Você já parou para pensar sobre qual a diferença entre faculdade e universidade? Trata-se de algo que muitas vezes passa despercebido no momento de escolher um curso superior, mas que faz toda a diferença para a sua formação.
Isso porque realizar um curso superior em uma universidade ou centro universitário pode proporcionar uma experiência mais positiva para você, que terá melhores condições para encarar o mercado de trabalho.
Se você não faz ideia de como as instituições se diferem, não se preocupe! Neste conteúdo, explicaremos tudo para você. Vamos lá?
Antes de tudo, é necessário que você entenda que toda instituição de curso superior é considerada uma faculdade.
Porém, as universidades e os centros universitários vão mais além, realizando outros tipos de prática de ensino. Ficou confuso? Não tem problema! Vamos explicar tudo direitinho!
As universidades são instituições de ensino superior que, obrigatoriamente, devem oferecer atividades de pesquisa e extensão. Por isso, elas expandem as práticas acadêmicas para toda a comunidade em que estão inseridas, por meio de projetos e atendimentos prestados.
Vamos supor, por exemplo, que uma universidade tenha o curso de Psicologia. Nesse caso, além de oferecer os conhecimentos teóricos em sala de aula, os alunos precisam fazer estágios e pesquisas, que podem ser realizados por meio de atendimentos gratuitos para pessoas interessadas na comunidade.
As universidades também têm mais autonomia junto ao Ministério da Educação (MEC). Essas instituições podem incluir novos cursos em sua grade, sem ter que pedir autorização ao Governo, por exemplo.
Para que uma instituição de ensino superior seja considerada uma universidade, por lei, pelo menos ⅓ dos seus professores devem ter título de mestrado ou doutorado. Além disso, eles devem ter dedicação exclusiva, ou seja, trabalhar apenas com o ensino e a pesquisa.
Outra exigência para as universidades é que elas ofereçam, pelo menos, quatro programas de pós-graduação stricto sensu, ou seja, mestrados e doutorados.
Os centros universitários são instituições menores que as universidades, mas superiores às faculdades. Na prática, podemos dizer que esses locais de ensino estão se preparando para que, em breve, possam se tornar uma universidade.
Assim como as universidades, os centros universitários têm total autonomia para criar e ofertar novos cursos, sem ter que pedir autorização para o MEC.
Sobre os professores, é exigido que ⅕ do corpo docente do centro universitário se dediquem integralmente à instituição. Também é obrigatório que ⅓ deles tenham títulos de mestre ou doutor.
As faculdades, por sua vez, são instituições de ensino mais específicas e que priorizam determinada área do conhecimento.
Existem faculdades que são focadas na área da saúde, por exemplo, e oferecem apenas cursos de graduação e de pós-graduação nos segmentos da Medicina, Enfermagem, Fisioterapia, entre outros.
Quem faz um curso numa faculdade tem uma formação mais teórica e focada no mercado de trabalho. Por isso, apesar dos estágios e projetos de pesquisa ocorrerem em algumas instituições, eles não são tão cobrados como nas universidades e nos centros universitários.
Além disso, sempre que uma faculdade quiser oferecer um novo curso, deverá pedir autorização ao MEC, que fará uma série de exigências.
Para as faculdades, é obrigatório que ⅓ dos professores tenham títulos de especialistas. Não é obrigatório, portanto, que eles sejam mestres ou doutores.
Também não é obrigatório que nenhum professor atue exclusivamente na faculdade. Ou seja, eles podem conciliar a prática docente com outras atividades no mercado de trabalho.
Nossa intenção aqui não é desmerecer as faculdades, até mesmo porque existem instituições sérias e muito boas que são classificadas nessa categoria.
No entanto, você pode perceber, pelas exigências feitas pelo MEC, que um centro universitário ou universidade tem mais recursos para você se preparar como profissional.
Isso vale tanto para quem pensa em seguir carreira acadêmica, quanto para quem quer ingressar no mercado de trabalho, atuando em empresas ou empreendendo na área em que estudou.
O Centro Universitário Vale do Salgado é um exemplo desse tipo de instituição. Localizada no município de Icó, no Ceará, nossa instituição é inspirada nos ideais de Paulo Melo Jorge Filho, conhecido como professor Paulo Pretrola.
A UniVS, como somos conhecidos, tem o objetivo de produzir e difundir o conhecimento nos diversos campos do saber, por meio do ensino, da pesquisa e da extensão.
Tudo isso é feito com o foco em preparar bons profissionais e desenvolver de forma econômica e social a Região do Vale do Salgado e Centro Sul do Cariri. Porém, sempre com olhos no mundo, tendo em vista que nossos alunos podem brilhar em qualquer lugar em que escolherem.
Atualmente, a UniVS oferece à comunidade os seguintes cursos de graduação:
Já na pós-graduação, são oferecidos diversos cursos nas áreas de Negócios, Saúde, Ciências Jurídicas e Sociais. São exemplos:
Entendido qual a diferença entre faculdade e universidade? Agora você já sabe como fazer a melhor escolha para ingressar ou se destacar no mercado de trabalho.
Gostou deste conteúdo e quer acompanhar as nossas publicações? Então, deixe o seu e-mail na caixa da nossa newsletter! Assim, sempre poderemos enviar as nossas novidades para você.
Também nos acompanhe nas redes sociais! Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube.