Todos temos alguém para conversar sobre os assuntos do dia a dia: mãe, amigo, irmão, colega de trabalho. Mas existem alguns deles que precisam ser tratados com alguém qualificado, uma pessoa que estudou e saberá nos dar as melhores orientações.
As dificuldades para enfrentar a rotina e os muitos desafios que surgem quando menos esperamos já são motivos mais do que suficientes para deixar cheias as salas de espera dos psicólogos.
A pandemia desencadeada pelo covid-19, a necessidade de isolamento social e o constante medo da morte fizeram com que a procura por esses profissionais aumentasse ainda mais.
A seguir, vamos conhecer um pouco mais sobre o mercado de trabalho do psicólogo, 11 áreas da Psicologia para seguir carreira, as diferenças entre as abordagens profissionais e o que é preciso para começar os atendimentos, no caso de quem quer ter essa carreira. Boa leitura!
Após formado, o psicólogo pode escolher uma entre as diversas áreas de atuação. Se tiver tempo e vontade para realizar algumas especializações pode, inclusive, trabalhar em mais de uma.
Esta é uma das razões para o curso de Psicologia ser um dos mais procurados na área da saúde. Só pra você ter uma ideia, existem mais de 427 mil psicólogos cadastrados no Conselho Federal de Psicologia.
Mas, qual das áreas da Psicologia mais combina com você? Vamos conhecer agora as diferentes atuações de um psicólogo:
O psicólogo clínico ajuda os pacientes em seu desenvolvimento pessoal, encontrando soluções para os problemas e dificuldades que se apresentam ao longo da vida.
Esse profissional trabalha como um orientador, com o objetivo de auxiliar o indivíduo a descobrir as respostas em suas próprias reflexões.
O profissional que trabalha com foco na Psicologia Organizacional e do Trabalho analisa o perfil dos colaboradores, ajudando-os com questões relativas ao trabalho e proporcionando o desenvolvimento das equipes.
Também pode estar envolvido na seleção de novos funcionários e no estudo e planejamento de melhores condições de trabalho, inclusive relacionadas à saúde.
O psicólogo dedicado à área da educação tem a função de analisar o comportamento dos estudantes e de todos os outros indivíduos que estão inseridos neste cenário, como pais e professores.
Quando necessário, ele deve intervir mostrando a direção correta para estimular o desenvolvimento de todos que fazem parte do meio escolar.
O psicopedagogo estuda a mente humana e a sua relação com a aprendizagem. Ele pode ou não trabalhar dentro dos ambientes escolares.
O seu foco é melhorar a forma como crianças e adolescentes assimilam os conhecimentos.
O psicólogo jurídico avalia a mente humana com o objetivo de prevenir comportamentos que possam levar uma pessoa a cometer um crime.
Dentro da área jurídica, ele pode atuar em Direito da Família, Direito Civil, Direito Penal, Direito do Trabalho, Direito da Criança e do Adolescente, entre outras áreas possíveis.
No Brasil, a Psicologia Hospitalar é amplamente utilizada. Mas, por incrível que pareça, isso não acontece em parte dos outros países.
O psicólogo trabalha dentro dos hospitais ouvindo os pacientes e os familiares como forma de amenizar o sofrimento deles, principalmente no caso de diagnósticos ruins ou perdas.
A Psicomotricidade estuda os movimentos do indivíduo e a relação que ele faz com o mundo interior e com tudo que está ao seu redor.
O foco de análise do psicólogo é o corpo como origem de aspectos orgânicos, físicos e também cognitivos.
A Psicologia Social é uma área que integra a Psicologia e as Ciências Sociais.
O profissional que escolhe este campo de atuação estuda o indivíduo inserido na sociedade, seus pensamentos e as formas de relacionamento.
O neuropsicólogo é responsável por estudar o sistema nervoso do paciente e relacioná-lo a processos psicológicos e ao comportamento humano.
O profissional avalia questões de comportamento, atenção, raciocínio, memória, capacidade de julgamento e emoções.
Se você gosta de esporte e também de estudar a mente humana, nada impede que você trabalhe com a Psicologia do Esporte.
O profissional desta área tem como objetivo melhorar a qualidade de vida dos atletas e também aumentar o seu desempenho nas competições em que participa.
E até para quem participa da mobilidade urbana e rural também passa por avaliação psicológica, pode isso?
O profissional que atua nesta área estuda diversos aspectos do comportamento humano, conscientes e inconscientes, para entender certas atitudes que acontecem no trânsito.
Além das diferentes áreas de atuação de um psicólogo, o profissional também pode escolher entre as muitas abordagens que deseja seguir ao longo da carreira.
Mas, como e quando é feita essa definição de abordagem? Durante longos anos de estudo no ensino superior, o estudante aprende todas as teorias e compreende com qual se tem afinidade para aplicá-la depois de formado.
Entre as teorias mais conhecidas e com maior número de adeptos dentro da Psicologia temos:
Independentemente da abordagem ou da área da Psicologia que você escolher, para atuar como psicólogo é necessário cursar o ensino superior, ou seja, ter um diploma de graduação.
Apenas com o diploma em mãos, você conseguirá tirar o registro para exercício profissional no Conselho Regional de Psicologia (CRP) da sua futura região de atuação.
E a boa notícia é que a UniVS oferece o curso de graduação em Psicologia. São 5 anos de estudos divididos em 10 semestres. O estudante pode escolher entre os turnos manhã e noite. Conheça melhor o curso de Psicologia da UniVS!