T-C-C! Se você já entrou (ou ainda vai entrar) na faculdade, possivelmente essas três letras podem causar um certo medo. Mas por quê?
Como você deve saber, para terminar a graduação e provar que pode receber o diploma de seu curso, é preciso apresentar um trabalho detalhado que mostre o seu domínio quanto à profissão escolhida – justamente o famoso e temido TCC.
Mas, por incrível que pareça, essa é uma etapa que não precisa ser tão difícil assim. Quer entender tudo sobre TCC na faculdade? Então acompanhe o nosso texto e não fique mais de fora quando ouvir falar sobre o assunto.
O TCC é a sigla para Trabalho de Conclusão de Curso. Basicamente se trata de uma avaliação que é feita quando o aluno está prestes a terminar a graduação.
A intenção do TCC é apresentar algo que comprove o aprendizado sobre os principais conceitos do curso e que o estudante está apto para seguir na profissão escolhida.
O TCC é um grande meio de testar na prática o que se aprendeu durante a faculdade. Além disso, ele é uma excelente oportunidade para criar projetos que podem gerar frutos e render fora do ambiente universitário, tornando-se um produto real.
Um bom TCC também pode ser o caminho para uma futura especialização e ajudar a abrir portas no mercado de trabalho. Isso porque ele é uma grande forma de começar a ter contato com a profissão.
De acordo com o Ministério da Educação (MEC), não se trata de uma etapa obrigatória para o aluno conseguir o seu diploma de graduação.
Apesar disso, é muito comum as instituições de ensino exigirem a apresentação de um TCC para que o aluno possa se graduar.
Existem três tipos mais comuns de TCC, a saber:
A monografia é um tipo de TCC baseado em uma extensa pesquisa, na qual o estudante deve desenvolver uma análise sobre algum tema que desejar. Mas atenção: precisa estar relacionado de alguma forma com o curso.
A escrita deve ser detalhada e com muitas referências bibliográficas, de modo a trazer solidez ao que está sendo defendido na tese em questão.
Por conta disso, é recomendável iniciar a produção da monografia com bastante antecedência, a fim de que nada fique para trás e o trabalho seja bem feito.
O projeto experimental nada mais é do que um trabalho prático para mostrar o que se aprendeu durante o curso.
Esta modalidade de TCC é permitida em alguns cursos, como Jornalismo e Fotografia, já que a prática é tão importante quanto a teoria.
No entanto, muitas faculdades pedem relatório escrito complementar à apresentação prática.
O artigo acadêmico é semelhante à monografia em termos de profundidade de pesquisa. Porém, o volume de texto a ser entregue no final é menor.
Outros formatos também aceitos de TCC, mas menos comuns são:
Agora que você já sabe o que é TCC na faculdade, para desenvolver um bom trabalho, independente de sua natureza, é essencial seguir alguns passos.
O livro “Fundamentos de Metodologia Científica”, de Marina de Andrade Marconi e Eva Lakatos, traz os seguintes itens essenciais para construir um TCC:
O tema do trabalho é apresentado para compreensão do fenômeno a ser analisado.
A discussão serve para trazer os argumentos e reforçar o ponto de vista apresentado no início do trabalho.
Essa etapa mostra o que se achou pela pesquisa. Isso pode ser manifestado de forma qualitativa (sem dados numéricos) ou quantitativa, por meio de dados que podem ser expostos em vários formatos.
A fórmula perfeita existe? Não. Mas alguns passos são garantia de sucesso. Vamos lá:
Todo tema tem as obras e/ou professores referência no assunto. Por isso, é essencial se basear neles para delimitar o tema.
Aliás, é essencial definir o foco do trabalho. Vamos pensar: O trabalho é sobre comunicação, por exemplo. Mas que comunicação? Empresarial? Interna? Externa? E assim por diante.
Por isso, quando se pensa no tema de TCC, é preciso ser específico, a fim de não ser cobrado por conceitos que não estejam dentro dos objetivos de pesquisa.
Após definir o tema, é preciso escolher algo para pesquisar.
O tal problema de pesquisa pode ser uma questão contemporânea relacionada com a profissão ou um tema pouco falado. Nesse caso, é essencial propor soluções a respeito, e assim sucessivamente.
O TCC pode ser um momento e tanto para exercer a criatividade e ainda contribuir para a sociedade.
As hipóteses são aquilo que nos movem a fazer o trabalho e são os resultados que se espera alcançar ao final da pesquisa.
Vale ressaltar que não necessariamente elas se mostrarão corretas. Mas isso não é motivo de preocupação: o importante do TCC é todo o processo e não o resultado da pesquisa ser aquilo que se esperava.
Caso o TCC seja um produto que exija relatório escrito, um artigo acadêmico ou monografia, é fundamental buscar referências no assunto da sua pesquisa.
Afinal de contas, outros autores confirmam a importância do tema de pesquisa e trazem apontamentos que serão um guia durante o trabalho. Nessa etapa, é preciso fazer ligações entre a bibliografia utilizada e a situação-problema da pesquisa.
E, claro, todo e qualquer autor usado na sua pesquisa deve ser referenciado no trabalho. Nenhuma citação pode ficar sem nome.
Aqui, mostram-se os caminhos percorridos para se chegar ao resultado da pesquisa. Como falamos anteriormente, eles podem ser quantitativos ou qualitativos, a depender do tema escolhido.
Aqui, os dados coletados devem ser expostos e descritos de forma detalhada, de forma que fique claro se os resultados correspondem com o que foi pretendido lá no início da pesquisa.
Os dados, que geralmente são apresentados na parte de demonstração de resultados, podem ser descritos por meio de elementos como tabelas, gráficos, ilustrações, entre outros recursos que ajudem na compreensão das informações coletadas.
Agora que você já tá super por dentro sobre o que é TCC na faculdade, que tal nos acompanhar nas nossas redes sociais?
No nosso blog, temos textos sobre cursos de graduação, entre outros assuntos. Além disso, você pode se inscrever em nossa newsletter para ficar por dentro das nossas novidades. Não perde tempo, hein!?