No Brasil, o Dia do Contabilista é comemorado em 25 de abril. A data serve para homenagear esses profissionais e também para divulgar a importância do trabalho que eles realizam para a sociedade.
Se você pensa em estudar Ciências Contábeis, saber mais sobre essa data é bem importante. Falaremos sobre esse e outros assuntos nos tópicos a seguir. Veja!
O Dia do Contabilista, conforme explicamos, é celebrado em 25 de abril. A data foi instituída por João Lyra, considerado o patrono dos contabilistas.
Lyra foi senador e também eleito, em 1925, como presidente do Conselho Perpétuo dos Contabilistas Brasileiros. Durante toda a sua vida parlamentar, ele ficou conhecido por propor e aprovar várias leis em benefício à profissão.
Em 1926, Lyra recebeu uma homenagem e, em seu discurso de agradecimento, disse a seguinte frase: “Trabalhemos, pois, bem unidos, tão convencidos de nosso triunfo, que desde já consideramos 25 de abril o Dia do Contabilista Brasileiro”.
Desde então, vários municípios e estados brasileiros aderiram ao Dia do Contabilista em seus calendários oficiais de eventos e datas comemorativas.
Em 2012, o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) determinou que o termo contabilista fosse substituído por profissional da contabilidade.
A partir desse ano, portanto, o Dia do Contabilista passou a ser chamado de Dia da Contabilidade. Mesmo assim, muitas empresas e profissionais ainda se referem à data com a nomenclatura anterior.
Outra data importante para a área é 22 de setembro, quando se comemora o Dia do Contador.
Esse dia foi escolhido para homenagear os profissionais da área por ter sido a data de criação do primeiro curso superior de Ciências Contábeis, em 1945, na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Podemos definir a contabilidade como a ciência que estuda, interpreta e registra os fenômenos que afetam o patrimônio de uma entidade, que pode ser uma pessoa física ou jurídica.
Cada vez mais a contabilidade ganha relevância na sociedade. Isso se justifica porque essa ciência é a que garante o controle e a transparência dos lucros e despesas das entidades.
A contabilidade proporciona que as empresas possam dar passos com mais segurança, garantindo um crescimento saudável. Ela é, portanto, um importante pilar para o sucesso empresarial, para a geração de empregos, para o combate à corrupção, entre outras atividades.
Se você pensa em trabalhar nessa área, precisa entender quais são as principais diferenças entre o contabilista e o contador.
Contabilista é um termo genérico e que pode descrever qualquer pessoa que trabalha com contabilidade, sem que seja necessário que ela tenha realizado um curso superior.
O contador, no entanto, é o profissional com título de bacharel, que cursou a graduação em Ciências Contábeis.
Para atuar como contabilista, não é necessário fazer um curso superior. Geralmente, para ocupar essa função, as empresas contratam profissionais de nível médio, que tenham realizado cursos técnicos na área da contabilidade.
O contabilista atua como uma espécie de auxiliar do contador. Ele pode fazer registros do dinheiro que entra e sai da empresa, pagar tributos e multas, registrar dados em livros e sistemas etc.
Além disso, o profissional com formação técnica em contabilidade pode ajudar o contador a verificar as taxas de depreciação de bens, analisar balanços, realizar cálculos, entre outras atividades.
O contador deve ter uma formação mais aprofundada. Por conta disso, tem a habilitação para realizar atividades mais elaboradas e complexas.
Entre outras coisas, o contador realiza a análise dos custos e das despesas das empresas, faz a concepção dos planos de taxas, avalia os acervos patrimoniais, contribui para a criação dos planos de negócios e planejamento estratégico e controla a gestão econômica.
Em suma, o contador é o responsável por todas as tarefas do setor contábil de uma organização. Assim sendo, ele precisa assumir as funções mais difíceis e supervisionar o trabalho dos contabilistas.
Para que um profissional possa atuar como contador, é preciso que ele tenha concluído o curso de graduação em Ciências Contábeis. Além disso, deve fazer o registro no Conselho Regional de Contabilidade (CRC) de sua região.
Antes de se formar, no entanto, o estudante de Ciências Contábeis pode atuar nas empresas, ocupando a função de contabilista. Dessa forma, terá mais contato com a área e aprenderá mais sobre as funções de um contador, aumentando as chances de ter sucesso profissional após formado.
O ensino superior é muito importante para quem deseja atuar na área da contabilidade, até mesmo por uma questão financeira.
O contabilista, que tem formação técnica apenas, de acordo com o portal Vagas, tem uma média salarial de R$ 2.596,00.
Já o contador, segundo o mesmo portal, pode chegar a ganhar R$ 6.220,00 por mês. Por isso, fazer o curso de graduação vale muito a pena.
A UniVs oferece à comunidade acadêmica o curso superior em Ciências Contábeis. E, agora que você já conhece mais sobre o Dia do Contabilista, bem como as funções do profissional da contabilidade, tem mais informações para ingressar nessa graduação e se tornar um profissional da área.
Uma das formas de ingresso no curso de Ciências Contábeis é com o Enem. Saiba mais em nosso e-book que traz tudo o que você precisa saber sobre o Exame Nacional do Ensino Médio.