Você já parou para pensar no símbolo da Enfermagem? Afinal, por que a profissão é representada por uma lâmpada a óleo, uma cruz vermelha e uma serpente?
Neste artigo, vamos explorar a fundo a origem do símbolo da Enfermagem e explicar seu significado. Além disso, vamos mostrar outros desenhos utilizados para representar a área.
Continue a leitura para saber mais sobre o icônico símbolo da Enfermagem e tudo o que ele representa.
O símbolo da Enfermagem, que inclui uma lâmpada a óleo, uma cruz vermelha e uma serpente, é conhecido como “Emblema Internacional da Enfermagem”. Outra descrição é “Emblema de Florence Nightingale”.
Florence Nightingale, considerada a mãe da Enfermagem, foi uma enfermeira britânica. Ela ficou famosa por sua atuação durante a Guerra da Crimeia, no século XIX. A enfermeira nasceu em uma família aristocrática. Ou seja, tinha grana! Mas ela decidiu abrir mão de uma vida confortável para cuidar de doentes pobres e feridos da guerra.
Com a permissão de seu pai, Florence estudou Enfermagem na Alemanha. Foi lá onde treinou mulheres para serem voluntárias no cuidado aos feridos. Durante esse período, Florence ficou conhecida como a “Dama da Lâmpada”, por prestar socorro aos doentes segurando uma lâmpada a óleo durante a noite.
Sua atuação na área da saúde a tornou amplamente conhecida na Inglaterra. Em 1859, ela fundou a Escola de Enfermagem do Hospital Saint Thomas, um marco significativo para a área.
O emblema foi criado em 1902 por uma enfermeira americana chamada Anna Maxwell, que se inspirou na obra de Florence Nightingale para desenvolvê-lo.
O símbolo da Enfermagem representa os valores e princípios da profissão. Como explicamos, ele é composto por três elementos: uma lâmpada a óleo, uma cruz vermelha e uma serpente.
A lâmpada a óleo, além de ser uma referência a Florence Nightingale, simboliza a luz que a Enfermagem traz à escuridão da doença e do sofrimento. Tal desenho representa o cuidado e a atenção que os profissionais da área dedicam aos seus pacientes.
A cruz vermelha, por sua vez, representa a assistência e o socorro aos feridos e aos doentes em situações de emergência. E, finalmente, temos a serpente que é uma referência à mitologia grega, associando essa espécie de cobra à Medicina e à cura.
A serpente enrolada em torno do bastão era um símbolo utilizado por Esculápio, o deus grego da Medicina. Na Enfermagem, esse animal representa a capacidade de cura dos pacientes, e a importância do cuidado e do tratamento adequado para garantir a recuperação.
O “Emblema Internacional da Enfermagem” é um símbolo reconhecido mundialmente. Ele é utilizado em logotipos e emblemas de instituições de saúde. Também é aplicado em uniformes e crachás de identificação de enfermeiros em todo o mundo.
Além do “Emblema Internacional da Enfermagem”, existem outros símbolos que representam a atividade dos enfermeiros. Há, inclusive, quem questione qual deles é o original ou primeiro a ser registrado.
Veja, a seguir, alguns dos símbolos adotados para representar a Enfermagem em diferentes países e culturas.
O Caduceu de Hermes é um símbolo da mitologia grega que representa a Medicina e a cura. É composto por um bastão entrelaçado por duas serpentes. Ele pode ser encontrado em diversos emblemas de instituições de saúde e escolas de Enfermagem.
Em algumas representações, a sigla R.N, de Registered Nurse (enfermeiro registrado, em inglês), é acrescentada sobre o desenho do Caduceu, para diferenciar os símbolos da Enfermagem e da Medicina.
O desenho de uma cruz verde é utilizado em alguns países, como o Reino Unido, como símbolo da Enfermagem.
A cruz já é culturalmente associada aos cuidados da saúde e o verde foi escolhido por ser a cor da esmeralda, pedra que representa a Enfermagem. Mas, o verde também é considerado a cor da Enfermagem, tendo em vista que a tonalidade é associada à paz, à tranquilidade, à cura e à saúde.
Em algumas representações, a cruz verde recebe a letra N, de nurse (enfermeiro, em inglês), no centro.
O cálice e a hóstia foram e ainda são muito utilizados em uniformes, crachás e placas de estabelecimentos de saúde vinculados à Igreja Católica. Para o catolicismo, tais elementos representam a fé e o compromisso com o cuidado dos doentes. Por isso, podem ser utilizados como símbolo da Enfermagem.
Cada um desses símbolos representa um aspecto diferente da Enfermagem e de sua importância na saúde e no bem-estar das pessoas. Por isso, é interessante conhecê-los e valorizá-los, tendo em vista que eles fazem parte da própria história da profissão.
Fazer o curso de Enfermagem é uma escolha que pode trazer diversas oportunidades para aqueles que desejam atuar na área da saúde. Essa é uma profissão cujo objetivo é cuidar das pessoas em momentos de vulnerabilidade, contribuindo para a promoção da saúde e bem-estar.
Além disso, o enfermeiro pode atuar em diversos ambientes, como hospitais, clínicas, postos de saúde, unidades de pronto atendimento, empresas, escolas, entre outras. Porém, para atuar profissionalmente como enfermeiro, é necessário ter o diploma que comprove a conclusão do curso de Enfermagem.
Somente com o diploma é possível obter o registro profissional no Conselho Regional de Enfermagem (Coren), que é o órgão responsável por fiscalizar e regulamentar o exercício da profissão.
Além disso, o curso de Enfermagem oferece uma formação teórica e prática para os futuros profissionais. Nessa graduação são abordadas diversas áreas do conhecimento, como anatomia, fisiologia, farmacologia, ética e legislação em saúde, entre outras.
A graduação também proporciona a oportunidade de vivenciar a prática da profissão em estágios supervisionados. Assim, permite que os estudantes tenham contato com a realidade dos enfermeiros e desenvolvam habilidades necessárias para atuar na área da Enfermagem.
Agora que você já conhece o símbolo da Enfermagem, saiba mais sobre esse e outros cursos da área da saúde, baixando gratuitamente o nosso e-book que traz tudo sobre o assunto.