encaixam com o seu perfil e cabem no seu bolso.

Você pode optar pelo ProUni, FIES, Fundacred, bolsa social e parcelamento próprio. Aliás, a UniVS é recordista de vagas facilitadas pelo FIES.

Núcleo de Gestão de Carreiras para ajudar você a entrar no mercado de trabalho

O Núcleo de Gestão de Carreiras da UniVS fornece apoio ao aluno que está iniciando os estudos e também aos egressos que buscam colocação profissional.

Atualmente, a instituição conta com um banco de dados com mais de 7 mil currículos, parceria com 400 empresas e mais de 1.500 estudantes encaminhados para o mercado de trabalho.

O Núcleo de Gestão de Carreiras oferece orientação para elaboração de currículo, marketing pessoal, ética profissional, encaminhamento para empresas parceiras, entre outros.

Biblioteca constantemente atualizada

Nada melhor do que estudar em uma instituição de ensino que ofereça quantidade e qualidade em livros físicos e virtuais para pesquisa. A Biblioteca Professor Vladenir Pontes Menezes da UniVS possui, atualmente, mais de 31 mil títulos disponíveis aos alunos.

Núcleo de Apoio Psicopedagógico Institucional

O Núcleo de Apoio Psicopedagógico Institucional (NAPI) oferece orientação psicopedagógica aos alunos e ao corpo docente da instituição.

Quer ser veterinário? Continue conosco para saber mais sobre o curso

E então, bora fazer parte do time de médicos veterinários do futuro? Começando agora, dentro de 5 anos (10 semestres) você conquistará o tão sonhado diploma. Do jeito que o tempo está passando rápido, é você piscar e já é hora de marcar a formatura.

Se ser veterinário é o seu sonho, não deixe para depois. Para obter mais informações sobre o curso de Medicina Veterinária e tirar as últimas dúvidas que restaram, acesse o site da UniVS. Estamos te esperando!

Infográfico - 6 bolsas e financiamentos para entrar na faculdade