Os animais de estimação são grandes companheiros e alegram nosso dia a dia. A convivência com pets ajuda no bem-estar de crianças e adultos e até contribuem para o tratamento de transtornos de ansiedade e de outros males ligados ao nosso emocional.
No entanto, eles precisam de cuidados específicos para que fiquem sempre felizes e saudáveis. E é exatamente sobre isso que listamos nesse artigo com 10 cuidados que você precisa ter com seus amigos de quatro patas na sua rotina. Venha com a gente para conferir!
Os animais de estimação estão presentes nas famílias há muito tempo. Acredita-se que esse relacionamento teve início há mais de 20 mil anos com a domesticação dos cachorros, entre outras espécies. Assim, essa convivência teve como resultado uma evolução mútua, criando apego e até mesmo dependência entre humanos e animais.
A partir daí, gatos e outros bichinhos também começaram a ser vistos como pets e a serem incluídos nos círculos familiares de variados perfis de pessoas.
Com o passar do tempo, a relação entre humanos e seus animais se estreitou tanto que hoje eles são vistos como parte da família. Muitas vezes são tratados realmente como filhos!
Isso se justifica porque com vidas cada vez mais corridas, muitas pessoas não conseguem mais estreitar de forma eficaz relações com humanos. Desse modo, a solidão e a carência têm levado muitos a se apegarem ainda mais aos seus animais de estimação.
Afinal, por mais que os pets sejam vistos como filhos, a relação com eles é muito menos complexa e trabalhosa do que a empreendida em vários relacionamentos humanos.
Mas, não é por ser com bichos que ela tenha menos importância. Essa relação é muito benéfica, tendo em vista que o convívio com os pets alivia a solidão, aumenta a liberação de neurotransmissores responsáveis pela felicidade e aliviam a ansiedade da vida moderna.
Os animais de estimação precisam de cuidados especiais para se manterem sempre com a saúde em dia, tanto física quanto mental. Com a proximidade mantida por seres humanos, muitas vezes eles absorvem seus problemas e anseios. Assim, descubra a seguir 10 dicas muito importantes para garantir que eles estejam sempre saudáveis e felizes.
Por mais amor que a gente sinta pelos nossos amigos de quatro patas, muitas vezes não sabemos como proporcionar conforto emocional para eles.
Os animais de estimação podem ser vistos como “coisas” e, assim, acabam sendo deixados de lado por falta de dinheiro, tempo, mau comportamento ou até mesmo porque um bebê humano nasceu.
Ainda que não sejam abandonados na rua, muitos deles deixam de ser o “filhotinho” da casa e são destinados ao quintal, em alguns casos abandonados e sem atenção por horas a fio.
Logo, antes de adotar um animal de estimação é necessário ter em mente que ele é um membro da família e vai precisar de atenção e carinho durante toda a sua vida.
Durante o primeiro ano de vida de um animal ele vai precisar tomar várias vacinas. E depois disso, também será necessário dar doses de reforço de tempos em tempos.
As vacinas são essenciais pois evitam que o animal tenha doenças como raiva, cinomose e gripe canina, por exemplo.
Algumas delas são obrigatórias. Entretanto, quanto mais protegido o animal estiver, melhor! Portanto, é interessante não abrir mão de nenhuma delas.
Outro cuidado importante (e que muita gente negligencia) é a realização de exames de sangue periódicos. Essa medida preventiva garante que caso exista algum problema ele seja detectado e tratado o mais rápido possível.
Por meio de um check-up completo, o profissional de Medicina Veterinária vai verificar a saúde do seu pet por inteiro, desde o funcionamento dos órgãos até problemas mais simples, como anemia ou presença de vermes, por exemplo.
Muitas doenças começam pela boca, desde inflamações na gengiva até alguns tipos de câncer. Por isso, cuidar bem da saúde bucal do seu animal de estimação pode contribuir bastante para prolongar sua vida em até 5 anos.
Dessa forma, vale procurar:
Uma alimentação saudável é muito importante para que seu animal se desenvolva de forma saudável.
De maneira geral, cães e gatos precisam de proteínas de boa qualidade, fibras, vitaminas, óleos de peixe e grãos.
Uma ração de qualidade costuma ter todos esses elementos. Mas, você também pode aderir à alimentação natural. Hoje em dia existem nutricionistas especializados em alimentação animal.
Os passeios fazem muito bem para a saúde física e mental dos animais.
Além de ajudar no controle do peso, atividades desse tipo também são importantes para socialização tanto com pessoas quanto com outros animais e também para relaxar e explorar novos ambientes.
Brincar é muito importante para os animais. Eles precisam morder, roer e arranhar, simulando ações que fariam na natureza.
Por isso, aposte em brinquedos que estimulem seus sentidos. Eles aliviam o tédio e ainda ajudam a distrair seu pet quando você não estiver em casa.
Além de causarem incômodos e irritações na pele, esses parasitas podem ocasionar doenças aos animais.
Dessa forma, aja preventivamente usando medicamentos, coleiras e outros recursos para evitar a infestação.
Nem todos os animais precisam de banho. Algumas espécies, como os gatos, são capazes de se limpar sozinhos e não é indicado que tomem banhos regularmente.
Para evitar problemas de pele, escolha produtos específicos para a raça, cor e tipo do seu animal e não deixe de secar bem seus amigos de quatro patas, especialmente se estiver mais frio.
Os animais são bastante sensíveis a barulhos. Por isso, festas e ocasiões com som alto e fogos de artifício podem ser bastante estressantes para eles. Assim, busque protegê-los dessas situações.
Para que seu animal de estimação viva bastante e feliz, é necessário cuidar da sua saúde. Por isso, tenha um médico veterinário de confiança e aja de forma preventiva. Lembre-se que para isso ele precisa ser formado em uma faculdade, já que é fundamental não deixar a saúde do seu amigo na mão de qualquer um.
Gostou das dicas? Então, aproveite para baixar também nosso e-book exclusivo com todos os cursos para trabalhar na área da saúde!