Hoje em dia existem diversas maneiras de como entrar na faculdade. Da mesma forma que você não precisa mais estar presencialmente nas reuniões para elas acontecerem ou pode pagar as suas refeições com dinheiro vivo, não existe apenas o vestibular para ingressar no Ensino Superior.
O vestibular presencial, atualmente, é apenas uma entre tantas outras formas de ingressar no Ensino Superior. Você pode, inclusive, começar as aulas já no próximo semestre sem nem passar perto dele, sabia?
Ao longo deste artigo, vamos conhecer as principais formas de entrar na faculdade e também como você pode pagar pelos estudos caso a grana esteja curta ou o curso que você deseja seja muito caro. Para saber mais, continue a leitura!
Se a sua principal dúvida é “como entrar na faculdade”, aqui vai a boa notícia: a UniVS oferece 4 diferentes formas de ingresso, sendo que a grande maioria delas está longe de ser uma prova de vestibular.
Bora conhecer cada uma?
O Mega Vestibular é realizado duas vezes por ano, sempre antes de começar o semestre letivo. Consiste em uma prova objetiva com 35 questões mais uma redação e as perguntas estão divididas em 4 grandes blocos:
Dependendo da nota alcançada, o estudante pode conquistar uma bolsa de até 50%. O exame é realizado em dia e horário previamente divulgados na Clínica-Escola da UniVS.
Esta modalidade de ingresso é uma alternativa para quem não tem disponibilidade de ir presencialmente até a UniVS para a realização da prova. É possível fazê-la mediante agendamento na data e hora em que for melhor para você.
O exame do Vestibular Digital é um pouco diferente da prova presencial. São 32 questões divididas também em 4 blocos:
Não é cobrada redação na prova do Vestibular Digital. O aluno pode escolher a data e o horário que melhor se adequa ao seu cronograma particular para fazer a prova no site da UniVS.
Essa forma de ingresso é destinada para os alunos que já estão estudando em uma instituição de ensino superior e querem trocar pela UniVS.
Para ingressar na UniVS por meio desta modalidade, o primeiro passo é solicitar o histórico escolar e o conteúdo programático na instituição de origem para, em seguida, pedir a transferência.
Caso você já tenha uma formação superior, também pode ingressar na UniVS apresentando o seu diploma. O processo seletivo é gratuito e você não precisa realizar nenhuma prova.
Você também pode voltar a estudar na UniVS de onde parou! Se você já foi aluno da instituição e está com a matrícula trancada ou abandonada, pode retomar o seu sonho.
Será preciso apenas solicitar a reabertura da matrícula por meio do processo de ingresso de retorno ao curso. Após receber a sua inscrição, a instituição irá analisar a sua situação acadêmica e financeira.
O vestibular deixou de ser, há muito tempo, a única forma de ingresso nas instituições de Ensino Superior públicas e privadas.
Como você viu no tópico anterior, existem muitas outras formas de ingressar em uma faculdade, sendo a nota do Enem, Transferidos e graduados e Retorno ao curso algumas das principais.
É claro que o vestibular nunca deixará de existir. Ele é e sempre será uma forma válida e muito procurada por quem quer começar um curso de graduação. Mas você não pode mais dizer que é preciso fazê-lo para começar a estudar. Existem, hoje em dia, muitas outras formas.
Como pagar a faculdade também é uma dúvida cruel. Se o seu sonho é ingressar no curso superior, mas a grana está curta, saiba que a UniVS oferece algumas oportunidades únicas de bolsas e financiamentos em parceria com o Ministério da Educação (MEC).
Com essas opções, você pode correr atrás da estabilidade financeira enquanto estuda. Dá só uma olhadinha nas oportunidades únicas que esperam por você na UniVS:
O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é uma das oportunidades que a UniVS e o MEC oferecem para quem pretende ingressar no Ensino Superior ou já é aluno da instituição.
A UniVS disponibiliza vagas para todos os cursos pelo Fies. Além disso, a entidade conta com uma equipe especializada para auxiliar e repassar todas as orientações necessárias para a conclusão do processo de inscrição e contratação.
Para contratar o Fies, o candidato deve:
Com a bolsa Fies, você pode aguardar a aprovação já em sala de aula. Essa modalidade é exclusiva para aqueles interessados na contratação do Fies e é válida para todos os cursos da UniVS.
Para ter acesso ao programa, os candidatos devem realizar as matrículas após a aprovação em um dos processos seletivos vigentes: Vestibular ou Ingresso com a nota do Enem, utilizando notas a partir da edição de 2010.
Assim, os alunos terão acesso ao centro universitário com bolsa de 100% nas mensalidades do primeiro semestre, enquanto aguardam a aprovação no Fies.
A UniVS também oferece bolsas integrais para os estudantes em todos os cursos. A cada 10,7 alunos pagantes, aceita-se a entrada de um por meio do Programa Universidade para Todos (Prouni), que também leva em consideração a nota do Enem.
Neste caso, o aluno garante vaga em um dos cursos de graduação com habilitação em bacharelado e/ou licenciatura por meio da nota que conquistou no Enem.
Vale lembrar que a UniVS oferece bolsas de mérito acadêmico ilimitadas de até 50%, o que pode facilitar o seu ingresso no Ensino Superior.
Agora que você já sabe como entrar na faculdade, você deve estar pensando em como pagá-la, certo? Para isso existe o Fies! Aproveite e baixe gratuitamente o guia completo que vai ajudar você a conseguir o financiamento.