Cuidar de bichos. Quando se fala de veterinária, essa frase é a primeira que vem à cabeça ao se referir ao profissional da área. 

Apesar de ser verdade, é claro que a profissão não se resume só ao cuidado com os animais. Quem se forma na profissão se preocupa com a saúde e a qualidade de vida deste reino tão imenso que é o animal.

Quer saber o que se estuda na faculdade de Medicina Veterinária? Então vem com a gente e fique por dentro de tudo! 

O que se estuda na faculdade de Medicina Veterinária?

O curso de Veterinária é geralmente ministrado na modalidade de bacharelado, com duração de cinco anos e em período integral. 

Os alunos do curso frequentemente devem fazer um estágio supervisionado para se formar, além de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) sobre algum assunto específico da profissão. 

Algumas áreas abordadas nos cursos de Veterinária são:

  • anatomia animal; 
  • biologia
  • cirurgia animal;
  • farmacologia
  • genética;
  • microbiologia;
  • química; 
  • parasitologia;
  • saúde pública.

Vale salientar também que a grade curricular tem um perfil bem generalista por determinação do Ministério da Educação (MEC) e é voltado para quatro setores:

  • inspeção de produtos de origem animal;
  • medicina e cirurgia;
  • Medicina Veterinária preventiva;
  • produção.

Pelo exemplo acima, é possível perceber que o estudante terá contato com conceitos introdutórios. Assim, aos pouquinhos, vai aprender mais sobre a estrutura corpórea dos animais e de procedimentos como cirurgia, farmácia, além de outras práticas do dia-a-dia profissional. 

O que faz o profissional da área?

Como adiantamos no início, o campo de trabalho da pessoa veterinária é amplo. Varia desde o acompanhamento de saúde de animais de estimação até o controle de doenças em animais silvestres.

Outras áreas de trabalho são a reprodução de rebanhos, planejamento alimentar de diversas espécies, pesquisa, além da chance de atuar na área acadêmica.

Por toda essa diversidade, o veterinário pode trabalhar em diversos locais, como pet shops com os animais de estimação, fazendas, indústrias de alimentos de origem animal, zoológicos, institutos de pesquisa, centros de controle de zoonoses, faculdades e assim por diante.  

Como está o mercado de trabalho da profissão?

Assim como outras profissões, tem boa empregabilidade e algumas áreas merecem atenção. 

Um setor da profissão que está em alta é o de cirurgia clínica, devido ao desenvolvimento tecnológico das técnicas usadas nas operações para que sejam mais apuradas. 

Alguns exemplos de segmentos que estão em ascensão no setor de cirurgia são:

  • oncologia;
  • medicina de animais felinos;
  • medicina de animais exóticos;
  • medicina de invertebrados.

Guia com tudo sobre o enem

Outro mercado muito em alta é o da farmacêutica e da industrial. Nela, a pessoa profissional de veterinária deve elaborar medicações para os pets, bem como alimentação adequada para os queridos bichinhos de estimação. 

Mais setor de trabalho interessante é o do agronegócio, em que os principais serviços do veterinário na área são:

  • controle de qualidade dos produtos obtidos a partir dos animais;
  • estudo de técnicas de reprodução;
  • fiscalização de estabelecimentos voltados para a criação animal;
  • melhora genética das espécies animais.

Dados sobre salário

Segundo o site Salário, a média de remuneração da pessoa veterinária é de R$ 3.781,77 por uma jornada de 39 horas semanais, o que prova que a profissão é atrativa.

É claro que quanto mais a pessoa que trabalha na área estudar e se especializar, maiores serão as chances de aumento salarial durante a carreira. Mas é um bom começo, não é mesmo?

Para exercer essas e outras funções, nunca é demais lembrar que é necessário um diploma em Medicina Veterinária em uma instituição credenciada pelo Ministério da Educação (MEC). 

É com o diploma que será possível tirar o seu registro no Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV), obrigatório para o exercício da profissão. 

Perfil do profissional que faz a faculdade de Veterinária

O curso de Medicina Veterinária é indicado para as pessoas que gostam de animais, mas não só isso.

Pela diversidade da área de atuação, a pessoa que quer trabalhar na área deve possuir um perfil multidisciplinar, além de ser curiosa e gostar de ler – como você viu, a carga teórica do curso é grande e possui matérias complexas, como cirurgia animal.

Ademais, no início do curso, você provavelmente vai ter contato com disciplinas como Estatística, além de Anatomia e terá que decorar itens como os ossos dos corpos de vários animais.

É importante ter senso crítico para desempenhar tarefas como controle de qualidade. Também é desejável ter capacidade de liderança, embora você possa desenvolver isso com o tempo. 

Bora saber mais?

Agora que você já tomou a sua decisão, que tal começar os seus estudos para o vestibular e o Enem hoje mesmo?

Bom, se você quer fazer faculdade de Medicina Veterinária (ou outro curso), mas tá perdidaço nos seus estudos, agora não tá mais. 

Preparamos um planejador de estudos totalmente exclusivo que traz o passo a passo para você se organizar no dia-a-dia e fazer o seu momento de preparação para as provas render mais.

O material é de graça e você pode baixá-lo agora mesmo!

Modelo de planejador de estudos