Muitos têm a ideia de que a pessoa profissional de Enfermagem auxilia os médicos no cuidado das pessoas doentes. Mas, quando você se aprofunda no assunto e busca entender o que é, percebe que a área vai muito além disso.
A Enfermagem tem um papel muito importante na prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças. Além disso, a área contribui, para manter e promover a saúde e a qualidade de vida das pessoas de um modo geral.
Você tem interesse em atuar nesse segmento? Então, vai gostar muito deste artigo! Vamos explicar o que é a Enfermagem e trazer uma série de informações interessantes sobre a carreira. Continue conosco!
A história da Enfermagem é bem antiga! Os primeiros registros da profissão são dos primórdios da civilização. Há muito tempo parte das pessoas já se dedicava a prestar cuidados às outras, quando alguém se machucava ou ficava doente.
Mais tarde, entre os séculos V e VIII, os cuidados às pessoas enfermas começaram a ser feitos pelos padres da Igreja Católica. Eram eles que assumiam o papel de enfermeiros e cuidavam dos doentes.
O desenvolvimento da Enfermagem como profissão, no entanto, começou a ganhar força apenas no final do século XIX até a Segunda Guerra Mundial. Foi nessa época que a área passou a ter estudos próprios e a se constituir como um campo em paralelo à Medicina.
Ao falar de Enfermagem, é impossível não citar Florence Nightingale, considerada a mãe da profissão em todo o mundo.
Florence foi uma jovem de família rica, que vivia em Londres. Ela se rebelou aos costumes da época, que pregavam que as mulheres não podiam trabalhar e deveriam apenas se dedicar à família.
Ela viajou para o Egito e foi conhecer hospitais e por lá aprendeu muito sobre cuidados de doentes. De volta para a Inglaterra, Florence começou a trabalhar num hospital de caridade da região.
No entanto, foi durante a Guerra da Crimeia que a jovem ganhou mais notoriedade. Liderando uma equipe de 38 enfermeiras voluntárias, ela conseguiu baixar o índice de mortalidade entre os feridos de 40% para 5%.
Em 1860, Florence fundou a Escola de Enfermagem do Hospital Saint Thomas, em Londres. Essa foi a primeira instituição a oferecer cursos para preparar pessoas para atuarem como enfermeiros.
O Dia Internacional da Enfermagem é comemorado em 12 de maio, por ser o aniversário de Florence.
Em nosso país, a Enfermagem começou a se constituir como profissão em 1890, quando Manoel Deodoro da Fonseca instituiu o Decreto n. 791/1890, que autorizava a criação da Escola Profissional de Enfermeiros e Enfermeiras, no Hospital Nacional de Alienados do Rio de Janeiro.
Antes disso, os cuidados dos doentes ficavam a cargo das irmãs de caridade. Elas já não estavam mais dando conta das atividades e formar profissionais especializados se tornou uma necessidade.
Mas apenas em 1986 a Enfermagem foi regulamentada, por meio da Lei n. 7.498/1986.
Desde então, só pode atuar na Enfermagem quem faz curso superior na área e obtém o título de bacharel.
A legislação também regulamentou as profissões de auxiliar e técnico em Enfermagem. Para atuar nesses cargos, o profissional deve receber formação técnica em uma escola regulamentada.
Os conceitos da Enfermagem funcionam como pilares que embasam as atividades da profissão. São eles:
Um profissional formado em Enfermagem pode trabalhar em diferentes áreas. Veja, abaixo, as principais delas!
Essa é a área mais tradicional da profissão. Trata-se do enfermeiro que lidera equipes e presta cuidados aos pacientes em clínicas e hospitais.
Nesse segmento, o enfermeiro atua na casa do paciente. Idosos, pessoas com deficiência, acamados e doentes crônicos são quem mais demanda os cuidados desse profissional.
O enfermeiro especialista nesse segmento atua como auxiliar dos médicos-cirurgiões na realização de cirurgias nos pacientes.
Esse profissional atua no salvamento de pessoas em casos de emergência. Ele pode atuar em serviços como o SAMU.
Atua nas empresas prestando atendimento ambulatorial aos colaboradores das corporações.
Os enfermeiros que desejarem seguir a carreira de docência devem cursar pós-graduação, como mestrado e doutorado.
De tal modo, podem atuar como professores em escolas e faculdades de Enfermagem, bem como em cursos de técnico ou auxiliar.
Segundo um levantamento feito pelo portal Vagas, a média salarial de uma pessoa enfermeira no Brasil é de R$ 3.542,00.
Mas isso varia de acordo com a região de atuação, o tempo de experiência e o nível de especialização do profissional.
Vale lembrar que, para atuar como enfermeiro, é obrigatório concluir a graduação na área. Além disso, o profissional deve obter registro no Conselho Regional de Enfermagem (Coren) de sua região.
Gostou de aprender o que é Enfermagem? Sem dúvida, essa é uma profissão muito importante para toda a sociedade e que sempre demanda bons profissionais.
Você quer trabalhar na área da saúde? Então, acesse o nosso site e saiba mais sobre o curso de Enfermagem da UniVS.