Você, que estuda para o vestibular e para o Enem, sabia que existe uma data dedicada só a você, tamanha a importância que esse exame tem na sua vida? Não?
Quer saber mais? Então vem com a gente e saiba mais sobre o Dia do Vestibulando!
O Dia do Vestibulando é comemorado todo 24 de maio. Embora não se tenha uma data certa de quando o data surgiu, foi a partir do século XX que o modelo tradicional de vestibular se consolidou.
Vamos falar um pouco mais sobre isso a seguir.
A faculdade surgiu no Brasil no século XIX, mais precisamente em 1827. O então imperador D. Pedro I determinou a fundação de duas escolas de Direito no Brasil.
Com o passar dos anos, outras instituições surgiram, mas de forma restrita, pois somente os alunos de instituições de ensino conceituadas tinham acesso ao ensino superior.
Já no século XX, com o aumento do ingresso nas instituições, começou-se a implantar uma prova escrita e outra oral para seleção. Mas, claro que a avaliação oral foi ficando impossível de ser feita com o tanto de alunos que começaram a se inscrever.
Porém, as provas escritas começaram a cair em desuso nos anos 1960, quando a massificação do ensino obrigou que os exames fossem computadorizados. A partir daí, surgiram os testes de múltipla escolha, comuns até hoje.
Se você está prestando vestibular, nada melhor do que algumas dicas bem bacanas para impulsionar os seus estudos. Então vamos lá!
Sem dúvida, organização é mais que necessário. Por isso, planeje como vai ser a sua preparação até às vésperas da prova.
O mais indicado é fazer planilhas nas quais você separa as disciplinas e os assuntos que vai estudar, por horário e dia da semana.
É fundamental escolher um lugar com boa ventilação e com poucas interferências em sua casa. Sala e cozinha são pouco indicados pela alta circulação de pessoas e que pode distrair você mais facilmente.
Se em sua casa não tiver ambiente propício para estudar, uma dica é procurar um local público tranquilo, como a biblioteca municipal ou alguma instituição de ensino superior da sua cidade, de modo que seja mais difícil você ser interrompido.
Nunca é demais lembrar que estudar em um lugar tranquilo é diretamente proporcional ao nível de concentração que você terá durante o estudo.
Para prestar vestibular e/ou Enem, é obrigatório treinar muuuito as questões que caem nas provas.
Isso significa que você deve baixar avaliações anteriores e treinar o quanto puder – seja resolvendo as questões aos poucos como parte do estudo de uma disciplina específica, ou em forma de simulado.
Aliás, fazer simulados também é outra coisa que não pode faltar na sua caminhada rumo à faculdade. São provas com questões que já caíram em vestibular e outras inéditas, mas semelhantes a perguntas feitas nas provas reais.
O ideal é que nos primeiros meses do ano você faça pelo menos um simulado por mês. E, a partir do segundo semestre, quando as provas se aproximam, você faz dois simulados, um a cada 15 dias.
Quanto mais você treinar, mais fácil será verificar quais matérias tem facilidade e quais não. Sabendo disso, procure dedicar mais tempo às disciplinas que se enrosca para que elas não te façam perder pontos no vestibular.
Não somos máquinas, né? Logo, procure dar pequenas pausas durante o dia para conseguir manter o foco sem se cansar.
Sobre isso, uma das técnicas mais conhecidas de estudo e pausa é a Pomodoro, na qual você estuda por 30 minutos sem nenhum estímulo externo. Depois, usa cinco minutos para dar uma pausa, comer algo e olhar as notificações do celular.
Os resumos e os mapas mentais nos ajudam a fixar o conteúdo que já estudamos. Uma dica é colocar essas anotações na parede do ambiente de estudo.
Como a nossa memória é muito visual, podemos olhar os esquemas que desenhamos ou os resumos anotados periodicamente para reforçar o conhecimento adquirido. Quando nos dermos conta, já vamos estar craques naquela matéria. Bacana, né!?
Estudos científicos comprovam que a atividade física traz inúmeros benefícios à nossa saúde, inclusive a mental.
Substâncias como serotonina e endorfina, responsáveis por nos trazer sensações como alegria e satisfação, são liberadas em nosso cérebro cada vez que realizamos um exercício.
Com o turbilhão de sentimentos que temos enquanto treinamos para o vestibular, fazer exercícios regularmente é um bom negócio. Nossa mente agradece!
Assim como o exercício físico, a meditação tem o poder de nos ajudar durante o ano letivo. Os benefícios são vários. Alguns deles são:
Se você ainda não medita, sugerimos começar ainda hoje!
Como falamos, não somos máquinas. Por isso, descansar é fundamental. Seja assistindo a algo no streaming, lendo um livro nada a ver com o vestibular, tudo vale na hora de se distrair.
É claro que a disciplina é fundamental, porém, ser vestibulando não significa deixar de ter vida social. É permitido sair nas horas vagas e se divertir, afinal, não somos de ferro. A mente também agradece.
Sim, sabemos que você pode se sentir perdido com o tanto de conteúdos que precisa estudar. Mas, com planejamento, é possível dar conta de tudo.
Outro ponto importante é que, se você estiver lendo esse texto mais perto das provas e não sabe por onde começar, não se preocupe. Existem vários canais na internet que ajudam com planos de estudos personalizados para as provas ainda este ano.
E caso ainda não tenha decidido em que curso ingressar com a sua nota do Enem (caso já tenha feito a prova), preparamos um teste de perfil para você descobrir qual carreira mais combina com você. Acesse aqui.
Agora que você já aprendeu a história do Dia do Vestibulando e pegou as nossas dicas ma-ra de estudos, que tal baixar um material exclusivo e que vai impulsionar o seu aprendizado hoje mesmo?
O infográfico “Enem: tudo o que você precisa saber” é um manual completo sobre o exame e traz tudo para se dar bem na prova!
Ele é gratuito e você pode baixá-lo agora mesmo!